TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE E PROJETOS DE SISTEMAS Especificação de projeto de software

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE APROFUNDAMENO

Disciplina: ANALISE E PROJETOS DE SISTEMAS

Unidade II - Especificação de projeto de software

 

A empresa UniDois comercializa chocolates que compra de determinados fornecedores. Ela possui uma relação de clientes cadastrados em seu sistema de banco de dados que mantém dados sobre seus nomes, endereços, cidades, estados, número de telefone, dentre outros. Além disso, possui informações referentes aos seus fornecedores, como razão social, endereço, cidade, estado e CNPJ.

O banco de dados armazena também dados característicos dos produtos que comercializa, como, por exemplo, descrição dos produtos, preço, data de fabricação, data de validade etc.

Questão: Baseado nas informações a seguir e no conteúdo teórico estudado, qual(is) técnica(s) de análise estruturada de sistemas você utilizaria para apresentar ao usuário a modelagem do sistema que ele deseja ser construído e por quê?


Resp: O modelo a ser utilizado seria o Diagrama Entidade-Relacionamento;
Isso porque o diagrama Entidade-Relacionamento é uma técnica de análise estruturada de sistemas utilizada para representação de um modelo de dados. Tal modelo permite a especificação de uma estrutura empresarial e contribui para o desenvolvimento de um projeto de banco de dados.

Entidade: as entidades são elementos do mundo real em que se pretende armazenar informações de interesse. As entidades são elementos do mundo real em que se pretende armazenar informações de interesse.

Atributos: São as propriedades de uma entidade que a caracterizam e descrevem-na detalhadamente. Por exemplo, se considerarmos uma entidade chamada Cliente, os possíveis atributos são: nome, endereço, cidade, estado, CEP, país, telefone, e-mail etc. Os atributos são simbolizados por uma elipse associada a um nome.

Relacionamento ou Relação: É a descrição das associações entre as entidades. A representação gráfica de uma relação apresentada por um losango acompanhado por, geralmente, um verbo que determina o envolvimento existente entre as entidades.

Cadastros: Fornecedores, produtos, clientes.
Pedido: Consultas sobre as entidades Cliente, fornecedores, Produtos, todos com suas particularidades de atribuições, nome, telefone, endereço etc. 
Vendas: Relacionamentos entre tabelas e finalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com