TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA EMPRESA AMAZON TÊXTIL

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.602 Palavras (31 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CAMPUS PARAISO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

“ SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA EMPRESA AMAZON TEXTIL”

COMPONENTES DO GRUPO

ADRIANO FRANCISCO PEREIRA                     D3459F5

ALIFER NILTON MESQUITA                              D200EE6

CEZAR MARQUES NETO                                  D389CB2

CLEITON SILVA MIRANDA                                D254570

SÃO PAULO

2017

Sumário

1. INTRODUÇÂO        3

2. OBJETIVOS        6

2.1 Geral        6

3. SUSTENTABILIDADE: CONCEITOS E DESAFIOS        7

3.1 Conceito de Sustentabilidade        8

3.2 Políticas públicas para o meio ambiente        16

3.3Transformações nas Políticas de Preservação Ambiental        16

4.PROJETO DO SITE: AMAZON TÊXTIL        23

REFERÊNCIAS        33


1. INTRODUÇÂO

A temática do presente estudo consiste em apresentar as possibilidades de uso consciente de matérias na área Fabril, com vistas a promoção da sustentabilidade junto a criação  de um site da empresa  “Amazon Têxtil” que apresente estratégias de sustentabilidade ambiental na área têxtil.

No artigo: “O desafio da sustentabilidade na área têxtil”, Sant’anna e Berto (2016) afirmam que esse tema está longe de ser simplista, e apresenta elementos que auxiliam na reflexão ampla sobre a urgência de se repensar o contexto da produção na área fabril.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (BRASIL, 2012, p. 9): “A diversidade da indústria nacional e a disponibilidade de recursos naturais dão ao país excelentes oportunidades para se desenvolver de forma sustentável, combinando crescimento econômico, inclusão social e conservação ambiental”. A relevância da discussão sobre sustentabilidade entre empresas e governo é uma realidade, mas ainda necessita de avanços ampliando assim as pesquisas na área.

As discussões iniciadas na Conferência Rio+20 precisam ser incorporadas definitivamente no cotidiano das empresas. A escolha do tema considera importante qualificar o debate sobre o tema sustentabilidade. E, de acordo com Severo et al (2011) as possibilidades para adequação dos processos com intuito de aderir à produção sustentável, seja econômica, social ou ambiental, são inúmeras neste setor.

Os modelos de racionalização são perfeitamente aplicáveis aos mais diversos tipos de atividade, sem que tal adequação implique na redução da produtividade para a organização ou em alguma dificuldade perante a aceitação do mercado.  E a gestão de negócio está atenta a essas mudanças de cultura dentro das organizações, criando estratégias sustentáveis para o avanço seguro e sem impactos ambientais das empresas nesse setor (SEVERO et al, 2011).

Melo Neto e Brennand (2004) apontam que existem ações socialmente responsáveis e de empresas sustentáveis, que são assim classificadas quando têm o principal objetivo de promover benefícios á comunidade do entorno, assim como a toda a sociedade que tem contato com suas atividades, direta, ou indiretamente.

Segundo os autores consultados o processo de produção e consumo na área fabril contribuiu com efeitos negativos para os recursos do planeta, para Santa’anna e Berto (2012) qualquer produto: “só de existir no mundo já gera impacto ambiental e social” e adverte que a área fabril não pode anular os impactos, contudo deve buscar formas de amenizá-lo e assim contribuir positivamente e sustentavelmente em todas as esferas.

Sant’anna e Berto (2012) advertem ainda que é preciso observar a questão sob muitas óticas, não é apenas “parar de usar peles de animais”, mas sim um estudo aprofundado, pois é uma área vasta e complexa quando se pensa quais as possibilidades de suavizar esse impacto e assim promover sustentabilidade.

Diante dessa problemática busca-se questionar como diminuir os impactos? Quais caminhos para o uso racional de pesticidas e modificação genética? Quais as condições de trabalho nas fábricas? Como são descartados os materiais que já não servem mais? Como são pensadas as embalagens, os processos químicos, o uso da água e de energia no processo de transformação até o consumidor? Quais as empresas da área fabril que já unem desenvolvimento econômico, social e ambiental?  

O estudo do tema surgiu do interesse pessoal, acadêmico e profissional em compreender os processos sustentáveis na área fabril, pois diante do excessivo consumo de recursos naturais e sua queda de geração, e dos desequilíbrios ambientais e ação do homem, observa-se que inúmeras empresas estão incorporando um conceito de sustentabilidade e responsabilidade social.

As empresas já perceberam que é preciso pensar de forma sustentável e com desenvolvimento consciente com o mínimo de impactos, e isso se traduz em desenvolver uma produção limpa, preocupada com o meio ambiente e sua preservação.

A questão da sustentabilidade cresceu fortemente, e difundiu as estratégias empresariais, devido às restrições que assolam o planeta e, consequentemente, a vida das pessoas. A mitigação destes impactos negativos é alvo de estudo de empresas, que buscam aplicar ações de preservação ao meio ambiente, inovando a partir do desenvolvimento de seus produtos, selecionando materiais de menor efeito residual no ecossistema e que abranjam seus métodos de produção.

No entanto, Curi et al (2010) enfatizam, que a gama de consumidores que preferem as “empresas verdes” , procurando produtos, ou serviço oriundos de empresa que compactuam dos princípios de sustentabilidade ambiental, têm sido fator determinante para estas mudanças de atitudes empresariais.

O estudo partiu das consultas bibliográficas nas páginas da web world wide onde foram encontrados artigos e periódicos acerca do tema sustentabilidade na área fabril, em seguida buscou-se em trabalhos publicados em revistas e obras sobre o tema.

Para a compreensão do tema sustentabilidade e o papel dos governos nas mudanças buscou-se notícias sobre as conferencias realizadas (Rio 92, Rio + 20) encontradas na web. Para as considerações acerca dos problemas práticos encontrados pelas indústrias para colocar em ação práticas mais sustentáveis buscou-se no artigo de Mikhailova (2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com