TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Documento de Requisitos - Sistema da Pizzaria

Por:   •  7/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS MONTE CASTELO

DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO

SISTEMAS DE  INFORMAÇÃO

[pic 2]

DISCIPLINA: Análise de Sistemas 1

PROFESSOR: Carla Gomes de Faria

Documento de Requisitos

Sistema da Pizzaria - PizzaNet

São Luís, MA

2022

  1. INTRODUÇÃO

O presente documento demonstra o levantamento inicial de requisitos para um sistema usado numa pizzaria online, por meio do qual os seus clientes possam solicitar pizzas pela internet.

O sistema deve apresentar ícones intitulados Logar, Pizzas, Bebidas, Visualizar Pedido, Sabores mais Pedidos, Pedidos Anteriores, Concluir Pedido e Opinar . Quando o cliente selecionar Pizzas, ele poderá escolher entre os tamanhos que podem ser escolhidos para as pizzas (pequena - 4 pedaços; média - 6 pedaços; grande - 8 pedaços). Ao selecionar o tamanho da pizza, o sistema permite que ele escolha tantos sabores quanto os permitidos pelo tamanho da pizza (1, 2 ou 4). Após escolher os sabores o cliente pode adicionar essa pizza ao pedido, permitindo que o cliente escolha outras pizzas. O valor da pizza é calculado pelo preço do sabor mais caro multiplicado pelo número de pedaços da pizza.

Quando o cliente selecionar Logar, deverá permitir que o cliente se autentique no sistema, o que é necessário para que este possa concluir o pedido. Este módulo solicita ao cliente que informe seu login e sua senha para logá-lo. Caso o cliente não esteja cadastrado, esse módulo deverá permitir que o cliente solicite a execução do módulo autor registrar, onde poderá se cadastrar.

Quando o cliente selecionar Bebidas, deverá apresentar os tipos de bebidas oferecidas (suco, refrigerante, cerveja) e, após a escolha do tipo desejado, o sistema deverá apresentar todas as bebidas do tipo escolhido disponíveis, permitindo ao cliente selecionar e adicionar ao pedido quantas bebidas quiser.

Quando o cliente selecionar Visualizar Pedido, deverá apresentar todos os itens escolhidos pelo cliente (pizzas e bebidas) até o momento, bem como o valor total do pedido, permitindo que o cliente exclua algum item, se assim o desejar.

Quando o cliente selecionar Fechar Pedido, deverá permitir que o cliente conclua o pedido. Nesse processo, o cliente deverá obrigatoriamente se logar, caso ainda não o tenha feito, podendo alterar os seus dados, se desejar, ou se cadastrar no sistema, caso esta seja a primeira vez em que o cliente realiza o pedido. O sistema deverá executar o Visualizar Pedido para apresentar os itens escolhidos pelo cliente. Em seguida o sistema deverá apresentar o endereço de entrega (que poderá ser modificado), o tempo de preparo (levando em consideração o item mais demorado) e o tempo médio de entrega, solicitando confirmação. Caso o cliente confirme o pedido, o sistema o marcará como concluído e dará baixa no estoque em todos os itens necessários a execução do pedido, incluindo os ingredientes necessários à produção de cada pizza.

Quando o cliente selecionar Sabores mais Pedidos, deverá apresentar os sabores de pizzas mais solicitadas, como sugestão ao cliente.

Quando o cliente selecionar Pedidos Anteriores, deverá apresentar uma lista de todos os pedidos já solicitados pelo cliente, permitindo que este solicite novamente um pedido já realizado, podendo realizar modificações no novo pedido, se assim o desejar.

Quando o cliente selecionar Opinar, só poderá ser utilizado caso o cliente tenha se logado. Esta opção deverá permitir que o cliente dê a sua opinião sobre o atendimento, referindo-se tanto a qualidade da pizza como da entrega.

Durante o registro do pedido, o sistema deverá salvar também todos os seus itens, ou seja, as pizzas e as bebidas solicitadas.

Um cliente poderá realizar muitos pedidos, mas um pedido será exclusivo de um cliente.

Cada pedido deverá armazenar, entre outras informações, a data e a hora em que o pedido foi feito e a hora provável da sua entrega, calculada de acordo com o tempo de preparo da pizza mais demorada e o tempo médio de entrega na cidade.

Um pedido deverá ser composto de no mínimo um item, podendo conter muitos itens. Cada item é relativo a uma pizza ou bebida, independente da quantidade.

Existe uma grande quantidade de sabores, e cada sabor tem um valor específico. No entanto, caso o cliente opte por pedir uma pizza com mais de um sabor, o valor desta será calculado pelo sabor mais caro multiplicado pelo número de pedaços da pizza.

Cada pizza consome diversas quantidades de diversos itens de estoque. Sempre que uma determinada pizza for produzida, essas quantidades devem ser diminuídas de seus respectivos itens de estoque.

Quando qualquer pedido for entregue deverão ser conferidos os produtos e as quantidades solicitadas.

Cada pedido é produzido por um funcionário específico podendo ser entregue pelo mesmo ou por outro funcionário. Deverá haver uma opção aos clientes darem sua opinião sobre a qualidade do pedido e rapidez da entrega, bem como outras sugestões. O cliente só pode opinar sobre o seu pedido.

Sempre que um item de estoque estiver com sua quantidade abaixo ou perto da quantidade mínima, deverá ser montado um pedido para um fornecedor que venda este tipo de produto.

A empresa necessita de relatórios que permitam saber quais sabores são os mais pedidos e em que épocas do ano ou dias da semana, para ter uma expectativa de consumo, oferecer promoções e antecipar compras de produtos de estoque.

A empresa necessita também de relatórios que informem quais clientes que mais consomem e em quais bairros se encontram esses clientes.

A empresa precisa saber ainda qual o consumo médio diário de cada produto, para ter uma base das quantidades a serem pedidas de cada item específico. Por exemplo, dois itens de uma mesma pizza podem consumir quantidades de itens de estoque diferentes.

  1. REQUISITOS DE HARDWARE E SOFTWARE

A tabela 1 apresenta as configurações mínimas de hardware exigidas para o sistema da pizzaria.

Tabela 1: Configurações Mínimas de Hardware para o Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com