TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo Logica e Java Alunos

Por:   •  8/10/2018  •  Monografia  •  10.913 Palavras (44 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 44

Aprendendo lógica e Java

1: Java

Linguagem de programação orientada a objetos projetada para poder ser executada em diferentes plataformas e sistemas operacionais.

Desenvolvida pela Sun Microsystems  onde possui características semelhantes  à linguagem de programação C++ em sua modelagem e inclui recursos especiais que o tornam ideal para programas na Internet. Com Java é possível colocar gráficos interativos e outros efeitos especiais em páginas da Internet utilizando Applets (Mini programas (scripts) que utilizam uma interface de entrada e/ou saída com o código intermediário Java que é executado pelo browser).

Um pouco da história de Java™

Inicialmente foi desenvolvida para programar chips de aplicativos de consumo (Projeto Green), tais como controles de TV,telefones, geladeiras, fornos de microondas, etc.

A equipe liderada por James Gosling da Sun, inicialmente utilizou C ou C++, descobriu que a linguagem não se adequava ao projeto. Como resultado, em 1990, Gosling começou a projetar uma nova linguagem (Oak). O nome teve que ser mudado, pois  já existia o registro do mesmo.

O projeto avançou, mas o mercado decepcionou e a Sun decidiu redirecionar o rumo do projeto investindo no ramo da TV interativa. O programa durou dois anos e consumiu milhões de  dólares.

Consistia no desenvolvimento de um protótipo de controle para TV interativa, usando uma linguagem desenvolvida especialmente para este fim. Quando o projeto finalmente foi apresentado em 1993, descobriu-se que o mercado de TV interativa não existia, sem previsão de implantação.

O financiamento do projeto estava para ser cortado quando a equipe foi transferida para outros projetos. Então a Sun decidiu abandonar o hardware do projeto, e focar o seu desenvolvimento na Web. A partir daí, a equipe trabalhou em um ritmo alucinante e em segredo até liberar a primeira versão Alfa da linguagem, em maio de 1995.

Fonte:  "Java 1001 dicas de programação" Mark C Chan, Steven W.Griffith e Anthony F.Ias

Características Importantes

  • Orientada a Objetos: com exceção de seus tipos primitivos, tudo em Java são classes ou instâncias de uma classe. Oferece mecanismos de abstração, encapsulamento e hereditariedade.
  • Independente de Plataforma: a utilização de uma Máquina Virtual Java (JVM) permite que os programas possam ser executas em qualquer arquitetura.
  • Ausência de ponteiros: não permite a manipulação direta de endereços de memória (como na linguagem C) e nem exige que os objetos criados sejam destruídos. Possui mecanismo de garbage collection. (lixeira)
  • Performance: levando em conta que é uma linguagem interpretada, possui uma performance razoável. Para superar algumas limitações, várias JVM dispõe de compiladores JIT que compilam os bytecodes para código nativo durante a execução.

2-Estrutura Sequencial

Num Algoritmo aparecem em primeiro lugar às declarações, seguidas por comandos que deverão ser executados numa seqüência linear, seguindo-se o texto em que estão escritos, de cima para baixo.

Exemplo 2.1:

Este programa escreve “Unip. Ciência da Computacao” na tela:

Algoritmo

   Escreva “Unip. Ciência da Computacao”

fim algoritmo

Java:

// Primeiro programa Java      linha de comentário

public class CComp {  

    public static void main(String[] args) {  (static void main)  Indica que o método deve ser compartilhado por todos os objetos criados a partir desta classe     **** string[] args  Vetor de strings que recebe os argumentos passados ao programa

// (System.out.)  Objeto de saída padrão. Esta classe faz parte do pacote java.lang, que é importado automaticamente em todo programa Java **** (println) Função do Java para escrever no formato texto

      System.out.println("UNIP - Ciencia da computacao !");

      System.out.println("ELM - Estudo da Linguagem de Montagem.");

    }

}

O nome do arquivo .java deve ser idêntico ao nome da classe public, tanto na ortografia quanto nas letras maiúsculas e minúsculas. Java é CASE SENSITIVE!

Salvar o arquivo com o nome da classe e extensão .java. Ex.: class CComp, arquivo CComp.java

Exemplo 2.2:

Este programa lê duas variáveis inteiras, A e B e mostra o somatório das duas em C.

Algoritmo

   declare A,B,C inteiro

   leia A,B

   C  A+B

   escreva C

fim algoritmo

Java  

public class somaabc {

public somaabc() {

   }

   

    public static void main(String[] args) {

            int a,b,c;

            a = 10;

            b = 20;

            c = a + b;

            System.out.println (" O valor de A e "+ a +", e B e "+ b );

            System.out.println ("O somatorio de A + B e : "+ c );

    }

}

Exemplo 2.3:

Faça um algoritmo que converta dias(inteiro) em anos(decimal).

Algoritmo

  declare dia,ano decimal

  escreva “Entre com o numero de dias(valor inteiro):”

  dia500 

  anodia/365,25 (Obs.: 1 ano tem 365 dias e 8 hs = 0,25 dia)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (221.6 Kb)   docx (597.4 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com