TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIANDO O SITE DE VENDAS DA MAIOR REDE MULTICANAL DE PRODUTOS ESPORTIVOS DA AMÉRICA LATINA

Por:   •  5/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

CENTAURO.COM: AVALIANDO O SITE DE VENDAS DA MAIOR REDE MULTICANAL DE PRODUTOS ESPORTIVOS DA AMÉRICA LATINA.

Francisco Matheus dos Santos Cavalcante.

Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá

 Resumo:

  O objetivo do presente trabalho é avaliar a usabilidade e a experiência do usuário na busca e compra de produtos no site da loja Centauro. As Lojas Centauro fazem parte de uma rede brasileira multicanal de artigos esportivos.  Para isso, um conjunto de métodos será utilizado, a fim de enfrentar o desafio de avaliar a qualidade de uso deste site de compras. Os resultados deverão mostrar os possíveis problemas que podem prejudicar a interação do usuário com o site.

Métodos:

Serão utilizadas as seguintes técnicas:

No primeiro momento será feito um Teste de Usabilidade com usuários. O Teste de Usabilidade é um método de observação de uso, cujo objetivo é avaliar a interação a partir da experiência de uso dos usuários com o sistema interativo. Este método é aplicado através do monitoramento das ações do usuário no sistema escolhido por meio de atividades previamente definidas. Estas tarefas possuem a finalidade de testar as funcionalidades-chave do sistema a partir do ponto de vista do usuário, com isso as tarefas agem como condutoras do teste. O objetivo estabelecido para o Teste de Usabilidade será avaliar a facilidade de aprendizado e a experiência de uso. Em seguida uma entrevista pós-teste será feita com os participantes.

No segundo momento será feito uma Avaliação Heurística. Avaliação Heurística (AH) é um método de inspeção criado para avaliar interfaces de usuário com o objetivo de identificar problemas de usabilidade.

Na Avaliação Heurística, os avaliadores inspecionam uma interface previamente selecionada a partir de um conjunto de princípios gerais de usabilidade ou heurísticas de usabilidade, e ainda classificam a severidade dos problemas encontrados, a fim de priorizar aqueles que são mais graves para a interação do usuário com o sistema. Por fim, os avaliadores se reúnem para consolidar os problemas que serão reportados no relatório de aplicação do método.

Instrumentos:

Termo de consentimento;

Roteiro do teste de usabilidade;

Teste piloto.

Roteiro da entrevista pós-teste.

Termo de consentimento

Somos uma equipe de alunos do curso de Sistemas de informação, da Universidade Federal do Ceará, que está participando de uma pesquisa sobre usabilidade, da disciplina avaliação da interação humano-computador.

Nessa etapa da pesquisa, queremos realizar um teste com usuários a fim identificar possíveis problemas de uso em um site.

Gostaríamos de lhe convidar a participar de um teste simples no qual você irá tentar executar uma tarefa pré-determinada em um site de produtos esportivos. O objetivo da pesquisa é avaliar a usabilidade deste site. Esclarecemos que sua participação é totalmente voluntária, podendo o(a) senhor(a) solicitar a recusa ou desistência a qualquer momento, sem que isto acarrete qualquer ônus ou prejuízo à você. Esclarecemos também, que suas informações serão utilizadas somente para os fins desta pesquisa (ou para esta e futuras pesquisas) e serão tratadas com o mais absoluto sigilo e confidencialidade, de modo a preservar sua identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com