TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA DE INTRODUÇÃO Á INFORMÁTICA

Por:   •  12/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  14.240 Palavras (57 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 57

APOSTILA DE

INTRODUÇÃO Á INFORMÁTICA

2006


1 – Introdução

        

O Word é um editor de textos cujos recursos facilitam a criação de documentos, memorandos, cartas comerciais ou pessoais, enfim. O Word é capaz de auxiliar na criação de tudo aquilo que se refira a texto.

Além da sua facilidade de uso o Word é dotado de “ferramentas” que auxiliam o usuário durante a edição dos documentos. Desde a digitalização do documento até a sua gravação em disco. Este poderoso editor de texto oferece ao usuário formas de trabalho simples e altamente confiáveis, permitindo rapidez e simplicidade durante a realização de tarefas mais complexas, como a criação de tabelas e edição de textos em colunas.

Antes de começar a visualizar as telas do Word, devemos ter em mente que o formato de algumas telas podem variar. Isto se deve a evolução do Word, pois a Microsoft “tenta” ajudar as nossas vidas criando facilidades. Diferenças existem entre o Word 95, 98, 2000 e XP, entretanto a sua usabilidade pouco varia.

2 – Carregando o Word

Para carregar o Word:

1°. Clique no botão Iniciar, na barra de tarefas;

2°. Selecione a opção Programas, no menu apresentado, e selecione Microsoft Word. No Windows XP esta opção deve estar em Todos os Programas e depois em Microsoft Word.

[pic 1]

3 – A tela do Word:

Depois de acionado o Word, o usuário terá a sua disposição a seguinte tela:

[pic 2]

Barra de Título

Fornece o nome do software e o nome do arquivo que está sendo editado. Ao abrir um novo arquivo, o Word fornece um nome temporário para ele (Documento1), enquanto você não salvá-lo.

Barra de Menu

Fornece ao usuário os menus providos de comandos do Word. Cada menu é aberto com um clique sobre seu nome ou através do pressionamento simultâneo da tecla Alt e da letra sublinhada no nome do menu.

Em alguns Word, a barra de ferramentas pode aparecer em apenas uma linha, com é mostrado abaixo. Para exibi-la como no menu acima, basta posicionar o mouse no início da segunda barra, indicado com um círculo vermelho na figura abaixo. Quando o mouse se transforma numa seta de quatro pontas, pressione o mouse e arraste a barra de ferramentas para o canto esquerdo, logo abaixo da primeira barra de ferramentas.

[pic 3]

Barra de Ferramentas

Fornece um conjunto de botões, onde cada botão representa um comando de edição específico. Um botão é acionado com um clique do mouse. Assim que o mouse é posicionado sobre o botão, o Word mostra uma pequena janela informando (normalmente em amarelo) a função do botão. A Barra de Ferramentas pode possuir, além do contundo de botões mostrados na figura acima, vários outros botões que podem ser exibidos selecionando o menu Exibir e a opção Barra de Ferramentas.

Réguas (horizontal e vertical)

Através das réguas é possível determinar as margens do documento, marcar recuos de parágrafos e definir as marcas de tabulação do texto.

Área de Trabalho

Local onde o texto é digitado. Representa a folha de papel quando impressa.

Cursor na Tela

Representado por uma barra vertical piscante na área de trabalho. Marca onde serão inseridos os caracteres digitados.

Barras de Rolagem (horizontal e vertical)

As barras de rolagem permitem que o usuário se movimente pelo texto com ajuda do mouse. Clicando sobre suas setas, localizadas nas extremidades da barra, ou arrastando a caixa de rolagem, presente no interior da barra, é possível mover a rela de texto para cima ou para baixo e para a esquerda ou para a direita, permitindo uma melhor visualização do texto.

Barra de Status

Fornece informações do documento, como por exemplo, a página atual, o total de páginas e idioma.

Obs: para sair do clique sobre o botão [pic 4], na Barra de Títulos. Caso o documento tenha sofrido alguma alteração do que ainda não foi salva para o disco, aparecerá uma janela de diálogo mostrada abaixa. Este janela tem por finalidade salvar ou não o documento aténs de fechar o Word.

[pic 5]

4 – Digitando Textos

4.1 Digitando textos

Digitar textos no Word é bastante simples. Não é necessária a preocupação com as margens esquerda e direita do papel, simplesmente vá digitando e a medida que o texto alcança a margem lateral do papel (área de trabalho) o Word move automaticamente o texto para a linha seguinte.

Para finalizar uma linha de texto e dar origem a um novo parágrafo posicione a tecla Enter, posicionando o cursor de tela na linha imediatamente a abaixo. Para incluir uma linha em branco entre dois parágrafos, pressione duas vezes a tecla Enter. A indentação de um parágrafo é obtida através da tecla TAB, no extremo esquerdo do teclado.

Como acontece com as margens esquerda e direita do papel, as margens inferiores e superiores também são controladas pelo Word. A medida que o texto alcança a margem inferior do papel uma nova página é criada e o texto continua automaticamente a ser digitado na nova página criada.

4.2 Movendo o Cursor na Tela

O cursor de tela pode ser movido dentro do texto digitado, permitindo operações tais como correção no texto e inclusões de novos textos no meio de textos já existentes.

O cursor pode ser movido através do mouse ou do teclado:

Através do mouse:

        Clique com o mouse na nova posição desejada para o cursor.

Através do teclado

        O movimento do cursor através do teclado é feito utilizando as teclas mostradas na tabela abaixo

Tecla

Ação

 ,

Move uma linha para cima ou para baixo

 ,

Move um caractere para a esquerda ou para a direita

Hame , End

Move para o início ou para o fim da linha

Ctrl +  , Ctrl +

Move uma palavra para a direita ou para a esquerda

Crtl +  , Crtl +

Move um parágrafo para cima ou para baixo

Crtl + Home  , Crtl + End

Move para o início ou para o fim do documento

Page UP , Page Down

Move uma tela para cima ou para baixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.3 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (627.5 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com