TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo complementar tudo que foi ensinado e praticado em sala de aula e também através de materiais e exercícios complementares e assim expor o avanço da capacidade de identificação e solução de problemas se utilizando de técnicas, definições e recursos através de Algoritmos computacionais.

Este trabalho está dividido por etapas que são problemas de programação e sistemas computacionais através de um desafio, que nesta ATPS é um concurso de programação visando a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas.

2. RELATÓRIO DA ETAPA – 1

PROBLEMA

Definir um número inteiro N, que será o número de casos de teste. Cada caso de teste é uma linha que contem dois números inteiros X e Y. O problema se resume em imprimir a soma de todos os valores ímpares entre os dois números inteiros, excetuando-os.

Entrada

A primeira linha de entrada é um número inteiro N, que é o número de casos de teste a serem solucionados. Cada caso de teste é uma linha contendo dois inteiros X e Y.

Saída

Imprimir a soma de todos os números ímpares entre X e Y.

Exemplo:

EXEMPLO DE ENTRADA EXEMPLO DE SAÍDA

5

2 5 3

6 8 7

3 5 0

10 13 11

10 20 75

Quadro 1 – Exemplo de entrada e saída de um algoritmo correto

2.1. LÓGICA PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA

1º Passo

Para solucionar este problema que solicita que todos os números ímpares contidos em um determinado intervalo, primeiramente solicitamos que o usuário insira o número de testes que deseja verificar. O programa será executado, repetindo de acordo com o número de testes definido pelo usuário.

2º Passo

Será solicitado ao usuário que insira o primeiro e o último número para formar o intervalo onde serão somados os números ímpares.

3º Passo

Será realizada uma verificação com o objetivo de identificar se o primeiro número é menor que o segundo, caso o primeiro dígito seja maior que o segundo será solicitado ao usuário que insira dois novos números.

4º Passo

Após a inserção, validação e leitura dos dados, todos os números contidos no intervalo são lidos um a um e efetuado uma operação de divisão por 2 denominada “Modulo de 2” (numero%2<>0), aqueles que têm o resto da divisão diferente de 0, ou seja, são ímpares, são somados em uma variável de memória.

5º Passo

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com