TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa de Geografia Sustentabilidade

Por:   •  15/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO - UEMANET

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

 

Lays Sales

Letícia Pereira de Oliveira

Luana de Sousa Teixeira

Marillo Vilanova

Mário Benjamim Silva Lima

Valdiane Araújo Carvalho

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL  NA UNIDADE  INTEGRADA HUMBERTO  DE CAMPOS- ANEXO CENTRO DE ENSINO PROFESSORA MARIETA SÁ.

São João dos Patos/ MA.

Maio/2019.

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO - UEMANET

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

 

Lays Sales

Letícia Pereira de Oliveira

Luana de Sousa Teixeira

Marillo Vilanova

Mário Benjamim Silva Lima

Valdiane Araújo Carvalho

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL  NA UNIDADE  INTEGRADA HUMBERTO  DE CAMPOS- ANEXO CENTRO DE ENSINO PROFESSORA MARIETA SÁ.

Projeto elaborado e apresentado à Disciplina Prática na Dimensão Política e Social para obtenção de nota da referida disciplina.

Orientador: Prof º. Dra. Iris Maria Ribeiro Porto

São João dos Patos/ MA.

Maio/2019.

SUMÁRIO        

1        APRESENTAÇÃO        4

2        OBJETIVOS        5

2.1 Geral        5

2.2 Específicos        5

3        JUSTIFICATIVA............................................................................................................. 6

4        REVISÃO TEÓRICA        8

5        METODOLOGIA        10

6   CRONOGRAMA        11

7 REFERÊNCIAS        12

        

  1. APRESENTAÇÃO

Diante da transformação ao longo dos anos no setor educacional e, consequentemente, dos sujeitos atrelados a esse meio, não podemos deixar de debater assuntos bastante pertinentes no meio educacional como a preservação do meio ambiente, aquecimento global, reciclagem, sustentabilidade, coleta seletiva, poluição, etc., problemas esses, que vem se agravando ao longo dos anos em virtude do crescimento populacional e da falta de políticas públicas efetivas e, principalmente, da conscientização do ser humano quanto ao uso dos recursos naturais no meio em que vive.

Recentemente, os temas relacionados à preservação ambiental, reciclagem e sustentabilidade tem se tornado uma preocupação mundial, o que tem incentivado o aumento significativo de políticas públicas voltadas à promoção de práticas sustentáveis, embora ainda não suficientes para sanar o problema. Assim, observa-se a necessidade de implantação de um sistema de aproveitamento de matérias descartáveis e recicláveis em uma unidade escolar na cidade de Sucupira do Riachão, já que dessa maneira, ao mesmo tempo em que estimula nos discentes uma consciência voltada à sustentabilidade, a abrangência dos conhecimentos e práticas ambientais na instituição escolar inclui a perspectiva de um efeito multiplicador na sociedade do referido município.

        Segundo Loureiro (2011,  p. 73),  a “Educação Ambiental é uma práxis educativa e social que tem por finalidade  a  construção  de  valores,  conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuação lúcida e responsável de atores sociais individuais e coletivos no ambiente

        Já Jacobi (1999,  p. 180)  esclarece que  “é  preciso que  se  criem  todas  as  condições  para  facilitar  o processo,  suprindo  dados,  desenvolvendo  e  disseminando indicadores e tornando transparentes os  procedimentos  através  de  práticas  centradas  na educação ambiental”, já que desse modo, construiremos uma sociedade mais informada, disposta e motivada para contribuir com questões ambientais e o ambiente escolar é um dos locais mais adequados a esse tipo de prática e conscientização.

        Assim sendo o principal foco decorrente  do desenvolvimento  deste  trabalho consiste  em contribuir para a disseminação da ideia de um processo de reaproveitamento de objetos descartáveis, como matéria- prima para a confecção de mini hortas, jardins e jarros, que beneficia  a  utilização eficiente  e adequada dos produtos que seriam descartados no meio ambiente, promovendo nos educandos uma consciência voltada à sustentabilidade.

  1. OBJETIVOS

2.1 Geral

Proporcionar aos discentes e docentes, através do contato com a terra e a natureza e o prazer de utilizar matérias recicláveis na produção de mini hortas para o cultivo de hortaliças que serão utilizadas nas refeições diárias da escola e oportunizar atividades de cultivos de plantas, estimulando assim o desenvolvimento da responsabilidade por parte dos participantes.

.

                 2.2 Específicos

  Estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças e  vegetais;

                              Contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis;

 ►  Incentivar o processo de construção e manutenção de hortas domésticas     em       sistema orgânico;

                       Proporcionar o trabalho e interação em equipe;

 ► Estimular a valorização pessoal e social através do trabalho, bem como, o    voluntariado e o envolvimento dos discentes e docentes;

  Tornar o serviço referência a nível educacional das técnicas de produção de hortaliças com a utilização de materiais recicláveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com