TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.567 Palavras (15 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E SISTEMAS DA INFORMAÇÃO

GUILHERME DE JESUS CUNHA - D0267D-6

LUIZ HENRIQUE GOMES CAMARA JUNIOR - D06HIJ-8

LUIZ EDUARDO ROCHA DA SILVA - N1052B-3

THIAGO OLIVEIRA SILVA - C77HBG-6

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES

SÃO PAULO

2016

SUMÁRIO

1 OBJETIVOS        3

2  INTRODUÇÃO        4

3  Criptografia (conceitos gerais)        6

4  Técnicas Criptográficas mais utilizadas e conhecidas        9

4.1 CHAVES SIMÉTRICAS        9

4.2 CHAVES ASSIMÉTRICAS        9

4.3 REDES SEM FIO        10

4.4 WEP        10

4.5 WPA e WPA2        10

4.6 ASSINATURA DIGITAL        10

4.7 CRIPTOGRAFIA QUÂNTICA        11

5  cifra de césar        12

5.1 Estruturação, conceitos e fundamentação        12

5.2 Benefícios em relação as técnicas anteriores        14

5.3 Aplicações que fazem/fizeram uso da técnica        14

5.5 Vulnerabilidade e falhas        16

6  Projeto do programa        18

7  Relatório com as linhas de código do programa        19

8   Apresentação do programa em funcionamento em um computador        20

9 Bibliografia        21

Ficha de APS        23


1OBJETIVOS

Pesquisar e dissertar sobre as técnicas criptográficas, seus conceitos, usos e aplicações. Elaborar um programa utilizando o método criptográfico: Cifra de César, na linguagem de programação: C#. Este programairá permitir ao usuário criptografar e descriptografar uma mensagem.

2 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, com o avanço da internet e sua imensa utilização pela população, e a crescente aplicação das redes de computadores pelas organizações, sejam comerciais ou não, passou-se a ser muito importante a implantação de sistemas cada vez melhores e mais complexos com o objetivo de aumentar a segurança e armazenamento de informações de total sigilo.

Os fanáticos e admiradores de tecnologia, já estão habituados com a importância da segurança, principalmente por haver diversas notícias de ataques que empresas e órgãos governamentais sofrem.

Segurança da informação, é uma das obsessões dos desenvolvedores e administradores de sistemas. Ter informações infringidas, em muitos casos, pode significar a perda de confiabilidade de uma empresa ou organização, e dar a volta por cima nesta situação poderá levar muito tempo, ou mesmo não ter a possibilidade de isto acontecer.

Empresas e organizações, sempre que conectadas a alguma rede de computador, sempre precisam estar preparadas para qualquer tipo de ataque, pois o vazamento de informações confidenciais é uma forma de prejuízo. Os atacantes com o passar do tempo, adquirem cada vez mais conhecimentos e meios mais eficazes para invadir a segurança e ter acesso a conteúdos que só podem ser acessados por pessoas autorizadas.

A criptografia é uma das maneiras mais eficazes para proteger informações de alto sigilo. Sendo elaborada pela cifragem ou codificação de informações, possibilitando que somente recebedores do código possam compreendê-las. Dados que se utilizam das técnicas criptográficas, são intensamente protegidos, bem improvável que ocorra algum tipo de alteração no conteúdo ou de ser interceptado e compreendido por atacantes.

Pode-se utilizar as diversas técnicas criptográficas para proteger informações de ataques. Em comunicações através da rede, a criptografia visa como objetivocertificar a privacidade das informações, a não modificação dos dados e a autenticidade dos mesmos.

Todas as mensagens cifradas devem ser privadas, somente o remetente e o destinatário devem entender o conteúdo da informação. É importante ressaltar que o método de criptografia deve permitir que as mensagens possam ser assinadas, possibilitando que odestinatário consiga confirmar o autor e verificar se a mensagem não foi alterada.

As assinaturas digitais surgiram com o objetivo de tratar este problema, permitem que se possa verificar quem é o autor do documento, se este é realmente o verdadeiro e se não houve alguma alteração no conteúdo do mesmo.

Os atuais métodos criptográficos são representados pela alta segurança e eficiência, utilizando uma ou mais chaves. Esta chave é utilizada pelos métodos criptográficos para cifrar e decifrar uma mensagem.

A criptografia de chave simétrica e de chave assimétrica, são as duas maioresdivisões em que são classificados os métodos criptográficos modernos.

Este trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo, mostrar a importância sobre os conceitos da criptografia, as técnicas criptográficas mais utilizadas e a principal criptografia utilizada em nosso programa: a Cifra de César.

3Criptografia (conceitos gerais)

A criptografia e tecnologias relacionadas são amplamente e freqüentemente usadas com o objetivo garantir que a informação é segura,  sua importância vem crescendo com a utilização cada vez forte na Internet.

O termo Criptografia surgiu da mistura das palavras gregas "Kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever”. A criptografia estuda os métodos para codificar uma mensagem de modo que só seu destinatário legítimo consiga interpretá-la.

Ao processo de transformar uma mensagem em outra, ocultando a informação original e transformando o texto praticamente indecifrável, damos o nome de cifrar. E ao texto resultante do processo de cifragem, chamamos de mensagem cifrada. Ao processo inverso, o de retornar a mensagem para a forma original, tornando a informação compreensível, chamado de decifragem.

Com issovárias técnicas criptográficas foram criadas ao longo dos anos, sendo cada vez mais aperfeiçoadas e melhoradas de maneira que fiquem cada vez mais seguras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (542.7 Kb)   docx (466.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com