TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROGRAMAÇÃO EM C II

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.668 Palavras (27 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 27

  1. Introdução

O desenvolvimento de sistemas, vem em um ritmo crescente nos últimos anos. A disponibilização de maquinas, como computadores, smartphones, câmeras digitais, TV’s inteligentes, e outras ferramentas, conduz ao desenvolvimento de sistema em uma subida drástica na sua produção.

O entendimento das lógicas de programação, leva ao programa, uma certa rapidez na execução do mesmo, redução no tamanho em disco, e outras particularidades, que são fundamentais, para a decisão de sua escolha ou sua exclusão no mercado.

Conceitos, básicos, devem ser bem, compreendidos, mais funcionalidades, que podem ser incorporadas, também são importantes para que quaisquer necessidades em relação a softwares podem ser atendidas.

Enfim, neste documento iremos abordar um pouco da funcionalidade de criação de estruturas na linguagem C, compreendendo o estudo, e a resolução de exercícios referente a mesma.

CAPÍTULO 02

  1. Estrutura

Neste capítulo iremos estuda, mais uma formalidade que a linguagem C nos permite utilizar para realizar diversas funcionalidades que desejamos em nosso sistema à ser desenvolvido.

Uma funcionalidade da linguagem C é chamada de estrutura, onde se engloba vários tipos de dados em um tipo a ser criado, conseguindo assim um armazenamento heterogêneo em uma mesma variável, ocasionando assim uma redução brusca na quantidade de linhas de código existente em nosso programa.

Uma pergunta indagável, sempre, entre os estudantes e até mesmo aos programadores, é a necessidade de armazenar várias informações, utilizando uma mesma variável. Nesta lógica de pensamento uma resposta que penamos é a utilização de matrizes, que podemos, ter uma quantidade expressiva de dados, utilizando apenas uma única variável, com a possibilidade de ter várias dimensões da mesma, aumentando drasticamente a quantidade de informações. Entretanto, se a necessidade de guardar dados referente a preço, ou códigos, ou nome de alunos, a matriz, consegue atender a esses critérios, somente que se o programador necessitar de armazenar os dados dos alunos, como nome, endereço, telefone, notas e frequência tendo a necessidade desses dados estarem se correlacionando, a matriz torna-se uma ferramenta impossível de ser utilizada para resolver este problema.

A funcionalidade de utilizarmos estruturas, torna-se possível resolver com facilidade este problema.

Como definição, estruturas é uma coleção de uma ou mais variáveis, possivelmente de vários tipos de dados, colocadas juntamente em um único, nome, transformando esta coleção em um novo tipo de dado.

Conhecendo o fundamento teórico e a aplicabilidade de uma estrutura em um código, podemos entender como a mesma deve ser escrita em um programa para atender as necessidades desejadas.

  1. Estrutura Simples.

O programa a seguir realizara apenas a definição de uma estrutura contendo apenas dois itens de dado: um inteiro, e outro do tipo caracter. Dentro do programa acontecerá a atribuição de valores e a impressão dos mesmo em tela.

# include

# include

// Programa em C de uma estrutura para receber apenas dois valores.

struct simples   // Definição do novo tipo de dado

{

        int num1;  // Define um inteiro

        char pri_letra;        // Define um tipo caracter.

};

main()

{

        

        struct simples a;   // Declara a como variável do tipo simples.

        a.num1=18;

        a.pri_letra='R';

        printf ("O numero e %d e a letra e %c",a.num1,a.pri_letra);

        getch();

        

}

A saída em tela deste programa será a seguinte.

O numero e 18 e a letra e R

Diante deste problema, iremos analisar as particularidades da estrutura criada acima para o programa.

        [pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

struct simples   {[pic 5]

        int num1;  [pic 6]

        char pri_letra;        

};        [pic 7][pic 8]

ESTRUTURA É UM NOVO TIPO DE DADO CRIADO PELO PROGRAMADOR, CUJO FORMATO É DEFINIDO PELO MESMO.

Com a estrutura definida é necessária criação de variáveis do tipo criado, para que o compilado, agora, reserve o espaço em memória para a alocação dos dados. Continuando com o exemplo anterior, a criação das variáveis é a seguinte.

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12]

struct simples a;[pic 13]

        [pic 14]

O acesso aos membros da estrutura é realizado pelo operador . que conecta a variável criada ao membro que deseja ser acessado na estrutura.

a.num1=18;

a.pri_letra='R';

Nesta instrução, atribui-se 18 ao membro num1, da estrutura da variável a, e a letra R ao membro pri_letra, da estrutura da variável a.

  1. Estruturas com múltiplas variáveis.

Como é possível a criação de n variáveis de um mesmo tipo de dado, como int, float, a linguagem C permite a criação de múltiplas variáveis de uma mesma estrutura. Utilizando o programa acima, iremos incrementa-lo e adicionando mais uma variável e realizando atribuições a mesma.

# include

# include

// Programa em C de uma estrutura simples com duas variáveis.

struct simples   // Definição do novo tipo de dado

{

        int num1;  // Define um inteiro.

        char pri_letra;        // Define um tipo caracter.

};

main()

{

        

        struct simples a,b;   // Declara a e b como variável do tipo simples.

        a.num1=18;  // Atribui-se 18, a variável a, no membro num1, da estrutura simples.

        a.pri_letra='R'; // Atribui-se R a variável a, no membro pri_letra, da estrutura simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (724.5 Kb)   docx (134.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com