TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOLUÇÃO PARA INTEGRAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE DISPOSITIVOS HOSTS ATIVOS DE REDES ATRAVÉS DE LINK DE COMUNICAÇÃO DE DADOS

Por:   •  29/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.858 Palavras (20 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Matheus Lucas Gaino

SOLUÇÃO PARA INTEGRAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE DISPOSITIVOS HOSTS ATIVOS DE REDES ATRAVÉS DE LINK DE COMUNICAÇÃO DE DADOS

CAMPINAS

2020

Matheus Lucas Gaino - 2047637

SOLUÇÃO PARA INTEGRAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE DISPOSITIVOS HOSTS ATIVOS DE REDES ATRAVÉS DE LINK DE COMUNICAÇÃO DE DADOS

Projeto Integrado Multidisciplinar

 

Projeto Integrado Multidisciplinar para a obtenção do título de graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado a Universidade Paulista – UNIP EaD.

Orientador: Prof. Sérgio.

Polo Unip Taquaral

2020

RESUMO

        

        Esse projeto tem como objetivo, por meio de todo o aprendizado obtido no decorrer do semestre, elaborar e corrigir possíveis erros de duas redes Lans, uma na matriz de uma empresa e a outra na filial, estabelecendo uma comunicação entre as duas. Essas redes pertencem a empresa de Marketing digital chamada 2SHOW.IE. Será elaborado as suas topologias físicas e analógicas, escolhendo o tipo de cabeamento que mais se adequa a usabilidade da empresa. Configurar os Ips dos hosts de cada Lan, para estabelecer uma comunicação funcional entre todas as máquinas, que vão de servidores, até simples smartphones. Para melhor uso da rede, será montado um plano de endereçamento da mesma, para definir a classe ( A,B OU C) que melhor se enquadra tanto na matriz, quanto na filial. O fluxo de informação constante entre das duas redes, terá uma base segura, seguindo as leis referentes a segurança da informação. Juntando todas essas etapas, no final, a filial e matriz da empresa 2SHOW.IE devem estar se comunicando de maneira segura e eficiente, aumentando o engajamento da empresa.

Palavras chave: Lans, Redes, Topologia, Comunicação.

ABSTRACT

        This project aims, through all the learning obtained during the semester, to elaborate and correct possible errors of two Lans networks, one at the headquarters of a company and the other at the branch, establishing a communication between the two. These networks belong to a digital marketing company called 2SHOW.IE. Its physical and analog topologies will be elaborated, choosing the type of cabling that best suits the company's usability. Configure the Ips of the hosts of each lan, to establish a functional communication between all machines, ranging from servers, to simple smartphones. For better use of the network, a network addressing plan will be set up to define the class (A, B OR C) that best fits both the head office and the branch. The constant flow of information between the two networks will have a secure base, following the laws regarding information security. Putting all these steps together, in the end, the branch and headquarters of the company 2SHOW.IE should be communicating in a safe and efficient manner, increasing the company's engagement.

Keywords: Lans, Nets, Topology, Comunication.

1 INTRODUÇÃO 06

2 FUNDAMENTOS DE REDES DE DADOS E COMUNICAÇÃO 07

2.1 Rede 07

2.2 Protocolo IP 08

2.3 Equipamentos Matriz 09

2.3.1 Equipamentos filial (sucursal)10

2.3.2 Equipamentos Gerais11

2.4 Link dedicado de internet12

2.5 VPN14

2.6 Lógica de rede16

2.7 Topologia física da rede 17

3 MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO 21

3.1 Classe de rede21

4 ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL 22

4.1 Ética 22

4.2 Ética no ambiente de trabalho23

6 CONCLUSÃO25

REFERÊNCIAS27

  1. INTRODUÇÃO

A agência de marketing digital chamada 2SHOW.IE, resolveu expandir os seus serviços, abrindo uma filial a aproximadamente 60km da matriz, trazendo mais recursos aos seus usuários e alavancando o seu alcance. Pensando nisso, melhorias terão que ser implementadas ao seu sistema de redes, para que as duas unidades possam dividir informações entre si, tornando o trabalho mais eficiente.

Para essas melhorias, serão necessários novas sistemas de redes, configurando todos os hosts nas suas respectivas Lans, definindo sua classe de rede, para só depois, interligar as duas unidades da empresa.

Contratação de links dedicados de internet, troca do cabeamento, roteadores e switches de qualidade, computadores com boa interface e desempenho, tudo isso faz parte do aglomerado de melhorias a serem implementadas na evolução da arquitetura de sistemas empresa.

A elaboração desse novo sistema na empresa, irá trabalhar com um grande fluxo de informações entre as duas redes. Pensando nisso, a estrutura criada irá seguir e respeitas parâmetros de ética já definidos para uma boa segurança da informação, mantendo todos os dados como links, planilhas, fotos, documentos, em segurança.

Dito isso, o projeto começa explicando o básico, para então, se aprofundar e concluir a elaboração dos sistemas de redes com segurança e eficiência. Alavancando os resultados da 2SHOW.IE.

        

2. FUNDAMENTOS DE REDES DE DADOS E COMUNICAÇÃO

2.1 Rede

No mundo da tecnologia e informação, mudanças e evoluções acontecem constantemente. Vendo isso, inúmeros novos dispositivos foram surgindo e se aprimorando. Com essa grande quantidade de dispositivos tecnológicos, surgiu-se a necessidade de uma comunicação, uma espécie de “idioma” que tornasse a interação entre esses dispositivos possível.

Com o objetivo de facilitar o uso desses dispositivos, surgiram as redes e os seus protocolos, para estabelecer um contato entre máquinas, como computadores, roteadores, impressoras, celulares, enfim, praticamente qualquer equipamento que tenho função de se conectar a uma rede.

Entre os tipos de redes existentes, vale a pena definir e citar alguns deles como:

  • LAN: Rede local, como um conjunto de computadores de uma empresa se comunicando entre si

  • MAN: Rede metropolitana, rede de área maior que a Lan, geralmente cobrindo a área de uma metrópole.

  • WAN: Rede de longa distância, como a própria internet.

  • WLAN: Rede local sem fio, mesma característica da rede Lan, porém, sem fio.

  • WMAN: Rede metropolitana sem fio, mesma característica da man, porém, sem fio.

  • WWAN: Rede de longa distância sem fio, mesma caraterística da Wan, porém, sem fio.

A comunicação entre dispositivos nessas respectivas redes facilitou e muito o uso dessas máquinas para usuários comuns e empresas, tornando mais prático o acesso e compartilhamento de informações.

Figura 1

[pic 1]

Fonte:< https://www.ispblog.com.br/>

2.2 Protocolo IP

Para que a comunicação entre dispositivos funcione de maneira correta, para casa aparelho (host) é atribuído um endereço, esse endereço é chamado de endereço IP

O protocolo IP (Internet Protocol), é um protocolo de comunicação entre dispositivos, para transferência e encaminhamento de dados.  Basicamente, é a tecnologia que nos permite a comunicação em rede, podendo acessar a internet. A versão do protocolo no qual o projeto vai se basear para a comunicação das máquinas, é o IPv4. Essa versão transfere endereços de protocolos de 32 bits, resumidamente, sustenta até 4,29 bilhões de conexões IPs espalhadas pelo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (719.2 Kb)   docx (587.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com