TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ajuda Copicos Contemporâneos

Por:   •  11/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as vantagens do monitoramento? Diminuição de custos; Tempo de resposta para incidentes; Gerenciamento; Produtividade; Economia de tempo; Redução de problemas recorrentes; Estatísticas de disponibilidade; Controle de ativos; Mapa da rede

Por que realizar monitoramento? Observar através de monitores, Prontificar-se para ação, agindo de forma proativa; Boa prática em um ambiente complexo de T.I.

O que o monitoramento pode oferecer? Capacity Planning;Visualização de problemas em tempo real; Métricas e relatórios de rede e equipamentos; Auxilia nas decisões do gestor; Auxilia na resolução de problemas; Auxilia na realização de mudanças.

O que se pode monitorar?

Conectividade- Podemos medir a qualidade das interconexões de rede e conectividade da mesma, sabendo, inclusive, quando há quedas de conexão.

Utilização de Recursos- É possível determinar quanto de cada recurso é utilizado, por exemplo, utilização de CPU, memória e banda de uma determinada conexão.

Informações de Ativos de Rede- É possível detectar problemas específicos em ativos de rede importantes. Por exemplo, switches, pontos de acesso, firewalls e appliances.

Sistemas Operacionais- É possível ter informações precisas sobre logs e erros em sistemas operacionais de produção e desenvolvimento.

Aplicações e Serviços- Serviços como servidores web, de email, ssh, ftp, cifs, sgbd, chat, dns, firewall etc.

Segurança de Rede e Disponibilidade- Informações sobre tentativas de acesso indevida e desastre que podem afetar a disponibilidade da rede.

Quais ativos se pode monitorar?Ativos de rede (roteadores, switches, firewalls, controladores de rede sem fio e APs); Storage; Servidores; Sensores de controle do Datacenter; Câmeras; Rádios; Pontos eletrônicos; Sistemas Operacionais (e aplicações específicas); Conexões com a Internet; Qualquer dispositivos com conexão a rede.

Como é possível realizar o monitoramento?

Tanto o Simple Network Management Protocol (SNMP) como o Remote Network Monitoring (RMON) tem a mesma finalidade de coleta de informações via rede.

Funcionalidade do Zabbix- A coleta de dados; Definição de limites flexíveis; Alertas altamente configuráveis; Gráficos sob demanda (em tempo real); Web monitoring capabilities; Diversas opções de visualização; Histórico de armazenamento de dados; Configuração simplificada [SIC]; Templates; Descoberta de Rede; Interface web; API; Permissões; Agentes; Binários; Pronto para ambiente complexos;

Cultura: DevOps e o Manifesto Ágil Manifesto Ágil é baseado em quatro proposições bem simples:

Indivíduos e interações são mais valiosos do que processos e ferramentas, Software em funcionamento é mais valioso do que documentação abrangente, Colaboração com o cliente é mais valioso que negociação de contratos, Responder a mudanças é mais valioso do que seguir um plano

De maneira ampla , a cultura DevOps é uma forma de adotar o pensamento Agile em áreas de Operações de Infra-estrutura. Antes de pensar nas ferramentas, processos, documentação, contratos e planos, devemos pensar em como as pessoas vão interagir, como garantir o funcionamento dos sistemas e, principalmente como responder às mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com