TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Um Programa Cnc

Artigos Científicos: Estrutura De Um Programa Cnc. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

úblico-alvo

Operadores de produção na área de usinagem e fresagem CNC

Objetivos

Capacitar pessoas nas atividades de preparação, programação em máquinas de comando numérico computadorizados.

Pré-Requisitos

Conteúdo programático

Desenho Técnico - 40 horas

- Introdução; Instrumentos utilizados no desenho mecânico; Normalização; Formato de papel; Legenda; Caligrafia técnica; Desenho geométrico; Escalas; Dimensionamento/cotagem; Croquis; Projeção ortogonal (vistas essenciais); Cortes; Seções; Rupturas; Perspectivas; Desenho de conjuntos; Representação de elementos de máquinas; Noções de tolerâncias (dimensional e geométrica), rugosidade.

Metrologia Básica - 40 horas

- Introdução à metrologia; Medição linear (sistema métrico decimal e sistema inglês); Conversões de medidas, escalas; Instrumentos de medição (conceitos, tipos e aplicações, conservação e práticas de medição); Verificadores; Calibradores; Noções de súbito e ogiva; Noções básicas de rugosidade; Paquímetros convencional, analógico e digital; Micrômetros, relógio comparador e apalpador, noções de tolerância dimensional; Dispositivos de controle.

Segurança do Trabalho - 20 horas

- Normas de segurança; Equipamentos de Proteção Individual; Equipamentos de Proteção Coletiva; Prevenção de acidentes; Riscos laborais.

Elementos de Máquina CNC - 40 horas

- Estrutura mecânica da Máquina CNC; Cuidados com equipamento e operação; Manutenção diária; Lubrificação de máquina; Descrição do Painel; Montagem de ferramentas; Sistemas de troca rápida padrões e especiais; Cones ISO.

Tecnologia dos Materiais - 20 horas

- Tipos de materiais (ferrosos e não ferrosos, poliméricos e compósitos); Classificação e normalização; Propriedades dos materiais (mecânicas, térmicas, magnéticas, químicas e elétricas); Aplicação de materiais; Processos de usinagem convencional: tipos, características e aplicação e acessórios; Processos de usinagem em maquinas CNC: tipos, características e aplicação e acessórios; Parâmetros de corte; Ferramentas de corte; Fluídos de corte.

Tecnologia da Usinagem - 40 horas

- Dados de corte; Parâmetros de usinagem; Ferramentas de Usinagem; Classes das ferramentas; Substratos; Revestimentos aplicados nas ferramentas de corte; Geometria dos insertos; Decodificação; Pre-set de ferramentas.

Preparação e Programação CNC (Torneamento e Fresamento) - 40 horas

- Sistema de coordenadas; Planos de trabalho; Definição de ferramentas; Programação de funções gerais; Funções miscelâneas; Estrutura do programa; Elaboração de programas; Preparação de máquina e usinagem de peça.

Processo de Usinagem CNC - 60 horas

- Operação de máquinas de usinagem CNC:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com