TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA ASSISTIVA E ARDUÍNO

Por:   •  5/2/2018  •  Monografia  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA MELHORIA NA ACESSIBILIDADE A PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA

Pesquisador: Lucas Borges Teixeira

Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Orientador: Vanessa Sillicani

1- Apresentação

Existe uma crescente necessidade do desenvolvimento de produtos que atendam as pessoas portadoras de deficiências, melhorando assim sua qualidade de vida e integração na sociedade. Tendo isso em mente, nada mais justo que estudar e compreender as necessidades para colaborar na melhoria da qualidade de vida desta parcela significativa da sociedade, que muitas vezes é deixada em segundo plano. O presente trabalho trata-se de uma breve introdução à acessibilidade, tipos de deficiências e como os recursos da tecnologia assistiva contribuem significamente para elaboração de projetos que melhorem e facilitem a vida de pessoas com deficiência.

2-Procedimentos Metodológicos

O presente trabalho apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo e tem como maior objetivo o estudo de artefatos, acessórios e atividades tecnológicos juntamente com tecnologia assistiva para auxiliar usuários nas tarefas do dia a dia.

A metodologia que emprega o presente trabalho consiste em uma revisão de literatura de caráter qualitativo, no qual foi realizado consulta em livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca em diversas bases de dados como livros, sites, artigos entre diversas outras, o período dos artigos foram trabalhos publicados nos últimos 8 anos, as palavras chaves mais utilizadas na busca foram “acessibilidade, tecnologia assistiva, arduino, deficiência”.

  • O objetivo principal do presente trabalho é estudar a utilização da tecnologia assistiva e como utiliza-la para melhoria da acessibilidade e qualidade de vida para pessoas deficientes, possuindo assim alguns objetivos específicos tais como:
  • Compreender como a acessibilidade suas normas e legislações contribui para uma melhor qualidade de vida de portadores de algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida;
  • Compreender a utilização da tecnologia assistiva para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida Independente, Inclusão e um melhor bem-estar;
  • Arduino como recurso para utilização da tecnologia assistiva.


  1. Considerações Finais

Os resultados desta pesquisa revelaram, primeiramente, a complexidade da realidade em que essas pessoas vivem, com os diferentes fatores e variáveis influenciando diretamente nesse processo de apropriação da acessibilidade em todos seus aspectos.  De uma maneira geral, foi possível perceber que a tecnologia assistiva ainda vivencia um estágio bastante inicial desse processo de apropriação e uso, podendo ser encontrados avanços e descobertas significativas, porém, ao mesmo tempo, um profundo desconhecimento sobre as possibilidades concretas relacionadas a essa tecnologia, sobre os princípios da inclusão, ou mesmo, sobre as realidades, potencialidades e necessidades de portadores de deficiência. Ou seja, ainda se paga um alto preço pelo longo e sombrio período da história da humanidade em que as pessoas com deficiência estiveram praticamente invisíveis e ausentes do convívio social. Em meio a está lacuna que existe entre estas tecnologias e o uso delas pela sociedade existe uma plataforma acessível tanto na parte financeira quanto na parte usual contendo diversos materiais e vídeos que auxiliam qualquer indivíduo começar a usa-la, está plataforma de prototipagem chamada arduino vem facilitando e muito a vida desta parte da sociedade e também de estudantes cujo, possuem ideias para ajudar ou aprimorar essas tecnologias visando o bem-estar destes deficientes. com ela é possível desenvolver desde artefatos mais simples que auxiliam deficientes visuais e auditivos até os mais complexos como uma cadeira de rodas controlada via smartphone ou tablete com sensores para evitar colisões entre outros diversos artefatos possíveis de se criar, o mais interessante é que dependendo da deficiência este artefato pode ser desenvolvido pelo próprio usuário.

  1. Referências

PLANALTO. Legislação. Disponível em:                                                                         < http://www4.planalto.gov.br/ipcd/assuntos/legislacao > Acesso em: 25 mar 2017.

COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos, 4. ed. Ver. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2005. Acesso em: 20 jul 2017.

ASSISTIVA. Introdução tecnologia assistiva. Disponível em:

< http://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf/ >Acesso em: 20 jul 2017.

MARCELO; FERNANDO; ALEX. Educação à distância para surdos. 20 ed. Curitiba, editora Appris,2016.

McRoberts; Michael. Arduino básico. 01 ed. São Paulo, editora novatec,2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com