TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura básica do programa

Seminário: A estrutura básica do programa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Seminário  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

Na Terça feira dia 26 de Março de 2013, nos reunimos depois do período da aula, já havíamos lido e discutido as “formas” Algoritmos, no qual resolveríamos o problema proposto para otimizar a produção de bobinas jumbo, pensamos em pelo menos 5 formas diferentes de realizar um programa para resolver o calculo das bobinas filhas, verificamos além da extrema importância da elaboração precisa do algoritmo, a extrema necessidade da sintaxe para o êxito, pensando como o usuário final do programa, procuramos facilitar o máximo o manuseio para que ele obtenha o resultado esperado, afinal o programa esta para resolver o problema ou executar a tarefa exigida.

Verificamos que sem um algoritmo, não conseguimos resolver o problema, ou seja não existirá um programa, o algoritmo nada mais é que uma seqüência finita e bem definida de passos, que quando executadas, realizam uma tarefa ou resolvem um problema.

Um programa de computador é criado com a finalidade de realizar uma tarefa, facilitar alguma tarefa ou resolver um problema. Para gerarmos um programa precisamos primeiramente abstrair o problema, depois definir os passos para a resolução do problema, depois devemos revisar o resultado obtido e por fim teremos o produto final.

A estrutura básica de um programa em C consiste em uma ou varias funções, a funções que estudamos até agora são: a Função Main(), o nome da função pode ser qualquer um , com exceção de main(), reservado para a função que inicia a execução do programa. Em todo programa C deve existir uma única função chamada main(). Ela marca o ponto de partida de um programa.

A do tipo int que significa que a função deverá retornar um número inteiro, onde a instrução de retorno usada é a seguinte: return 0;

Os parentes depois de main() são a característica que permite que o compilador saiba que se trata de uma função. Sem eles o compilador poderia pensar que se refere a uma variável.

As Chaves {} delimitam o corpo da função marcam o início e o fechamento do bloco.

Você pode pular quantas linhas e deixar quantos espaços quiser o compilador ignora esses caracteres em branco. Porém cuidado você não pode inserir espaços em branco no meio de uma palavra ou de um símbolo da linguagem.

Vimos também algumas instruções que podemos usar nesses primeiros programas, como a Printf que tem a função de imprimir um texto ou caractere na saída padrão, a função scanf que tem por objetivo pedir pro usuário inserir caracteres, informações para serem armazenadas em alguma variável designada. A system (“pause”) que solicita ao computador uma pausa até que alguma tecla seja pressionada no teclado. If tem a função de acrescentar mais um bloco de notas ao corpo do programa. E a instrução returno 0; que solicita à função main() que retorne o valor 0 a quem a chamou. No nosso caso o sistema operacional.

A diretiva #include provoca a inclusão de outro arquivo em nosso programa fonte, quando usamos os sinais < e > o arquivo é procurado somente na pasta include, que é criada na instalação do seu compilador.

Aprendemos que a variável é um espaço que unidade de processamento de dados reserva para armazenar um dado, um caractere ou uma seqüência de caracteres. Vimos algumas variáveis para trabalharmos com operações aritméticas, elas são do tipo int que onde receberam valores inteiros, do tipo float que recebe todos os números reais, do tipo char que recebe um único caractere e do tipo Double que dobra a precisão/ tamanho da variável que ele é usado, usamos conversores para atribuir e utilizar os dados nas variáveis são eles respectivamente %d, %f e %c. Podemos pedir para que o usuário informe dados à ela ou podemos também deixá-las com dados pré-definidos.

Para executar as operações aritméticas utilizamos operadores aritméticos e relacionados que são:

+ Soma

- Subtração

/ Divisão

* Multiplicação

% Módulo do Resto da divisão

= de atribuição “igual”

> Maior

< Menor

>= Maior, igual

<= Menor, igual

= = Igualdade

!= Igual, Diferente

Por fim terminamos esta etapa com a conclusão deste relatório, notando um considerável aumento de bagagem em relação ao conteúdo estudado. Segue na seqüência o programa que resolve o problema apresentado no passo 2 para a conclusão da etapa 1 solicitada.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »