TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Inteligencia de Negocios

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.698 Palavras (27 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

CAMPUS PARAÍSO

3º/4º Sistemas de Informação(SI)

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)

DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE: Sustentabilidade Ambiental

Wesley Pekrul de Oliveira – RA: T567947 

                                                      Marcos Vinicius Alves – RA: B5430J1

                                                                 Matheus Barcellos Costa – RA: C416720

São Paulo,  15 de Novembro de 2016.

ÍNDICE

1 - OBJETIVO DO TRABALHO.......................................................................... 3

2 – INTRODUÇÃO......................................................................................... 4

3 - BUSINESS INTELLIGENCE(BI)CONCEITOS GERAIS.................................... 6

4 - TÉCNICAS E SOLUÇÕES UTILIZADAS.................................................... 8

5 - BUSINESS INTELLIGENCE (BI) – CUSTO BENEFÍCIO……………………... 18

6 - ESTRUTURA DO PROJETO.......................................................................... 20

7 – LINHAS DE CÓDIGO

8 - PROJETO EM FUNCIONAMENTO

9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

10 - FICHA DE ATIVIDADES SUPERVISIONADAS

        

1 - OBJETIVO DO TRABALHO

Este trabalho acadêmico desenvolvido por este grupo tem como objetivo pesquisar e dissertar sobre modelagem de negócios e empreendedorismo usando como base o conceito de BI (BUSSINESS INTELLIGENCE) e suas possíveis aplicações e soluções para o desenvolvimento de uma inteligência empresarial sólida, usando os conceitos de SQL e desenvolvimento de banco de dados aprendidos em sala e pesquisas acadêmicas. E baseado neste material desenvolver uma aplicação usando os conceitos de BI apresentando uma solução específica na área de sustentabilidade ambiental.

2 - INTRODUÇÃO

Atualmente grande parte das empresas e organizações gerenciam grandes volumes de dados e informações criadas pelo grande fluxo de mercado, gerando dessa forma um grande acúmulo de informações resultantes de operações transacionais, pouco aproveitadas pelos responsáveis. Com isso na década de 80 foi criado o conceito de Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, que se refere ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas, podendo influenciar no aumento de lucro da receita, retenção de custos, inovação, além de oferecer otimizações imprescindíveis. Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas se sentem obrigadas a estar uma a frente das outras na corrida por melhores posições na área comercial de negócios. Através da inteligência de negócio, as organizações podem ter uma fácil acesso a informações para tomada de decisão, transformando dados sintetizados em informações significativamente úteis, além de distribuir esses dados entre todos que necessitam ter conhecimento sobre estes. Dessa forma foi desenvolvido este trabalho com o objetivo de expor de uma maneira objetiva e simples as novas tecnologias para extração de informações uteis para o desenvolvimento sustentável de muitas empresas, baseados nas lições aprendidas neste semestre iremos mostrar vantagens e contribuições ao meio ambiente por meio desta dissertação sobre o assunto e por meio do desenvolvimento de um modelo de negócios baseado no tema aqui discutido. Usando como base nosso programa em Java desenvolvido no semestre passado com o tema de Energia sustentável. A seguir veremos como o termo BI pode solucionar grandes problemas de mercado e gerar uma otimização nas empresas e organizações. A metodologia de BI pode ser utilizada para atingir muitos objetivos como:


• Determinar perfis de consumo;

• Modelagem de novos produtos e serviços;

• Antecipar mudanças no mercado;

 • Possibilitar uma mudança mais detalhada sobre os seus clientes;
• Antecipar as ações dos competidores;
• Descobrir novos ou potenciais competidores;
• Gerar um aprendizado a partir dos sucessos e das falhas;
• Criar novas oportunidades de negócios;

• Rever suas próprias práticas de negócios;

• Auxiliar na implementação de novas ferramentas gerenciais.

Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados. O Business Intelligence se empenha em eliminar as dúvidas e a ignorância das empresas sobre suas informações, aproveitando os enormes volumes de dados coletados pelas empresas. Tem como principal objetivo à integração dos aplicativos e tecnologias para extrair e analisar os dados corporativos de maneira simples, no formato correto e no tempo certo, para que a empresa possa tomar decisões melhores e mais rápidas, auxiliando os executivos em seus negócios.

3 - CONCEITOS GERAIS

Em tradução literal, Business Intelligence (BI) significa Inteligência de negócios. É uma área da Tecnologia da Informação, mais precisamente uma área de banco de dados. Trata-se de um processo no qual busca-se coletar, organizar, analisar, monitorar e compartilhar informações úteis para a gestão do negócio e tomada de decisão. Na prática, a idéia é usar dados brutos como input e gerar outputs que possam ser usados em decisões estratégicas.

Antes de entrarmos em mais detalhes sobre algumas práticas comuns em BI, é preciso entender quais são os profissionais envolvido em um projeto como esse. Aprópria definição que usamos já nos dá boas dicas sobre isso. Mencionamos que é uma “área de banco de dados”, logo, precisamos envolver analistas de banco de dados. Também falamos que o objetivo é proporcionar informações úteis para a tomada de decisão a nível estratégico: aqui entram os profissionais de gestão e tomadores de decisão (analistas de negócios, gerentes, diretores, CEO’s, etc.). Por fim, como em qualquer área, existem os especialistas (analistas de BI, por exemplo). Bons profissionais dessas áreas aliado a boas ferramentas de são necessidades de qualquer projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (552.7 Kb)   docx (902.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com