TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A integração das tecnologias na educação

Artigo: A integração das tecnologias na educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

A integração das tecnologias na educação

Nos tempos atuais, com os computadores, celulares e internet, está nos possibilitando, digitalizar e manipular qualquer informação a qualquer hora.

Na educação, já estamos percebendo a turbulência em que os computadores, aparelhos móveis e internet estão causando. Mas já percebemos uma notável mudança em algumas instituições, principalmente depois que a LDB legalizou a educação à distância, pois tirou aquela impressão de ensino de segunda classe, facilitando e revolucionando a forma de ensinar e principalmente aprender.

As redes estão provocando grandes mudanças na educação à distância, continua sendo uma atividade individual, porém, com a possibilidade de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal.

Nas escolas, onde são instituições mais tradicionais tem sido mais difícil, pois a cultura escolar está resistindo às mudanças, e as inovações serão bem mais lentas.

Os processos de aprendizagem à distância, ficam mais complexos com a correria do dia a dia, podendo o aluno desorganizado ter mais dificuldade em acompanhar o ritmo do curso e ficando desmotivado. No presencial, os próprios colegas poderão ajudá-lo e motivá-lo a voltar a participar do curso.

Os alunos estão preparados para as tecnologias, mas os professores não. Muitos tem medo de revelar suas dificuldades e continuam no ensino tradicional, mas na verdade os professores não estão sendo capacitados para essas novas tecnologias, não adianta computadores e internet nas escolas e os professores não saberem usá-los.

No ensino presencial já é difícil manter a motivação, no virtual é muito mais. Devemos envolver os alunos em processos mais participativos e afetivos, pois não adianta conteúdos super produzidos, se os alunos não estão totalmente motivados.

As mudanças na educação, dependem não só das tecnologias de ponta, mas sim de pessoas curiosas, entusiasmadas, que valha a pena conversar, ter contato, que possamos sair com aprendizado e ideias enriquecidas. Educadores de verdade, que marcam nossas vidas nos transmitem bondade, confiança e competência em todos os campos, tanto profissionais, como familiares e sociais, estando no ensino presencial ou a distância para que tenhamos sempre uma referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com