TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA DE BACKUP MODELO

Por:   •  16/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

PBR – Política de Backup e Restore

Documento de Diretrizes e Normas

Administrativas

[pic 2]

Preparado para: SINDILEGIS – SINDICATO DOS SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO FEDERAL E DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

Preparado por: ISRAEL FEITOSA DE SENA – MIDIA FUTURA COMUNICAÇÃO E MARKETING

Brasília - DF, 15 de Agosto de 2013

OBJETIVO

Entende-se por Política de Backup, os procedimentos, métodos, equipamentos e softwares que, integrados, oferecem uma garantia de imunidade dos nossos dados a eventuais perdas parciais ou totais de arquivos, bem como dos procedimentos formais para solicitação de recuperação de arquivos.

O objetivo desta Política é estabelecer diretrizes para o processo de Backup das Informações sob a guarda do Departamento de T.I., visando garantir a disponibilidade das informações relevantes ao pleno funcionamento das atividades do SINDILEGIS. Essas diretrizes visam:

• Definir e informar aos nossos usuários quais tipos de informações são relevantes e pertinentes de salvamento em dispositivos secundários.

• Assegurar o acesso contínuo a toda informação contida nos Servidores da Empresa, através de uma política de Backup que observe criteriosamente o modo e a periodicidade de cópia dos dados.

• Definir o padrão de nomenclatura para os Backups.

• Definir os procedimentos formais de solicitação por parte do usuário de recuperação (Restore) de arquivos ou informações eventualmente perdidas.

• Definir os procedimentos de armazenamento no Processo de Backup (estoque dos HD’s e mídias em local seguro), bem como o período de tempo em que esses arquivos permanecerão guardados até serem excluídos.

PÚBLICO ALVO

Todos os usuários do domínio SINDILEGIS.

NORMA TÉCNICA

  •  Responsabilidades

• Dos Usuários

Fica determinado que toda e qualquer informação relevante às atividades do SINDILEGIS deverá fazer parte da Política de Backup e, para que isso ocorra, cabe a cada usuário, arquivamento das informações por ele manipuladas nas pastas “Área de Trabalho” e “Meus Documentos”.

Os dados armazenados em disco rígido local (nas estações de trabalho) não são considerados pertinentes de Backup, por se tratar de armazenamento descentralizado, que impossibilitaria o backup, em virtude do grande número de equipamentos e a taxa lenta de transferência, além de gerar tráfego de rede excessivo.

Estes discos rígidos, portanto, estão passíveis de serem substituídos por outros em caso de pane ou atualização, sem nenhum comunicado prévio ao usuário, uma vez que todas as informações neles contidas são consideradas genéricas e passíveis de descarte.

• Dos Usuários Técnicos

A Gestão de T.I. é responsável por administrar as políticas e procedimentos relativos ao serviço de Backup, armazenamento de Hd’s, mídias e assegurar o cumprimento de leis e normas aplicáveis.

  • Esquema de Backup

• A Política de Backup em uso no SINDILEGIS compõe-se de:

01- Backup Mensal Automático – realizado todos os dias 30 de cada mês às 00h00min, sendo utilizado o seguinte caminho de rede: \\server\ti\backup\usuario. As nomenclaturas dos Backups Mensais seguem o seguinte padrão:

Host-Mês e Ano.

Ex: LEGIS01_05-12.

02- Backup Trimestral Manual – realizado no fim de cada trimestre. Os backups são armazenados por 06 meses, sendo após este período excluído. Estes Backups são realizados de forma manual copiando todas as pastas do servidor para um dispositivo externo. As nomenclaturas dos Backups Trimestrais seguem o seguinte padrão:

SERVER-Meses-Ano

Ex: LEGISSERVER_05_06_07-13.

03- Backup Eventual – realizado no início de cada ano, ou por ocasião de uma alteração significativa de algum servidor, como por exemplo: mudança de versão de Sistema Operacional ou Banco de Dados. Estas cópias são armazenadas por um período indeterminado, ficando a critério do Departamento de T.I. o seu prazo para exclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com