TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de sensibilidade

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 2

Analise de sensibilidade

Às vezes, além de resolver o problema para obter a solução ótima é importante também analisar quais são as condições dessa solução, se ela é válida ou não e o que aconteceria se os dados do problema fossem alterados. Esse tipo de estudo é chamado de analise de sensibilidade. Ou seja, determinar o quão sensível é a solução após mudanças nos dados.

A analise consiste em pesquisar a estabilidade da solução em busca de possíveis variações dos parâmetros tecnológicos, dos termos independentes e dos coeficientes de lucro e custo, uma vez que esses parâmetros são muito suscetíveis as variações do mercado e da produção.

Na análise de sensibilidade são feitas estimativas otimistas e pessimistas sobre um grupo de variáveis que tem impacto no retorno do investimento. As variáveis que influenciam o Valor Atual Líquido ou Retorno sobre o investimento, tais como participação de mercado, vendas, custos variáveis e fixos entre outras são estimadas atribuindo diferentes valores e estados da natureza. A análise pode ser feita de forma mais simplificada assumindo independência entre as variáveis, isto é, atribui-se valores diferentes a apenas uma variável e mantém as outras constantes ou de forma mais complexa e real assumindo que são interdependentes.

O objetivo da analise é determinar o intervalo de variação dos coeficientes da função objetivo sem que a solução ótima seja mudada. Se as mudanças dos coeficientes forem exageradas, a solução ótima não poderá ser preservada.

Algumas das desvantagens da analise são:

- Precisão de dados;

- Inter-relação de variáveis;

- Montagem de cenários;

- Variabilidade de produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com