TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Sistemas Operacionais

Por:   •  27/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

TADS – SO – ATIVIDADE 1 – Profa. Vanessa Cristina Lourenço

NOME: Daniel Pereira Pacheco                RA: 9859520632

 

Questões

  1. Pesquise e desenvolva um texto resumido sobre cada um dos computadores:

A – Mark I;

        Era um computador totalmente eletromecânico com 17 metros de comprimento ,2,5 de altura e pesava cerca de 5 toneladas, criado em 1944 pelo professor Howard Aiken com a função de atuar como uma calculadora, ele realizava as quatro operações aritméticas além de funções logarítmicas e trigonométricas onde também trabalhava números com 23 decimais, demorava um pouco para fazer as operações mas não precisava de intervenção humana.

(Desenvolvido por mim com base em: http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1946hmark1.html )

B – ENIAC;

        Era uma maquina eletrônica muito grande e tinha três painéis sobre rodas para que os operadores pudessem se mover, ENIAC era programado através de interruptores, podendo cada um dele assumir o valor 1 ou 0 (1 para interruptor ligado e 0 para desligado). Para programar era necessário uma grande quantidade de pessoas que percorriam as longas filas de interruptores dando ao ENIAC as instruções necessárias para computar. Uma equipe preparava os cartões, incluindo as operações a serem realizadas, outra ia trocando os cartões no leitor do ENIAC, e uma terceira "traduzia" os resultados, também impressos em cartões.

(Desenvolvido por mim com base em anotações)


C – Máquina de Turing;

        

Tratase de um dispositivo imaginário embasado por uma teoria revolucionária do seu autor Alan Mathison Turing, que mais tarde ganhou o título simbólico de “pai da computação”. A teoria foi publicada pela primeira vez em 1936, Turing explicitou um dispositivo lógico que ele chamou de "automatic machine" (ou “amachine”), capaz de ler, escrever e apagar símbolos binários em uma fita de comprimento ilimitado e dividida por quadrados de igual tamanho. Uma cabeça de leitura/gravação se moveria em qualquer direção ao longo da fita, um quadrado por vez, e uma unidade de controle poderia interpretar uma lista de instruções simples, movendose para a direita ou esquerda.

(Desenvolvido por mim com base em anotações e em: http://www.ufrgs.br/alanturingbrasil2012/Maquina_de_Turing.pdf)

D – IBM System/360.

Em 1964, ano do lançamento da linha System/360, da IBM, os mainframes não eram novidade, mas representavam um grande desafio para as corporações e para os fabricantes. Grandes, caros e incompatíveis entre si, os diferentes modelos de computadores ficavam cada vez mais difíceis de gerenciar e exigiam, a cada upgrade, que todo o software feito para a geração anterior fosse reescrito. O ibm/960 permitiu que os consumidores comprassem um sistema menor sabendo que sempre poderiam migrar para um modelo mais avançado em caso de necessidade.

(Desenvolvido por mim baseado em: http://computerworld.com.br/tecnologia/2014/04/07/o-mainframe-aos-50-como-system-360-da-ibm-revolucionou-a-ti-corporativa)

  1. Pesquise e desenvolva um texto resumido sobre:

A – História dos SO;

B – Evolução dos SO;

C – SO atuais: vantagens sob o ponto de vista do usuário.

  1. Pesquise e desenvolva um texto resumido sobre os tipos:

A – SO Monotarefa;

É um sistema operacional que permite a realização de apenas uma tarefa de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais monotarefa é o MS-DOS.

(Desenvolvido por mim com base em anotações)

B – SO Multitarefa;

É um sistema onde são executados dois ou mais programas em simultâneo. Na verdade, o que o processador faz é dividir frações de tempo aos programas que estão sendo executados e quando um é o principal recebe mais atenção que os que estão em segundo plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com