TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de aprofundamento: Sistemas Operacionais

Por:   •  17/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

Cruzeiro do Sul

Felipe Martins Rodrigues

Atividade de aprofundamento: Sistemas Operacionais

Liberdade

2016

Tanto o Linux, quanto o Windows, são sistemas multi-programáveis, no qual diversos processos podem ficar na memória principal, em que compartilham o uso da CPU. Em um mesmo enlace de tempo, diversos processos podem estar na “fila de pronto”, a partir disso critério devem ser seguidos, para determinar o processo que ira fazer uso do processador.

Os critérios são a base para a política de escalonamento, tendo diversas funções básicas como: balancear o uso da CPU entre processos, privilegiar a execução de aplicações críticas, manter o processador ocupado a maior parte do tempo, etc.
Os sistemas operacionais Unix e Windows XP, apresentam um gerenciamento de processos do tipo escalonamento circular por prioridades, no qual um processo permanece no estado de execução ate que termine seu processamento, ou voluntariamente, passe para o estado de espera (interrupção por E/S), ou ainda sofra uma preempção por  tempo ou prioridade.   Já o Mac Os, apresenta escalonamento com múltiplas filas com realimentação, esse escalonamento implementa várias filas de pronto, cada uma com prioridade específica, permitindo ao processo voltar para outra fila de maior ou menor prioridade, de acordo com seu comportamento durante o processamento.

No gerenciamento de arquivos o Linux, usa diretório hierárquico, com uma raiz e outros diretórios subordinados. Nesse sistema operacional, todos os arquivos são considerados apenas como uma “sequência” de bytes sem significado para o sistema. A aplicação é responsável pelo controle dos métodos de acesso aos arquivos.  Tanto no Windows como no Mac Os, trabalham com o gerenciamento de arquivos no modelo organizacional de múltiplos acessos (arvore), no qual cada usuário pode criar vários níveis de diretórios (ou subdiretórios), sendo que cada diretório, por sua vez, pode conter arquivos e subdiretórios. O número de níveis possíveis depende do sistema operacional.

No gerenciamento de dispositivos  se da através do Kernel no  Linux, no qual  integra os dispositivos no sistema de arquivos chamando-os de arquivos especiais. Cada dispositivo de E/S é associado a um nome de caminho, geralmente no diretório /dev. O Windows XP, trabalha como as gerações anteriores, com drives de dispositivos tanto monolíticos como universais. O sistema operacional é responsável por toda a gerência de entrada e saída, de dados, acesso direto à dispositivos/memória. Já no sistema  Mac Os, o gerenciamento ocorre através de protocolos proprietários do fabricante, existindo documentação para integração com parceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com