TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INTERFACES EM JOGOS DIGITAIS

Por:   •  23/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.209 Palavras (13 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 13

FATECE

FACULDADE DE CIÊNCIAS TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

RODRIGO ALMEIDA DOS SANTOS

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA O JOGO EPIFANIA

PIRASSUNUNGA

2015


RODRIGO ALMEIDA DOS SANTOS

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE GRÁFICA PARA O JOGO EPIFANIA

Monografia apresentada à Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel

em Nome do Curso de Ciências da Computação.

Orientador: Mauricio Acconcia Dias

PIRASSUNUNGA 2015


Sumário

1. INTRODUÇÃO        4

1.2 Justificativa        4

1.3 Objetivos        4

1.3.1 Objetivo Geral        4

1.3.2 Objetivos Específicos        5

2. INTERFACES        5

2.1 Introdução        5

2.3 Interfaces Visuais        7

2.3.1 Interface ativa        7

2.3.2 Interface passiva        7

2.4 Usabilidade        8

3. DESENVOLVIMENTO DE JOGOS        10

3.1 Breve histórico do desenvolvimento de jogos        10

3.2 Conceitos básicos        11

3.3 Design Bible        12

Bibliografia        15


1. INTRODUÇÃO

A interface de um jogo tem como objetivo assim como várias outras interfaces desempenhar o papel de uma “ponte” entre os sistemas. Em um jogo eletrônico a interface se localiza entre o sistema jogo e o sistema usuário. Ao se projetar uma interface deve-se ter em vista que a mesma proporcione um aproveitamento intuitivo por parte do usuário, deve ser coincidente ao tema do jogo, deve ser de uma fácil leitura de todos os objetos que a compõe. Uma interface torna-se eficiente quando além de prover uma boa produtividade, segurança, legibilidade e facilidade ao usuário, também se preocupa em fornecer ao jogador uma estética condizente ao tipo do jogo proporcionando assim uma boa interação do jogador com o jogo.

1.2 Justificativa

A grande maioria dos jogos tem como objetivo entreter o usuário, outros são voltados para educação e aprendizagem, porém o conteúdo do jogo assim como sua usabilidade podem ser comprometidos devido à má elaboração de sua interface. Esse trabalho de pesquisa tem como justificativa desenvolver uma interface com o objetivo de facilitar o uso do jogo pelo jogador, com base numa pesquisa feita em jogos semelhantes com o intuito de encontrar deficiências na interface, para futuras melhorias na implementação da interface do jogo em questão, fazendo com que o usuário fique totalmente focado no espaço virtual, nas ações dos personagens e na interatividade com todos os elementos que compõe o jogo.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

A pesquisa tem como objetivo geral desenvolver a interface para um jogo utilizando conceitos de usabilidade, baseando o trabalho no resultado das deficiências encontradas na pesquisa.


1.3.2 Objetivos Específicos

Pesquisa Bibliográfica Sobre as Interfaces de Jogos Eletrônicos Similares.

Identificação dos problemas de usabilidade das interfaces estudas.

Proposta para implementação da interface do jogo.

Testes de usabilidade por vários usuários utilizando prototipação.

Análise de resultado e modificações.

  1. INTERFACES

2.1 Introdução

IHC é a abreviação para Interação Homem Computador, que no inglês é encontrado sobre a sigla HCI (Human Computer Interface). O termo Interface foi criado por volta de 1880 mas a palavra não teve muita repercussão até 1960, quando começou a ser utilizada pela indústria computacional. A partir dai começa a ter um emprego de mais amplo significado, inclusive, interações entre departamentos e organizações ou campos de estudo. Mas até ser aceito o termo sofre desaprovação por parte da comunidade cientifica que alega possuir uma conotação ostensiva. Parte desta comunidade de oposição oferece, então, a substituição do termo por palavras de uso comum como “cooperação, transação, troca de informação, ou até mesmo trabalho” as quais são recusadas.

Em meados dos anos 80 o termo IHC é adotado por possuir um enfoque mais amplo, e por isso exigir novos campos de estudo. Preece (1994) esclarece que, mais do que o projeto de interface, a área de IHC se preocupa com as comunicações ou interação entre usuário e computadores. Sua definição da área confere responsabilidades como elaboração do projeto, avaliação e implementação de sistemas computacionais para o uso humano.


2.2 Interfaces em jogos digitais

As interfaces, também conhecidas como HUD’s (Heads-up Display) são responsáveis por conectar o usuário no jogo além de fornecer um feedback ao usuário. Desta forma espera-se que ao entrar em um jogo o usuário consiga se manter focado em seus objetivos e em suas ações, esse efeito é conhecido como princípio imersivo do jogo, por isso a interface deve transmitir clareza e objetividade ao usuário. Em jogos digitais existem elementos que se assemelham aos de nosso mundo como sons de nossa respiração, sons de nossos passos, esses são chamados de “paisagem sonora” e existem chamados elementos adjacentes como barra de vida, status do jogador etc. Moroni (2011, p.4) afirma que uma “interface limpa auxilia o jogador a focar em seus objetivos e que sua fácil compreensão e funcionalidade são fatores vitais para garantir o sucesso de uma interface”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com