TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Requisitos de Sistemas

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

1 - porque é importante a análise de requisitos?

A análise de requisitos é bastante importante, pois ela irá afetar diretamente na construção de seu sistema, é necessário haver um envolvimento e comunicação entre as duas partes bem claros, pois eles que irão ditar o resultado final do produto. Um levantamento de requisitos adequado e bem feito implica em um projeto bem definido, com problemas identificados, "baixo custo", prazos estabelicidos, rico em conclusões e assim atendendo as necessidades do usuário.

2 - qual a técnica mais adequada para elaborar uma análise?

As técnicas de levantamento de requisitos têm por objetivo superar as dificuldades relativas

a esta fase. Todas as técnicas possuem um conceito próprio e suas respectivas vantagens

e desvantagens, que podem ser utilizadas em conjunto pelo analista.

Vai de cada analista escolher a técnica que lhe satisfaça ou que ele possua maior domínio.

Comunicar bem nas formas escrita e verbal e entender o objetivo global do

software desejado é fundamental, para o uso de qualquer técnica.

3 - tabela de técnicas - vantagens e desvantagens

Orientados a ponto de vista - um problema pode ter diferentes tipos de ponto de vista, é necessário identificar os problemas, serviços e entidades que interagem com o sistema. estruturar  e agrupar os pontos de vista, documentar.

etnografia - é a observação do ambiente de trabalho, observando como os usuários se interagem com o sistema, e as tarefas reais são observadas.  o analista dispõe de tempo para observar as atividades do usuário, como utiliza o sistema e como se comporta diante de situações problemáticas.

prototipagem -

entrevista -  Consiste na investigação direta com os clientes e usuários, fazendo entrevistas para coletar suas expectativas. preparada antecipadamente, perguntas objetivas, evitar constrangimento, docuentar os pontos relevantes obtidos, enviar a documentação ao usuário (aprovação final)

questionário -  podendo ser os questionários com perguntas fechadas no qual caiba apenas as respostas sim ou não, ou perguntas abertas, na qual possibilita a descrição segundo o usuário de suas atividades e possíveis problemas, levando em consideração as opiniões expressas do usuário. questãos objetivas

desvantagem, nao há troca de comunicação face a face.

brainstorming - conhecida também como “Tempestade de idéias” essa técnica consiste em coletar idéias, não descartar ou desprezar qualquer tipo de idéia que surja no processo e selecionar a melhor idéia possível podendo ser uma combinação de idéias. obter rapidamente informações, pessoas de níveis diferentes de informação e conhecimento sobre o sistema desejado. um mediador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com