TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES: Desenvolvimento de um Programa de Criptografia Utilizando a Cifra

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.244 Palavras (21 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 21

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

ANDREY PAIXÃO DA SILVA – RA: D251139

DOUGLAS DE LUCENA – RA: N1225F0

ERISVAM HERDLLEY DA SILVA SANTOS – RA: D356BI7

LUCAS DOS SANTOS COSTA – RA: T4197D9

TIAGO JESUS DE LIMA - RA: D3501B8

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES:

Desenvolvimento de um Programa de Criptografia Utilizando a Cifra

OneTime Pad

São Paulo

2017 

Sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 5

2.1 Geral 5

2.2 Específicos 5

3 CRIPTOGRAFIA 6

3.1 Definição 6

3.2 SEGURANÇA DA INFORMAÇÂO 8

4 TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS 9

4.1 Criptografia Simétrica 9

4.2 Criptografia Assimétrica 9

4.3 Assinatura Digital 10

4.4 Certificado Digital 11

4.5 Funções Hashing 11

5 CIFRA ONE TIME PAD (OTP) 13

5.1 Estruturação, conceitos e fundamentação 13

5.2 Benéficos da técnica utilizada em relação às anteriores. 15

5.3 Onde surgiu e foi utilizada 15

5.4 Comparação entre está técnica e outra conhecidas 16

5.5 Vulnerabilidades e falhas 17

5.6 Melhorias propostas e implementadas 18

6 CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO NA NOSSA FORMAÇÃO 19

6.1 Interdisciplinaridade envolvida 19

7 PROJETO DO PROGRAMA 20

8 RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO DO PROGRAMA 21

9 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA EM FUNCIONAMENTO EM UM COMPUTADOR 22

REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, a aliança feita entre Ciência e Tecnologia provocou grandes mudanças que possibilitaram a aceleração do desenvolvimento tanto de uma, quanto de outra, de 1989 para cá, o avanço da tecnologia teve um ritmo, surpreendentemente mais acelerado, ocupando espaços cada vez maiores em nossa vida cotidiana, não se podendo hoje conceber muitas de nossas rotinas e hábitos sem a atual tecnologia, vivemos em um mundo globalizado e conectado o tempo todo.

Já não é novidade que a rede mundial de computadores vem aumentando seu número de usuários a cada dia, a ideia de conseguirmos resolver quase todas as nossas atividades em apenas um clique, como por exemplo, a comunicação de empresas com suas respectivas sedes e fornecedores sem muitos esforços e custos, mas para que isso tudo funcione sem perda de sigilo e segurança, há métodos utilizados para manter as informações confidenciais.

Devido aos constantes ataques a rede de computadores dos governos e das grandes corporações, os usuários de internet estão cada vez mais receosos em realizar atividades online, como transações bancárias e armazenamento de documentos sigilosos nos sistemas de nuvem. Cabe a especialistas em tecnologia se familiarizarem com a importância da segurança na rede mundial de computadores.

Com o passar dos anos, os HACKERS estão aprofundando seus estudos no intuito de identificar meios eficazes de invasão para acessar informações de critério confidencial e prejudicar as comunicações gerando um sentimento de insegurança por parte das empresas. Sendo assim, a segurança da informação tem um crescimento exponencial ano a ano, pois os danos causados por um vazamento de informação sigilosa podem ser irreversíveis, causando um prejuízo moral e patrimonial incalculável.

O sistema de criptografia é um dos mais usados no mundo quando o assunto é segurança virtual, pois realiza os processos de codificação ou cifragem da informação, permitindo a possibilidade de armazenamento, transmissão e leitura do arquivo sem que ocorra alterações em seus valores e conteúdo de forma que restringe seu acesso somente a aqueles que tem permissão. Em outras palavras, dificulta de maneira considerável o acesso a usuários e entidades mal-intencionadas.

A maneira na qual a criptografia será utilizada é irrelevante, pois garantirá a segurança do arquivo sendo transmitida ou somente armazenada off-line, o que modifica é qual processo será utilizado, se a mesma for usada para comunicação, terá como intuito garantir o sigilo dos dados enviados/recebidos sem alterar seu conteúdo ou veracidade, os atuais métodos criptográficos são caracterizados pela alta segurança e eficiência, utilizando uma ou mais chaves.

A criptografia de chave simétrica e a criptografia de chave assimétrica, são as duas grandes subdivisões em que podem ser classificados os métodos criptográficos modernos.

O trabalho foi elaborado tendo como objetivos descrever sobre os conceitos gerais da criptografia, os métodos de criptográficas mais utilizadas são a criptografia simétrica e assimétrica, as funções hash, a criptografia nas redes sem fio, a assinatura e o certificado digital, será também contextualizado os conceitos e estruturação da cifra de OTP, seus benefícios e suas falhas, e onde foi aplicada. Outro objetivo deste trabalho é desenvolver um programa que cifra e decifra mensagens utilizando a cifra de OTP.

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

Buscando e escrevendo sobre métodos criptográficos, seus conceitos, usos e aplicações. Ao fim efetuar um programa utilizando a linguagem de programação C# e a cifra de OTP, que possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (204.2 Kb)   docx (764.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com