TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Oferecer modelos de diagnóstico sócio-ecológicos com base em pesquisa empírica

Tese: Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Oferecer modelos de diagnóstico sócio-ecológicos com base em pesquisa empírica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  6.213 Palavras (25 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 25

Sustentabilidade e responsabilidade social: proposta de modelo de diagnóstico socioambiental baseada em pesquisa empírica

Sustenability and accountability: proposal of social and environmental diagnostic model based in empirical survey

Recibido: 16-04-09 Aceptado: 13-07-09

AUTORES

Prof. Dr. Takeshy Tachizawa

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas

Rua Nicolau Souza Queiroz, 863 – Aclimação – 12200-001. São Paulo / SP

usptakes@uol.com.br

Rui Otavio Bernardes de Andrade

Doutor em Engenharia da Produção pela UFSC

Coordenador do Mestrado da UNIGRANRIO

Rua do Ouvidor, 161 – 20040-030. Rio / RJ

andrade@novanet.com.br

Resumo

O trabalho apresenta uma arquitetura de dados socioambientais para diagnóstico das organizações em termos de sustentabilidade econômica. É proposto um modelo de base de dados de indicadores socioambientais, fundamentado em pesquisa empírica, desenvolvida pelo método grounded theory. A ênfase da grounded theory é o aprendizado a partir dos dados (interativa e indutiva), e não a partir de uma visão teórica existente (dedutiva). Tais indicadores, além de refletir o estágio de sustentabilidade em que se encontra a empresa analisada, subsidiariam o mapeamento socioambiental dos diferentes segmentos econômicos do universo empresarial brasileiro. A arquitetura, estruturada com o suporte de recursos das tecnologias da informação possibilitaria o planejamento de decisões inerentes à gestão socioambiental de sua cadeia produtiva.

Palavras-chave: sustentabilidade; gestão socioambiental; indicador de desenvolvimento socioambiental, diagnóstico organizacional, responsabilidade social.

Abstract

It presents an architecture of data for diagnosis of social and environmental of organizations in terms of economic sustainability. It proposed a model of the database of indicators of social differentiation of costs, based on empirical research, developed the method grounded theory. The emphasis of grounded theory is that learning from the data (interactive and inductive), and not from a theoretical vision existing (deductive). Such indicators, and reflect the stage of sustainability where the company tested, sinalyzing the mapping of different socio economic segments of the Brazilian business universe. The architecture, structured with the support of information technology resources would allow the planning decisions inherent in the management of social costs of their production chain.

Keywords: sustainability, architecture of data sustainability, social and environmental indicator, organizational diagnostic, accountability.

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL: PROPOSTA DE MODELO DE DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL BASEADA EM PESQUISA EMPÍRICA

SUSTENABILITY AND ACCOUNTABILITY: PROPOSAL OF SOCIAL AND ENVIRONMENTAL DIAGNOSTIC MODEL BASED IN EMPIRICAL SURVEY

1. Introdução

A responsabilidade socioambiental corporativa, na trilha de desastres socioambientais envolvendo organizações globalizadas, ganha importância como instrumento de gestão da controladoria para evitar riscos econômicos. Os clientes, neste novo cenário empresarial, têm expectativas de interagir com organizações que sejam éticas, tenham boa imagem institucional no mercado, e que atuem de forma ecologicamente responsável. Neste ambiente, emerge a questão da sustentabilidade, que enfatiza o compromisso dos gestores junto aos stakeholders, como instrumento de gestão para a otimização econômica da organização.

Neste contexto, foram analisados os fatores de influência da sustentabilidade nas empresas brasileiras e as possibilidades do uso de indicadores de diferenciação de custos socioambientais, proposta do presente trabalho. Foram abordadas as atividades econômicas exercidas pelas organizações, em seus diferentes ramos de negócios, relacionando-as com suas características de sustentabilidade.

Como decorrência desta análise, estabeleceu-se uma metodologia para o diagnóstico socioambiental com enfoque diferenciado para cada tipo de organização do cenário empresarial brasileiro. Este diagnóstico permitiu estruturar um indicador de desenvolvimento socioambiental (IDS) que levasse em conta as peculiaridades existentes nas empresas em função do seu setor econômico de atuação. Com isso ele pode-se constituir em uma referência para análise dos custos socioambientais, que seriam singulares aos efeitos da sustentabilidade, intrínsecos a cada setor econômico.

O princípio que serviu de base para a composição do IDS, foi fundamentado na avaliação do desenvolvimento na empresa, não do ponto de vista do crescimento econômico, mas pelo prisma de outras dimensões capazes, de interpretar a sustentabilidade de suas ações empresariais. Estas dimensões, em sintonia com o potencial crescimento profissional dos colaboradores da empresa, na medida em que convivem com saudáveis práticas de qualidade de vida, constituiu o embasamento filosófico deste trabalho, quais sejam: cidadania corporativa; transparência; governança corporativa; e capital humano.

O IDS, portanto, objetivou o desenvolvimento de uma métrica que espelhasse o estágio evolutivo da organização em termos socioambientais, em seu contexto interno e externo.

As razões que justificariam seu uso como instrumento de gestão pelas empresas não são apenas decorrentes de aderência à legislação vigente, mas, principalmente, em função da possibilidade de direcionar as decisões de gestão de custos e da controladoria de forma convergente com os objetivos da sustentabilidade empresarial.

2. Fundamentação teórica

Problemas como poluição, falta de segurança, corrupção, má gestão dos recursos públicos, aética, e tantos outros, perpassam toda a história da humanidade desde o surgimento dos primeiros agrupamentos urbanos, ainda na Antiguidade (TACHIZAWA e ANDRADE, 2008). Para Henderson (2001), tal perspectiva tem se acentuado no mundo contemporâneo, como decorrência das mutações ocorridas na escala de valores e crenças do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com