TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  2/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

PTI - PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

1) Como o feedback tem sido utilizado no processo de gestão e como ferramenta de gerenciamento e de inter-relação entre os funcionários de uma empresa através da Gestão 360º e reuniões one on one.

Para que haja uma comunicação eficiente em partes, conversa ou diálogos entre duas ou mais pessoas, é necessária uma resposta ao emissor da mensagem, seja ela verbal, escrita, formal ou informal, a resposta deve estar presente na comunicação. Mesmo que não seja o se esperava, uma vez a essa resposta pode ser positiva ou negativa. Assim o termo Feedback, cada vez mais presente no cotidiano corporativo, ganhou espaço como uma das principais ferramentas de aprendizado. O Feedback, seria o retorno, a resposta à certa demanda, e no meio corporativo serve para avaliar algo ou alguém, como uma empresa, um grupo ou um simples indivíduo envolvido na operação de um negócio, serviço ou produto. Gerando desta avaliação, o aprendizado para melhoria do desenvolvimento, progresso, ações, performances dos profissionais, equipes de trabalho, assim como da empresa.

Na Gestão 360 graus, ou Avaliação 360º, permite que o profissional também tenha uma visão mais completa de si mesmo, a partir da percepção de outras pessoas. A gestão conduz a avaliação, de maneira que o colaborador possa expor suas opiniões, de forma ética e profissional, aos demais colaboradores ao seu redor, empresa, chefias, superiores, clientes, etc. Assim como ele será avaliado pelos demais, e tem a oportunidade de se avaliar, fechando o ciclo. Nesse tipo de Avaliação, o feedback serve para um aprendizado mútuo, onde organização conhecer os pontos fortes e fracos da comunicação ascendente, implementar ações para melhoria do desempenho dos colaboradores, fortalecer as equipes, gerando informações para a tomada de decisões e o desenvolvimento da empresa.

Na Reunião One-on-One, ou cara a cara, trata-se de um diálogo entre duas pessoas, sendo o gestor ou chefe direto e um membro da equipe, onde o colaborador tenha espaço para conversar abertamente com a chefia, em ambiente privado na empresa, de preferência marcada com antecedência, de curta duração, com o objetivo de alinhar expectativas sobre o trabalho de ambos, colher feedbacks, onde possam trocar ideias sobre o setor(empresa), o funcionário ser ouvido sem desconforto, citando o que está bem e o que precisa melhorar do seu ponto de vista, enquanto gestor precisa ser estratégico para evitar constrangimentos, manter uma pauta, olhar nos olhos, ouvir atentamente, documentar tudo que for importante do feedback, e sempre que puder, implementar as melhores ideias discutidas, e corrigir as críticas negativas.

2) Quais os principais problemas que podem ocorrer na falha destes processos e como poderiam ser solucionados?

Há alguns riscos na Avaliação 360º, como Resultados inconclusivos, onde as percepções de um indivíduo pode variar drasticamente, destoando os resultados do feedback, também pode ser um processo bastante trabalhoso para a gestão se mal planejado, o vazamento de informações constrangedoras aos funcionários, isso pode acarretar na desmotivação do colaborador e/ou da equipe e desgastes interpessoais. Para mitigar tais problemas, o 360º deve ser muito bem planejado pela gestão, apresentado de forma clara e sucinta, com uma comunicação adequada, para que possa obter os melhores resultados possíveis do feedback.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com