TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e desenvolvimento de sistemas – Módulo projeto de desenvolvimento para internet

Por:   •  23/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

análise e desenvolvimento de sistemas – módulo projeto de desenvolvimento para internet

seu nome – seu ra

Portfólio n°01

...............................................................................................................................

Guarulhos

2014

seu nome

Portfólio n°01

Trabalho apresentado ao Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ENIAC para a disciplina Virtualização.

Prof. Marcelo Correia dos Santos

Guarulhos

2014

[pic 2]

.............................................................................................................

1. A figura 1 representa uma virtualização de servidores. A virtualização representa um impacto grande na infraestrutura de TI das organizações. Explique de que forma o gerenciamento de serviços de TI são afetados por essa tecnologia, em especial ITIL e TCO.

R: O gerenciamento de TI teve alterações provocadas pela virtualização, onde houve melhor aproveitamento dos recursos e custos menores com equipamentos de TI, onde foi centralizado a infraestrutura de TI e os serviços de suporte e entregas ficaram consistentes, os serviços de TI ofertados ao usuário ficaram melhores e mais acessíveis. Duas tecnologias resultaram desse esforço que são a ITIL (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) e o TCO (Custo Total de Propriedade).

A ITIL tem três versões, na sua primeira versão trouxe aspectos e praticas na infraestrutura de TI para o gerenciamento dos serviços, onde a qualidade dos serviços depende dos processos internos e funções do setor de TI. Em sua segunda versão a ITIL permitiu que fosse desenvolvida toda a cadeia de prestação de serviços (end-to-end services) definindo prioridades e deixando um dos problemas que ocorre quando a diversos serviços que não são prioridade para os negócios financeiros da empresa. Na sua versão três trouxe orientações voltadas para os setores da indústria, tipos de organização, modelos operacionais e arquiteturas de tecnologia. Além que a terceira versão sua estrutura consiste em ciclo de vida dos serviços sendo classificadas por estágios como estratégia, desenho, transição, operação e melhoria continuada de serviços. O TCO é um modelo já usado em outras áreas, mas foi adaptado por Gartner para a área de TI, o objetivo desse modelo é medir o custo total dos serviços através de seu ciclo de vida, podendo então ter uma base para os custos que a solução em TI possa gerar para a empresa. O TCO está ligado diretamente com o ROI (Retorno e Investimento) que se trata de uma comparação de entrada e saída de dinheiro, onde se tem os custos diretos e custos indiretos que por sua vez não é visível para um orçamento por serem mais difíceis e complexos. O TCO tem quatro categorias de custos como o planejamento, aquisição, alienação, operação e manutenção. Enfim as tecnologias ITIL e TCO são indispensáveis para o desenvolvimento de uma infraestrutura de TI.

2. Descreva as características essenciais de Cloud Computing e como a virtualização de servidores está presente nestas soluções.

R: A Cloud Computing é uma tecnologia que permite acesso remoto à softwares, arquivos e outros diversos serviços e tem 5 características essenciais.

A primeira característica o Auto-Atendimento Sob Demanda (On-Demand Self-Service) o usuário pode usar os serviços da nuvem e se necessário pode solicitar o aumento ou a diminuição da capacidade computacional sem a necessidade de interação com provedor de serviços.

A segunda característica o Amplo Acesso a Rede (Ubiquitous Network Acess) possibilita o usuário utilizar os serviços da nuvem de qualquer plataforma ou S.O, e dispositivos como PCs, celulares e tablets.

A terceira característica o Pool de Recursos (Resource Poling) são variedades de recursos como armazenamento, processamento, memória, banda e máquinas virtuais e os recursos virtuais do cliente são atribuídos ou retribuídos conforme sua demanda sendo que seus recursos podem estar espalhados por vários Data Centers.

A quarta característica a Elasticidade Rápida (Rapid Elasticy) possibilita o usuário alocar mais ou menos recursos no momento que for necessário de um modo simples e ágil o que torna a Cloud Computing uma tecnologia relevante.

A quinta característica Serviços Mensuráveis (Measured Service)  os serviços são controlados e monitorados automaticamente pela nuvem de modo transparente, o cliente consegue ver seus recursos sendo utilizados e facilita sua otimização e quanto à nuvem à cobrança sobre o que está fornecendo ao seu cliente.

Enfim de um modo objetivo a virtualização está presente sobre toda a Cloud Computing, onde o usuário tem acesso a maquinas virtuais ou arquivos armazenados em ambientes virtuais, ou seja o usuário não tem a necessidade de meios físicos como HDs ou servidores físicos para o armazenamento de seus dados.

3. Faça uma pesquisa sobre principais fornecedores de Virtualização de Servidores existentes no mercado. Aponte fabricante, produto e principais características.

R: No mercado entre as principais fornecedoras de virtualização de servidores está a Hyper-V, vSphere,  Xen.

A fabricante Microsoft desenvolveu seu produto para vitualização de servidores é a Hiper-V, entre suas características o Hiper-V é uma tecnologia de virtualização baseada no Hypervisor que consiste que multiplos S.Os compartilhem uma única plataforma de hardware,  entre outras características:

Live Migration – Migração livre de máquinas virtuais sem interrupções ou downtimes.

Volumes Compartilhados ao Cluster – Alta escalabilidade e flexibilidade no uso de armazenamento compartilhado (SAN).

Compatibilidade de Processador – Aumento na flexibilidade da Live Migration entre servidores com diferentes arquiteturas de CPU.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com