TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Voz de Sobre IP

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.935 Palavras (20 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 20

VoIP

RESUMO

A tecnologia de voz de sobre IP foi algo pensado há muito tempo atrás, já visando usar a tecnologia TCP/IP para transportar a informação de áudio com o objetivo de minimizar os gastos, pois desde a popularização da informática, o maior problema das empresas era o duplo gasto com o mesmo objetivo.

Com os avanços da tecnologia de voz sobre IP, as empresas se tornaram mais competitivas, como fim de aumentarem seus lucros de diversas formas, inclusive diminuindo seus gastos.

1.INTRODUÇÃO

 

A tecnologia começou a receber suas primeiras idealizações concretas por meio de artigos tecnológicos no início dos anos 70, com primeira comunicação de pacotes de voz entre as faculdades da Califórnia e de Massachusetts (University of Northen e o Massachusetts Institute of Technology). Em 1974 houve a primeira RFC (Request For Comments).

Apesar de ter surgido no início dos 70, apenas no final dos anos 90, com o avançando da tecnologia em um contexto onde as empresas precisam se adaptar à competitividade no mercado e reduzir custos, adaptando-se às necessidades de seus clientes de forma constante e progressiva, com o intuito não só de aumentar a sua fatia de mercado, mas também, assegurar sua lucratividade e sobrevivência.

Para superar os desafios dessa constante adaptação, as empresas estão procurando soluções com o apoio de tecnologias que as auxiliem no estabelecimento de vantagens competitivas proporcionando um diferencial que agregue valor aos seus produtos e serviços e resultem em uma maior margem de contribuição. Neste sentido, a implementação da tecnologia VoIP (voz sobre IP) tem sido cada vez mais utilizada no universo empresarial. O conceito principal do VoIP é aproveitar uma rede TCP/IP já existente para a transmissão de voz, evitando assim o recurso às tradicionais redes analógicas pertencentes às companhias telefónicas.

2.A HISTORIA

 

Muitos imaginam que tecnologia de voz sobre Ip seja algo recente, porém é uma tecnologia que começou a ser difundida em 1970, e tomou um grande passo em 1995, ou seja, vinte e cinco anos depois, onde um grupo de jovens de Israel assunto desenvolveu um sistema que permitisse utilizar os recursos multimídia de um PC doméstico para iniciar conversas de voz através da Internet. A qualidade do sistema era sofrível, mas este era o primeiro passo para que outros pesquisadores se interessassem pelo assunto. Tanto é que, ainda no mesmo ano, uma empresa chamada Vocaltec Inc, lançava o primeiro software dedicado à comunicação por Voz sobre IP, batizado de Internet Phone Software.

Este software foi designado para rodar em um PC 486/33 MHz com placa de som, alto-falantes, microfone e modem. E, embora a qualidade de som estivesse muito abaixo da telefonia convencional, este esforço representou o primeiro telefone por IP.

Nos primeiros estágios da implementação do VoIP a qualidade da comunicação ainda era muito baixa (o famoso "picote" e delay na conversação, desconexões e incompatibilidade). Por volta de 1998 o VoIP obteve um progresso considerável. Com o desenvolvimento de Gateways (equipamentos capazes de interligar aparelhos telefônicos convencionais ou centrais telefônicas de empresas, os PABX's, à rede de dados para comunicação entre estes sistemas com sistemas VoIP), foi permitido a conexão PC para telefone e mais tarde telefone para telefone.

Posteriormente surgiram Gateways especializados e dispositivos denominados ATA (Analog Telephone Adapter, ou Adaptador para Telefone Analógico), para interligar dois sistemas convencionais e/ou PABX's utilizando como meio de transmissão redes IP.

Mas o grande ponto da história do VoIP ocorreu quando fabricantes de hardware como Cisco e Nortel começaram a produzir equipamentos VoIP capazes de switching. Assim, as funções antes tratadas pela CPU da máquina (como mudar um pacote de dados de voz para algo que possa ser lido pela rede de telefonia convencional, e vice-versa), pôde ser tratado por outro dispositivo. Dessa forma, o hardware VoIP fica menos dependente da máquina e mais acessível, e, consequentemente, as grandes empresas puderam implementar VoIP em suas redes internas.

3.O QUE É O VOIP

VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet.

Basicamente, a tecnologia VoIP converte sinal de voz analógico através da quebra da conversação em pacotes de dados no formato digital e os transmite através da internet ou redes digitais privadas. E esses mesmos pacotes são utilizados com vantagens enormes sobre a telefonia convencional (como, por exemplo, possibilitar que diversas chamadas telefônicas ocupem o espaço antes ocupado por somente uma chamada da rede convencional).

         

Inicialmente o VoIP foi implementado para efetuar a comunicação de voz entre dois computadores ligados à Internet. Para isso, se faz necessário uma saída de áudio do sistema multimídia do microcomputador (caixa de som ou headfone) e um microfone conectado à entrada do sistema (placa de som do PC). Também é utilizado um softphone, que é um software responsável pelo o gerenciamento desta comunicação, iniciando ou recebendo uma ligação, mostrando os contatos on-line, compactando e descompactando o áudio.

 

Existem diversos softphones e programas de troca de mensagens instantâneas que permitem conversas com áudio pela Internet, disponíveis gratuitamente para download, como por exemplo: MSN Messenger, Net2phone, X-ten, Skype (que é o mais utilizado atualmente), etc. Além deles, existem programas fornecidos por operadoras de telefonia, como o WebFone Virtual da GVT (Global Village Telecom), que possui outros serviços agregados a custos atrativos.

         

Além de comunicação entre computadores, também é possível utilizar um telefone IP, que é um aparelho parecido com o telefone convencional, mas sua conexão é direto a rede LAN através de um conector RJ-45. Existem também adaptadores (ATAs) que permitem o uso de seu aparelho telefônico convencional transformando o mesmo em um telefone IP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (497.1 Kb)   docx (306.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com