TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VOZ SOBRE IP

Por:   •  30/6/2017  •  Artigo  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 6

TITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ                CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

VALÉRIA CALDAS PEREIRA

VOZ SOBRE IP

TUCURUÍ – PA                                                                                                                              2017

VALÉRIA CALDAS PEREIRA

Voz sobre IP

1. Resumo

Este trabalho tem como objetivo, explicar sobre a tecnologia VoIP, suas funcionalidades, seus impactos e sua importância.

2. Introdução

VoIP é uma ferramenta tecnológica que permite a transmissão de dados voz por IP, ou seja realizar chamadas telefônicas pela internet, que são resultados das redes baseadas em pacotes da internet. A telefonia baseada em redes de pacotes já está dando passos para se instalar por definitivo em alguns anos, e muitos fornecedores dessa tecnologia, começaram a implantar esse mecanismo.

O procedimento se baseia em digitalizar a voz em pacotes de dados para que pecorrra pela rede e seja convertido em voz novamente em seu destino. A maior vantagem da implantação da comunicação VoIP está na economia grandiosa no custo por ser para o usuário uma forma bem mais barata do que com a utilização de operadores. Com toda certeza, será constatada de imediato uma redução drástica no uso dos serviços de telefonia mas também um avanço em nossa sociedade.

3. Histórico

No início de 70, foi feita a primeira transmissão experimental de pacotes IP de voz, entre a University of Southern California e o Massachusetts Institute of Technology. VoIP (Voice over IP) significa a transmissão da voz sob uma infra-estrutura de um Protocolo de Internet (IP), podendo ser LAN ou WAN. Normalmente, quando se fala em VoIP, está falando da inserção do PABX (Private Automatic Branch Exchange) que significa “Troca Automática de Ramais Privados”, com um roteador ou switch, que faz a conversão da voz  para Voz sobre IP, o qual é um pouco diferente da Telefonia IP, em que os próprios telefones já fazem a conversão para VoIP.

A VoIP capacita o gateway para o transportar de tráfego de voz  sobre uma rede IP. Na VoIP, o DSP divide a voz em quadros e os armazena em pacotes de voz que são transportados acordo com as normas do  ITU-T (International

Telecommunications Union-Telecommunications). Para usar a VoIP, são necessários módulos específicos no roteador ou switch que tenham DSPs, cujo serão chamados de gateway de voz.

Figura 1 – Ilustração da Voip

[pic 1]                                                             Fonte: http://www.inovatelefonia.com/voip.html. 2014

4. Como funciona

  • Cada pessoa envolvida na chamada instala o programa em seu computador.
  • É necessário microfone e fones de ouvido (ou caixas de som). O fone de ouvido é melhor para evitar ecos e microfonia.
  • Ambos precisam de ter internet com uma velocidade satistatória, que depende do serviço VoIP utilizado. Conexões a partir de 512Kbps ou até menos já tornam possível utilizar o VoIP.
  • Com o programa instalado um dos lados faz uma chamada para iniciar a conversa, com em um sistema de chat, porém por voz.

Figura 2 – Esquema de como funciona o VoIP

[pic 2]

Fonte:  http://www.agenorzapparoli.com.br/ahistoria.html. 2014

5.  Impactos nas telefonias

Com a facilidade e baixo custo oferecido pela tecnologia VoIP, já se prevê um baque consideradamente alto nas operadoras de telefonias, inclusive muitos consumidores começaram a adotar essa tecnologia, o que causa receio ás tradicionais operadoras

Segundo um estudo realizado pela consultoria Frost & Sullivan, o faturamento do VoIP chegou a US$ 72,6 milhões na América Latina e em 2012, o crescimento aumentara aproximadamente 700% e hoje, esta porcentagem está ainda mais, já se passa dos US$ 625,9 milhões. 

6.  Asterisk

Asterisk é um open source para construir aplicações voltada a comunição. Essa framework transforma um computador comum em um servidor de comunicações. Asterisk faz sistemas PBX IP, gateways VoIP, servidores de conferência e outras soluções personalizadas. Ele é usado por todos os tipos de empresa, de pequeno ou grande porte, de todos os patamares, em todo o mundo. Asterisk é livre e de código aberto, por isso, a mais usada para o serviço VoIP.

Figura 3 – Esquema da funcionalidade do Asterisk

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com