TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Globalização

Por:   •  30/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

A globalização é uma espécie de cooperação mútua em larga escala entre diversos países que visa a internacionalização de bens , valores , culturas e hábitos através do capitalismo ocidental atual sendo influenciada por diversos aspectos como por exemplo financeiro, político, social , sócio-cultural etc.

A globalização pode ser resumida também como um relacionamento entre diversas entidades do mundo inteiro unidos pelo capitalismo, quem possuir mais dinheiro consequentemente possui mais poder e influência sobre determinados relacionamentos, acordos, pactos e afins.

Uma forma de demonstrar como a globalização se verifica na atualidade é explicando um pouco sobre algum bloco econômico como por exemplo o BRICS que é composto por 5 países de culturas diferentes (Brasil,Rússia,India,China, Africa do Sul) mas tem um ponto em comum , eles são denominados páises emergentes ou seja páises que estão em pleno desenvolvimento econômico próspero.

Não existe um consenso unanime sobre uma data específica com relação ao surgimento do conceito da globalização, mas tudo indica que tenha começado entre o fim da 2 guerra mundial e meados do século 21 , talvez até bem antes disso. Ninguém sabe ao certo a resposta para essa questão, no entanto podemos afirmar que o termo em si surgiu logo após a guerra fria com o surgimento da internet .

A própria internet trouxe uma expansão absurdamente rápida da globalização , das relações entre entidades do mundo todo.

A internet revolucionou a comunicação, a arte, a medicina, o cotidiano das pessoas, enfim a internet mudou completamente a cultura em todos os apectos possíveis das pessoas com o passar dos anos.

Com a globalização veio o outsorcing que pode ser aptado do inglês para o português como terceirização que consiste em contratar empresas prestadoras de serviços específicos e tem como objetivo principal economizar com recursos humanos como : uniforme, vale-refeição, vale- transporte,treinamento de funcionários, mão-de-obra etc e conforme for até consegue baratear custos com determinadas tecnologias entre outras

O termo outsourcing é usado alternadamente (e incorretamente) com offshoring, em geral por pessoas em discussões acaloradas. Na realidade, offshoring (mais precisamente, offshore outsourcing) é um pequeno mas importante subconjunto do outsourcing, pelo qual uma empresa terceiriza serviços para outra empresa em outro país, visando principalmente beneficiar-se de mão-de-obra mais barata e ao contrário do outsorcing doméstico(empresa contratante e contratada são do mesmo país) o offshore outsourcing apresenta maior probabilidade de resultar em demissões.

A terceirização tem como obejtivo economizar dinheiro tendo em vista que não paga por qualquer tipo de encargos trabalhistas (impostos) como por exemplo , 13 salário, férias remuneradas, INSS, fundo de garantia, recisão de contrato, etc.

Por outro lado a terceirização tem desvantagens também como por exemplo alta rotatividade de funcionario, baixa qualidade de serviços prestados e em casos extremos levando até processos judiciais grandes , os terceirizados em muitas vezes dos casos não otem direitos trabalhistas assegurados pela lei , etc..

A empresa Apple que foi fundada em 1 de abril de 1976 em Cupertino, Califórnia, contrata a empresa Foxconn como principal terceirizada como fornecedora e montadora dos principais produtos como o iphone e ipad por exemplo,havia sido incorporada em 3 de janeiro de 1977 como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com