TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança no E-commerce - Etapa 03 Atps comércio Eletrônico

Por:   •  1/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO 03: Segurança em Sistemas de E-commerce

Para navegar realizar transações no mundo virtual é indispensável o uso de uma certificação digital impedindo que os dados sejam utilizados por pessoas não autorizadas e garantindo a segurança ao consumidor.

Certificação digital: De acordo com o site Infowest, a certificação digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza, com a finalidade de comprovação de autenticidade.

A certificação digital funciona por meio do certificado digital em que sua assinatura é feita através da criptografia. O que garante a segurança da assinatura são as chaves criptográficas, "um conjunto de bits baseado em um determinado algoritmo capaz de cifrar e decifrar informações"

(INFORWESTER, http://www.infowester.com/assincertdigital.php, acessado em 20.09.2015).

O método de criptografia mais usado na internet é através do esquema assimétrico, composto por duas chaves, privada e pública. Esse método considera o aspecto da confidencialidade e autenticidade, garantindo que a informação seja acessível somente por pessoas autorizadas e que a informação é verdadeira e provém da origem esperada. Como complemento da assinatura, ainda existe a função hash que age no aspecto da integridade da informação.

Cada tipo de negócio e site, bem como a quantidade de informação trafegada e o valor da informação prestada, influenciam diretamente na escolha da certificação digital. Bem como, para cada tipo de negócio e dimensão da empresa existe uma forma de pagamento e negociação.

Identificação do certificado digital e das formas de pagamento de cada site pesquisado.

Na modalidade B2B foram escolhidos os sites das marcas Pirelli (http://www.pirelli.com/tyres/pt-br/index) e Mercedes Bens (http://www.mercedes-benz.com.br/). Ambos são especializados em comercializar seus produtos diretamente para seus revendedores, disponibilizando em seu site o catálogo para cada modalidade e abrindo um canal, restrito e diferenciado, para cada revendedor.

Na modalidade B2C foram escolhidos os sites das empresas Editora Atlas (http://www.editoraatlas.com.br/atlas/webapp/default.aspx) e Super Nosso em Casa (http://www.supernossoemcasa.com.br/).

O site da Editora Atlas comercializa seus produtos diretamente para consumidor final usando o certificado digital TrustSign, usando o método de segurança SSL.

Figura 1: Selo da certificação da Editora Atlas

A empresa fornece as informações da validade do certificado e sobre a empresa certificadora.

Figura 2: Informação sobre a certificação do site

A editora vende somente através do cartão de crédito da bandeira visa ou mastercard, podendo dividir em até 6 vezes.

Figura 3: Formas de pagamento da Editora Atlas

A empresa Super Nosso comercializa seus produtos diretamente ao consumidor. O Site é certificado pela Certising, que é referência no ramo de certificação eletrônica, e pelo Norton Secured, que oferece proteção contra vírus e malwares impedindo que programas mal-intencionados utilizem de algoritmos de captação de dígitos ou força bruta roubem os dados inseridos nos formulários, como números de cartão ou senhas.

 

Figura 4: Selo de certificação do site Super Nosso em Casa

 Além disso, a empresa disponibiliza uma página informando sobre a segurança da informação aplicada ao site.

Figura 5: Política de privacidade da empresa Super Nosso em Casa

 

  A empresa aceita vários cartões de crédito e débito como forma de pagamento e, por estar inserida no ramo alimentício, também apresenta os cartões de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com