TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE JOGOS

Artigo: ANÁLISE DE JOGOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Este relatório traz uma breve análise sobre Jogos de Empresas, tudo que foi abordado em estudos na disciplina Business Game Planejamento e Gestão Estratégica.

Na abordagem desta disciplina ficou claro que para se desenvolver um planejamento estratégico eficaz, é necessário analisar não apenas as condições dos ambientes internos da empresa, mas ter sempre em mente o que as diversas influências externas podem ocasionar ao ambiente empresarial.

Durante todo este projeto de estudo, foi possível analisar duas ferramentas do planejamento estratégico, os Jogos Presenciais e os Jogos Virtuais, ferramentas estas de grande importância para execução dos devidos planejamentos dentro de uma instituição.

2. Fundamentação Teórica

Os Jogos analisados neste trabalho são modelos dinâmicos de simulações, estas simulações sofrem modificações de período em período ou até mesmo de evento em evento, de acordo com o desenvolvimento das diversas situações através do tempo.

Estas simulações é uma técnica que pode ser empregada para formular e ainda resolver diversos modelos de situações no ambiente empresarial.

Segundo Martinelli, os jogos são exercícios em forma sequencial utilizados nas diversas tomadas de decisões, formado em torno de uma situação empresarial, no qual os jogadores (participantes) se encarregam de analisar e administrar o ambiente empresarial formulado no jogo.

É possível concluir que a utilização dos jogos de Empresas, onde os participantes podem tomar decisões e analisar os resultados dessas decisões dentro do ambiente empresarial, ocasionam a perca do medo de errar, trazendo segurança nas decisões desses jogadores, expressando assim suas opiniões e podendo desenvolver suas visões sistêmica da empresa.

3. Avaliação dos Jogos aplicados em sala de aula.

Na disciplina Business Game Planejamento Estratégico, tivemos uma forma mais dinâmica de aprendizado, foi possível vivenciar a teoria comentada em sala de aula, exemplificando no contexto real o que pode ocorrer dentro de um ambiente empresarial. Obtivemos assim excelente diretrizes de como portar-se no ambiente empresarial frente a resolução de diversas situações, sendo possível assim a execução de um planejamento estratégico

Estudamos os Jogos Presenciais e os Jogos Virtuais, nos jogos presenciais, vivenciado em sala de aula, foi de fácil percepção uma melhor projeção do que deve ser modificado dentro da situação estudada. Nesse tipo de jogo, o contato com os problemas e as diversas situações dentro de uma instituição foram, estudadas e analisadas de forma mais acessível, de fato planejando e executando as ações do que foi analisado. Já nos Jogos Virtuais o contato com as diversas situações, como o próprio nome descreve, são virtuais, não trazendo a possibilidade de adequações as reais necessidades, temos contato com situações hipotéticas, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com