TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA SOBRE INFORMÁTICA E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  30/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.213 Palavras (25 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 25

UNIP EAD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PESQUISA SOBRE INFORMÁTICA E SUSTENTABILIDADE

HORTOLÂNDIA / SP

2021

UNIP EAD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PESQUISA SOBRE INFORMÁTICA E SUSTENTABILIDADE

Alberto da Silva Rodrigues Junior

RA: 2125243

Eduarda Rhana Nicolussi Menezes

RA:2110080

Márcio Mariano Da Silva

RA: 2102726

Henrique Camargo Nunes Siqueira

RA:2128586

Jessyca Rocha Tavares

RA: 2109402

Leandro Wesley Beserra da Silva

RA: 2132593

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 1°

Trabalho apresentado referente ao Projeto Integrado Multidisciplinar I do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da UNIP – Universidade Paulista, sob orientação do Professor Luiz Antônio de Lima

HORTOLÂNDIA / SP

2021

RESUMO

Este trabalho tem a intenção de expor dados estatísticos de uma empresa especializada em distribuição de livros sob demanda, onde serão abordados vários temas, como o grau de satisfação dos funcionários em relação aos softwares que a empresa utiliza, a complexidade do negócio, a complexidade dos sistemas e uma breve análise das tendências tecnológicas que a empresa está utilizando para seu desenvolvimento econômico. Além disso, buscamos demonstrar o relacionamento da empresa com seus consumidores, seus colaboradores e seus fornecedores dentro de um nicho de mercado que tem crescido exponencialmente nos últimos anos chamado e-commerce. Com isso conseguimos analisar melhor o nível de sustentabilidade que a empresa tem desenvolvido.

 

Palavras chave: Sistemas; softwares; tendências tecnológicas; e-commerce; sustentabilidade.


ABSTRACT

This paper intends to expose statistical data from a company that specializes in on-demand book distribution, where several topics will be addressed, such as the degree of employee satisfaction regarding the software the company uses, the complexity of the business, the complexity of the systems and a brief analysis of the technological trends that the company is using for your economic development. In addition, we seek to demonstrate the company’s relationship with its consumers, your collaborators, and your suppliers within a market niche that has grown exponentially in recent years called e-commerce. With this we were able to better analyze the level of sustainability that the company has developed.

 

Keywords: Systems; software; technology trends; e-commerce; sustainability


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 Objetivo        5

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 Conceito e história        6

2.1.1 Livrarias no Brasil        6

2.1.2 E-commerce        7

2.2 A UmLivro        9

3 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS        10

3.1 Windows        10

3.2 Linux        11

3.3 Mac OS        12

3.4 Análise dos Sistemas        13

3.5 Sistemas UmLivro        14

3.5.1 Impressão sob demanda (tecnologia POD)        15

3.5.2 Vendas (Customer) e devolução dos consignados        15

4 PESQUISA DE SATISFAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO LÓGICA E ESTATÍSTICA        17

4.1 Pesquisa de satisfação dos funcionários        17

4.2 Pesquisa de satisfação dos clientes        20

5 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        24

6 CONCLUSÃO        27

REFERÊNCIAS        29

   

1 INTRODUÇÃO

Atualmente o número de compras realizadas através da internet é majoritariamente superior em comparação com estabelecimentos comerciais, essa forma de consumo também afetou o setor de vendas de livros, portanto, as livrarias tiveram que acompanhar essa nova tendência exigida pelo mercado atual. Surgiram então novos conceitos como o e-commerce e os e-books que trouxeram benefícios para o mercado capitalista, pois criaram-se também novos rumos, atraíram-se uma maior pluralidade de perfis de consumidores, agregaram-se a uma grande rede de concorrência e firmaram-se a uma possibilidade infinita de parcerias.

Existem muitas ferramentas que facilitam o desenvolvimento desse mercado, podemos citar os smartphones, os computadores e todas as outras plataformas digitais onde é possível se realizar uma compra ou uma venda. A possibilidade de leitura de livros em plataformas digitais gerou um grande custo-benefício e não foi só para economia do setor, pois além da facilidade de acesso do leitor, também houve uma diminuição em massa da impressão de papel impactando positivamente e diretamente na sustentabilidade das organizações. Foi com esse aspecto que observamos a empresa UmLivro, isto é, toda a estrutura de uma loja virtual que é especializada em livros.

Neste trabalho apresentaremos e analisaremos os sistemas básicos de negócio da UmLivro, onde também verificaremos como os softwares da empresa se relacionam com seus funcionários, consumidores e fornecedores, além de explorar os conceitos de lógica e estatística, podendo visualizar e entender melhor o comportamento da empresa dentro de um modelo promissor em vendas.

1.1 Objetivo

O objetivo do trabalho é identificar a qualidade dos recursos que a UmLivro possui, como os seus sistemas, a sua forma de comércio e os recursos humanos a fim de que possamos relacionar essas informações com a sua sustentabilidade, dentro da concorrida área do e-commerce. Sendo assim, o trabalho demonstrará os possíveis desafios e as possíveis oportunidades que a empresa pode obter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (447.8 Kb)   docx (310.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com