TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMAZON, APPLE, FACEBOOK E GOOGLE

Por:   •  2/3/2020  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ARQUITETURA E PROJETOS DE CLOUD COMPUTING

Resenha Crítica de Caso

Danilo Heitor Silva de Freitas

Trabalho da disciplina CONSULTORIA

                                                                     Tutor: Prof. CLAUDIA MARCIA PEREIRA LOUREIRO

Belo Horizonte

2020

AMAZON, APPLE, FACEBOOK E GOOGLE

Referência:

John Deighton e Leora Kornfeld. Título do caso. Harvard Business School, Dezembro 2013.

A era da internet e sua potência para o mercado digital. Assim podemos dizer sobre essa era e toda sua evolução. A forma como as gigantes empresas utilizaram da internet para o desenvolvimento, criação, expansão e aperfeiçoamento do mercado de vendas é algo extraordinário, rompendo barreiras e criando um novo ramo de negócios. O crescimento da Amazon, Apple, Facebook e Google é algo nunca visto antes pela humanidade, nos mostrando diversas possibilidades de evolução e ao mesmo tempo, um alerta sobre o domínio e controle da população.

A Amazon iniciou suas atividades com uma livraria online e a partir disso, enxergou uma oportunidade de expansão do negócio ofertando outros tipos de produtos para venda. Pioneira em fornecer soluções em nuvens e com isso talvez a mais estruturada nos dias de hoje, ela ofereceu aos demais e-comerces  uma oportunidade de venda de seus produtos em sua plataforma, e com isso, conseguia rastrear a demanda de mercado dos usuários.

O Google a princípio, era uma página de buscas e não tinha lucros. A maioria dos internautas navegavam através de motores de pesquisas. Com o seu aperfeiçoamento do algoritmo de pesquisa, o google conseguiu vender sua base de pesquisa para outros sites, se tornando assim o principal motor de pesquisa. Incluiu também a venda de publicidade para diversos sites através de suas páginas, o que gerou seu maior lucro e posteriormente, implementou o modelo de venda de publicidade em qualquer página da internet. Após isso, adquiriu outros meios de mercado online como a compra do youtube, doubleclick admob, etc. Criou um sistema operacional móvel e comprou a Motorola para venda de dispositivos moveis.

A Apple iniciou suas atividades com o desenvolvimento de hardware e posteriormente com seu sistema operacional. Teve seu up de vendas com o lançamento do iphone e ipad e com a volta do criador da empresa, Steve Jobs. O acesso a e-comerce era dominado pelos seus dispositivos moveis, ultrapassando o google.

O Facebook, uma rede social, foi criada em 2004, mas alavancou apenas em 2009. Com um conteúdo que conseguia manter os usuários logados em uma média mais alta que os demais serviços da internet, conseguiu utilizar isso para entrar nesse mercado do marketing digital, oferecendo propaganda e publicidade em sua rede e rastreando o perfil do usuário através das páginas e dos perfis curtidos. Posteriormente, o facebook lançou sua rede premium que permitia aos anunciantes colocar cookies nos navegadores de seus seguidores para rastrear o perfil de consumo de cada usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com