TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS “DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO BIOMÉTRICA”

Por:   •  19/4/2016  •  Monografia  •  7.292 Palavras (30 Páginas)  •  2.581 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA (ICET)

ESDRAS L. CARDOSO                RA: B89FIH-8        CC5/P33

FELIPE ALMEIDA                        RA: B807DC7        CC6/P33

RAFAEL BRAGA                        RA: B10437-6        CC6/P33

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS: “DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO BIOMÉTRICA”.

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

1.        OBJETIVO DO TRABALHO        

2.        INTRODUÇÃO        

3.        FUNDAMENTOS DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS BIOMÉTRICAS        

4.        PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO        

5.        ESTRUTURA DO PROGRAMA        

6.        LINHAS DE CÓDIGO        

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. OBJETIVO DO TRABALHO

Desenvolvimento em Java ou C# de uma ferramenta de identificação e autenticação biométrica que restrinja o acesso a uma rede com banco dados do Ministério do Meio Ambiente.

As informações são estratégicas sobre as propriedades rurais que utilizam agrotóxicos proibidos por causarem grandes impactos nos lenções freáticos, rios e mares. As informações de nível 1 todos podem ter acesso; as de nível 2 são restritas aos diretores de divisões; as de nível 3 somente são acessadas pelo ministro do meio ambiente.

O objeto que será analisado deverá ser obtido diretamente através de arquivos de imagem ou vídeo. Outras formas de aquisição de imagem poderão ser utilizadas, como scanner ou câmera.

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho centra-se na análise do uso do sensor de impressão digital em conjunto com um computador pessoal. A base em torno do tema das impressões digitais e de exploração de oportunidades de software existentes para o leitor de impressões digitais, que são muitas vezes fornecidos embutido aos computadores portáteis. Em outras partes incide sobre a questão do ponto de vista do programador da aplicação que quer implementar a funcionalidade biométrica. O tema é direcionado mais para beneficiar o usuário final, em vez de recursos abrangentes de sistemas de informação de segurança. Mesmo assim, esse trabalho pode ser uma fonte de informação útil para o desenvolvedor de funções de segurança biométrica em ciências da computação.

O objetivo secundário é a criação de uma visão geral e comparação dos pacotes de desenvolvimento disponíveis (Software Development Kit SDK), que em suas bibliotecas fornecem uma interface de aplicações (Application Programming Interface - API) para a comunicação com as funções do sensor. Por essas API´s geralmente são apresentadas, em sua implementação de aplicações finais.

Vemos esta tecnologia com um grande potencial inexplorado, apesar do recente desenvolvimento da tecnologia de identificação por muitos fabricantes. A maioria dos trabalhos existentes, conforme discutido na pesquisa, é principalmente o envolvimento da comparação de métodos biométricos ou algoritmos para identificar problemas e processamento de imagem. Mas a visão geral é perdida a partir da perspectiva do usuário final que compra um scanner junto com seu computador pessoal.

Da mesma forma, o sofrimento com os manuais atuais para orientar o programador para implementar esses recursos biométricos para a aplicação final para os PCs com leitor de impressão digital instalado.

O público-alvo do trabalho são, portanto, especialmente usuários avançados de PC, para quem o conteúdo é relevante, incluindo, programadores de aplicativos, que podem encontrar no trabalho muitas informações relevantes.

O Trabalho permite ao leitor uma visão sobre a história do desenvolvimento da tecnologia biométrica e orientação sobre impressão digital e software para eles.

Demonstra, também, a possibilidade de estender os benefícios da tecnologia para outros aplicativos ou fornece um impulso para uma maior inovação no domínio dos dispositivos de entrada de um computador pessoal.

Esse impulso pode ser um exemplo de aplicativo que fornece uso inovador do sensor como um sistema de controle.

  1. FUNDAMENTOS DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS BIOMÉTRICAS

Biometria é a ciência de identificar ou verificar a identidade de indivíduos com base em sua singularidade fisiológica ou características comportamentais. Estas características devem satisfazer os seguintes critérios para ser adequado para a identificação biométrica de pessoas:

Universalidade - cada indivíduo possui suas próprias características.

Diversidade - dois indivíduos quaisquer têm as características suficientemente diferentes.

Estabilidade - característica biométrica é estável ao longo do tempo.

Quantificação - a resposta pode ser descrita quantitativamente.

Biometria como uma disciplina separada evoluiu gradualmente a partir de vários setores, que examinaram alguns dos métodos biométricos, como impressões digitais lidas com a criminalidade, reconhecimento de voz desenvolvido no campo de processamento de sinais, reconhecimento de face que está incluído na disciplina de reconhecimento por câmera.

Algumas fontes falam sobre a primeira utilização sistemática consciente da biometria para identificação de pessoas no século 14 na China.

No entanto, a liderança no sentido científico foi atribuída a Alphonse Bertillon, criminologista francês, que projetou e, em seguida, colocou em uma prática policial o reconhecimento de indivíduos com base em estatísticas vitais, em 1882.

Deve-se notar que esses métodos nem sempre puderam levar a identificação inequívoca, mas a aplicação em biometria foi lançada já em 1893, no escritório ministerial da Grã-Bretanha, que reconheceu que dois indivíduos não têm as mesmas impressões digitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com