TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS

Por:   •  3/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA

 

GISELE CRISTINA DA SILVA    RA D3478B8      

RODRIGO PROENÇA RAINHA      RA T2746C5  

VINÍCIUS RODRIGUES DO NASCIMENTO    RA D4129A3   

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS

Análise Essencial de um Sistema para uma ONG

SÃO PAULO

2018

GISELE CRISTINA DA SILVA    RA D3478B8      

RODRIGO PROENÇA RAINHA      RA T2746C5  

VINÍCIUS RODRIGUES DO NASCIMENTO    RA D4129A3   

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS

Análise Essencial de um Sistema para uma ONG

Trabalho da disciplina de APS – Atividades Práticas Supervisionadas do 4º semestre do curso de graduação em Sistemas de Informação apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Gobitta

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO

1 OBJETIVO03

2 INTRODUÇÃO04

3 CONTEÚDO CONCEITUAL – A ANÁLISE ESSENCIAL DE SISTEMA05

3.1 Conceitos da Declaração de Escopo e de Objetivos05

3.1.1 Justificativa05

3.1.2 Objetivos05

3.1.3 Descrição do Escopo do Produto05

3.2 Diagrama de Contexto06

3.2.1 Elaboração de Diagramas de Contexto06

3.3 Lista de Eventos07

3.4 DFD por Evento07

3.2 Diagrama ER08

3.2 Normalização08

3.2 Dicionário de Dados09

4 CONTEÚDO ELABORADO – ANÁLISE ESSENCIAL DO SISTEMA...................10

4.1 Declaração de Escopo e de Objetivos10

4.2 Diagrama de Contexto11

4.3 Lista de Eventos12

4.4 DFD por Evento13

4.4.1 Nível 0 – Visão05

4.4.2 Nível 1 Criação da Ocorrência (1)05

4.4.3 Nível 1 Atualização da Ocorrência (2)05

4.4.4 Nível 1 Gerenciamento da Ocorrência (3)05

4.5 Diagrama ER15

4.6 Normalização16

4.5 Dicionário de Dados17

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS18

ANEXOS - FICHAS APS 19

REFERÊNCIAS23

 


1 OBJETIVO

Este projeto foi realizado com o intuito de obter experiência prática na disciplina de Análise Essencial de Sistemas. Utilizando o conteúdo teórico apresentado nas aulas, o grupo teve como meta a elaboração de todo o processo que compõe a construção de um sistema, utilizando-se da análise essencial como fundação.

    Uma vez que o intuito desse trabalho é colocarmos em prática o conteúdo teórico da referida disciplina, abordar-se-á somente o lado teórico da elaboração de um sistema. Portanto, a codificação do sistema em uma dada linguagem, assim como sua implementação, não serão aqui abordadas.

        Espera-se, com essa atividade, obter-se conhecimento prático, de modo que seja possível, no decorrer de nosso desenvolvimento acadêmico, assim como profissional, utilizarmo-nos dessa experiência como base e inspiração para a construção de futuros projetos com os quais nossa profissão nos brindará.  

   

2 INTRODUÇÃO

O projeto sugerido ao grupo foi a elaboração de um sistema de informação capaz de gerenciar as atividades de uma ONG – World Link – que, hipoteticamente, é uma grande ONG internacional ligada à ONU.

No terceiro capítulo, será abordado todo o conteúdo conceitual utilizado para elaboração de nosso projeto. Muito desse conteúdo foi resgatado de nossas próprias aulas da disciplina de Análise Essencial de Sistemas. Há uma abordagem dos principais elementos usados para a construção de um sistema. Apresentada a declaração de escopo e objetivo do projeto, inicia a apresentação desses elementos, como o Diagrama de Contexto, o Diagrama de Fluxo de Dados, Diagrama Entidade-Relacionamento, até chegarmos no Dicionário de Dados.

O quarto capítulo apresenta os mesmos elementos abordados pelo terceiro capítulo. Porém, os elementos são representados graficamente, utilizando-se das informações e contextos pertinentes a realidade do sistema a ser desenvolvido.

        Por fim, apresentar-se-á considerações finais que apresentarão as experiências adquiridas com a realização deste projeto, assim como, uma menção às disciplinas outras que foram também utilizadas como base nesta pesquisa.

 

        

3 CONTEÚDO CONCEITUAL – A ANÁLISE ESSENCIAL DE SISTEMA

        Este capítulo abordará o embasamento teórico utilizado na elaboração deste projeto. Mencionar-se-á, por meio de subitens, cada parte da Análise Essencial de Sistemas que foi utilizada, apresentando seu respectivo conceito.

3.1 Conceitos da Declaração de Escopo e de Objetivos

Dentro do processo de planejamento do projeto, está o escopo, que determina todo trabalho que será desenvolvido, e para que se encaminhe todas as atividades e objetivos com a devida competência, é preciso fazer a declaração do escopo, que nada mais é do que um documento onde estarão descritos os detalhes do projeto e seus produtos. Essa descrição pode conter desde as reuniões marcadas entre as equipes e com os clientes envolvidos até as particularidades do produto a ser alcançado. Sendo assim, o nível de detalhamento da declaração do escopo pode determinar a capacidade de gerenciamento do escopo do projeto.

3.1.1 Justificativa

Declaração da origem do projeto e qual o motivo da escolha. É importante inserir os requisitos do produto a ser desenvolvido e como isso irá afetar o seu projeto.

3.1.2 Objetivos

Declaração do que se espera para o projeto, quais serviços ou produtos são desejados. Essa etapa auxilia em uma melhor definição do escopo.

3.1.3 Descrição do Escopo do Produto

Contém todas as características e particularidades do produto para o qual o projeto foi criado. Inicialmente são dadas informações básicas do produto, mas que darão suporte para análises mais detalhadas posteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (494.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com