TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Sustentabilidade - Ciência da Computação

Por:   •  5/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP PARAÍSO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

APS: SUSTENTABILIDADE

Eduardo Kenji Sueoka D5700H-0

Everton Pires D74704-5

Luiz Augusto Hirata Lucas T6449J-6

Wesley Cristiano Santos da Silva D60EGA-5

 

ÍNDICE

  • Objetivo do trabalho
  • Introdução
  • Tema escolhido
  • Dissertação
  • Projeto (estrutura) do site
  • Relatório com as linhas de código das páginas do site
  • Apresentação do site em funcionamento em um computador
  • Bibliografia
  • Ficha de APS

 

Objetivo do trabalho

        Este trabalho tem como objetivo descrever as vantagens e desvantagens do tratamento adequado ao lixo eletrônico, com base em artigos e documentos científicos, devido ao aumento significativo na aquisição e uso de celulares, computadores portáteis e tablets, e principalmente no desuso prematuro destes equipamentos pela sociedade em geral, gerando um fluxo desenfreado de bens inutilizados. Este trabalho ocorreu após análise e discussão em grupo sobre o aumento das vendas de celulares e tablets pelas principais lojas no Brasil, em períodos comemorativos, sem que necessariamente houvesse uma necessidade real para a sociedade obter tais bens para um uso específico, e principalmente considerando que muitos aparelhos em desuso não tivesse um destino adequado, ainda que em funcionamento. No momento da análise sobre o assunto foi verificado que existem discussões sobre muitos temas em relação ao uso racional de bens como roupas, comidas, utensílios domésticos e mobiliários, mas sem um tema abordado de forma prática e aberta à grande parcela da sociedade sobre o uso consciente de equipamentos de informática, e principalmente sobre os riscos envolvidos no descarte inadequado das peças que compõem estes equipamentos, podendo causar danos ao meio ambiente e futuramente à própria sociedade.

        

 

Introdução

O aumento crescente da demanda mundial por aparelhos eletroeletrônicos desencadeou um acréscimo na fabricação destes equipamentos juntamente com o desenvolvimento de novas tecnologias que são difundidas globalmente. Com uma maior utilização destes equipamentos, a preocupação sobre o destino ambientalmente correto após o término de sua vida útil começa a ser questionado dentro e fora do ambiente acadêmico-escolar.

      O tempo de vida útil - em alguns casos, podem ser calculadas propositalmente pelas empresas para a circulação de novos aparelhos e descartes dos antigos e desatualizados (obsolescência programada) - podem variar também, de acordo com o tipo de aparelho e também em função de suas configurações internas.

    Em outros casos vemos também produtos em perfeito estado sendo descartados em prol do consumidor querer adquirir um novo com algumas características diferentes do que possui no momento.

      No meio de uma era em que vários tipos de aparelhos eletrônicos estão em todo o lugar, as informações sobre como descartar esse tipo de material são bastante escassas ao olhar do consumidor, que muitas vezes o acaba por descartá-lo como lixo orgânico por falta de informações que deveriam ser obrigatórias nas embalagens de tais produtos.

       Tal modo incorreto de descarte gera muitos prejuízos diretamente à natureza, trazendo consequências para toda a população e prejudicando gerações futuras a longo prazo.


       

Tema – 4 paginas

Considerando o tema envolvido e o curso estudado, o tema tornou-se de grande relevância não apenas para analisar o impacto que poderia causar à sociedade, mas principalmente como assunto de interesse e discussão dos integrantes para futuro desenvolvimento e pesquisas na área de informática e tecnologia da informação, e que a clareza nas pesquisas poderia tornar o desenvolvimento do trabalho em um assunto de relevância e retorno positivo à própria sociedade. Para auxílio no desenvolvimento do tema e como forma de elucidar algumas dúvidas que ainda existiam sobre o assunto foram pesquisados alguns trabalhos acadêmicos e publicações em sites de grande influência, como Sebrae e Google Acadêmico, além de publicações e trabalhos catalogados no site da Unip. Com isso pode-se verificar algumas informações de uso abrangente e prático para uso no desenvolvimento do trabalho escrito e principalmente como tema para criação do site. Pode-se verificar, por exemplo, que alguns números extraídos da pesquisa, ainda que a fonte das informações fosse datada de alguns anos atrás, o tema e o assunto continuam sendo de relevância, como exemplo dos autores:

 “à falta de ações públicas efetivas e de orientações por parte dos fabricantes sobre o que fazer com os equipamentos eletrônicos após a sua vida útil deixa os consumidores em dúvidas no momento do descarte e abre margem para que estes resíduos sejam descartados de maneira incorreta” (Silva e Santos, 2011, p.2).

Desta forma pode-se observar que o tema tem questões importantes para serem resolvidas. Alguns aspectos e detalhes importantes em relação à reciclagem, seja em geral, seja específica sobre itens eletrônicos, merecem atenção e, principalmente, conscientização voltada à população. Trazer à tona o assunto de forma prática e em linguagem simples pode facilitar a ação da sociedade para o descarte correto dos itens de informática, pois o principal elemento para reuso dos objetos ainda reside no usuário final, com maior potencial para melhoria da cadeia como um todo. Outro ponto importante também citado pelos autores refere-se aos detalhes em relação ao tipo de lixo eletrônico produzido, visto que as peças dos equipamentos eletrônicos possuem elementos químicos que influenciam a forma como devem ser tratados ou reciclados, conforme citam os autores:

“quando o lixo eletrônico é eliminado desta forma, ocorrem impactos negativos sobre o meio ambiente [...] pois estes produtos contêm mais de 1.000 substâncias diferentes, sendo muitas delas tóxicas, como o chumbo, o mercúrio, o arsênio, o cádmio, o selênio e os retardantes de chamas, que podem causar danos ao cérebro” (Silva e Santos, 2011, p.2).

        Além dos aspectos relativos ao meio ambiente e reaproveitamento dos elementos químicos envolvidos no processo de montagem dos equipamentos de informática, visando não apenas evitar uma maior contaminação do ambiente mas também evitar novos gastos envolvidos nos processos químicos de fabricação das peças, há uma terceiro aspecto que pode ser pensado e executado e que reflete em benefício para boa parcela da população, que é o auxílio a classes de baixa renda ou sem acesso aos bens de informática. Reaproveitar equipamentos como computadores e impressoras usados, antigos ou não, pode se transformar em espaços voltados para ensino de informática para crianças, idosos ou qualquer parcela da população que possa aproveitar deste benefício. Muito além de apenas evitar uma maior poluição no meio ambiente, este reuso melhora a qualidade de vida de alguns cidadãos, ajuda no crescimento do emprego ou ao menos no uso adequado do conhecimento adquirido por muitos profissionais, que podem repassar este conhecimento para outras pessoas que necessitem. E este aproveitamento rende ofício para aqueles que possuem algum conhecimento dos pacotes básicos de informática, de montagem e manutenção de computadores, indivíduos com conhecimento técnico nas manutenções eletroeletrônicas para manutenção das peças de impressoras e outros periféricos, conhecimento em redes e comunicação e, por que não, conhecimentos avançados de programação, afinal, há a possibilidade de alguns indivíduos beneficiados pelo reaproveitamento dos bens de informática usados em centros de aprendizado se tornar indivíduos com grande conhecimento técnico que possa ser usado em seu próprio futuro profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (230.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com