TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS comercio eletronico

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PITÁGORAS DE BELO HORIZONTE UNIDADE 1

BACHARELADO EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO

INTERFACE HOMEM MÁQUINA

THIAGO RODRIGUES MARQUES 6814013832

FIDÉLIS ELIAS DA SILVA 1299115481

ISAIAS FRANCISCO DA SILVA 6245224380

ANÁLISE DE INTERFACE

PROFESSOR LEONARDO COELHO

BELO HORIZONTE

2016

RELATÓRIO

ANÁLISE DE INTERFACE

Este trabalho tem por finalidade apresentar uma análise referente a uma interface gráfica apontando os principais erros de design e de sistema. Esta análise possui como base os recursos técnicos apresentados em sala de aula na disciplina Interação Humano Computador. A interface gráfica escolhida para esta análise é um site referente a uma instituição de ensino conhecida por Conselho dos detetives do Brasil. Este site oferece um curso à distância de Técnico em Investigações Criminais.

A seguir estão descritos os problemas observados na interface gráfica. Estes erros estão separados pelos seguintes recursos técnicos: Design, Gestalt, Semiótica, Acessibilidade e Tipografia.

DESIGN

O design tem por objetivo a melhoria de aspectos funcionais, ergonômicos e visuais de um determinado produto de forma que lhe adicione valor. A partir dele é possível que uma pessoa adquira a ideia de segurança, conforto e satisfação. A seguir serão listados os problemas relacionados a design encontrados na interface gráfica.

Ao acessar o site, o primeiro problema a ser observado é a falta de centralização. Toda a página é alinhada à esquerda, deixando um amplo espaço vazio a sua direita. Outro problema é a sobreposição de objetos na página dificultando a leitura da mesma. Foi observado também que muitas imagens não são carregadas, além da falta de um menu na página inicial. Esta falta de menu dificulta a navegação pelo site tornado árdua o trabalho de interação com o usuário.

GESTALT

Gestalt é uma teoria que estuda a forma como os seres humanos percebem as coisas. Ela afirma que o olho humano percebe um objeto como um inteiro antes de perceber suas partes individuais. Os problemas encontrados referentes à Gestalt são: o site não possui nenhum tipo de similaridade, semelhança ou pregnância da forma; ele não segue uma simetria e não possui conectividade; e não somente as figuras mas também os textos não passam a ideia de unificação. Essa falta de imagens faz com que a tabela de apresentação das mesmas fique incompleta. E, devido ao fato de cada parágrafo dos textos possuírem uma formatação diferente, toda ideia de continuidade e proximidade deixa de existir;

SEMIÓTICA

Semiótica e o estudos dos sinais e como eles são utilizados para passar algum tipo de informação ao usuário do sistema, a semiótica explica a comunicação entre o desing, o usuário e o sistema.

O site pesquisa não possui nenhum tipo de imagem que possamos dizer que se enquadre no conceito de semiótica, o que podemos destacar e uma imagem animada do simbolo “@” que fica girando por cima de um texto e com um pouco de dificuldade podemos perceber que esta imagem nos leva a caixa de e-mail do sistema para que possamos enviar uma mensagem para um determinado endereço e a imagem central da tela inicial nos leva a uma outra pagina onde também não possuimos imagem.

TIPOGRAFIA

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tipografia é o “conjunto de procedimentos artísticos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica, espelhados no sistema de impressão direta com o uso de matriz em relevo;”.

A tipografia tem por objetivo criar uma boa legibilidade e a construção de um visual envolvente, que seja capaz de atrair o leitor e seja contextualizado com o conteúdo e o intuito da publicação.

Os problemas encontrados no site relacionados a tipografia são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com