TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo inteligência: manual de instruções do cérebro para alunos em geral

Por:   •  25/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO AGES

COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

Nome do aluno

Aprendendo inteligência: manual de instruções do cérebro para alunos em geral

Fichamento apresentado no curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Cálculo I no 03º período, sob orientação do Prof.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO VALOR PONTUAÇÃO

Objetividade. 2,0

Reprodução das informações significativas. 3,0

Capacidade de elaboração de síntese. 2,0

Respeito à norma culta e a ABNT. 3,0

Total 10,0

Paripiranga

Março de 2017

BIBLIOGRAFIA

PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo inteligência: manual de instruções do cérebro para alunos em geral. 2. ed. rev. São Paulo: Aleph, 2008. (Coleção neuropedagogia; vol. 1)

TEXTO DISSERTATIVO

No livro aprendendo inteligência, o autor Pierluigi Piazzi demonstra por meio de exemplos e de situações bem comuns, como aproveitar melhor o tempo de estudo e também ressalta os erros mais comuns quanto a forma que desenvolvemos o nosso método de aprendizagem, nos mostrando também como não cometer esses erros e como corrigi-los, caso estejamos cometendo algum deles, ao mesmo tempo em que nos ensina como sermos mais inteligentes.

Sabe-se que para poder viver bem e ter uma boa qualidade de vida é necessário que o indivíduo esteja inserido no mercado de trabalho, todavia, no início de sua obra, Piazzi (2008) ressalta que o mercado de trabalho nos dias atuais quer profissionais com inteligência, cultura e criatividade, porém isso não ocorre com grande frequência em consequência de os profissionais terem apenas títulos e diplomas, mas não têm inteligência, estudaram, mas não aprenderam como deveriam.

“ [...] não estude mais, mas sim estude melhor! Estudando melhor, você irá se tornar cada vez mais inteligente, mais criativo, mais culto. As boas notas e os diplomas serão uma consequência e não uma finalidade. ” (p.23)

O modelo de estudo de muitos alunos está baseado no famoso “ctrl+c” e “ctrl+v”, os mesmos não procuram estudar para realmente aprender, estudam somente para obter boas notas nas provas e para satisfazer a vontade da família e escola, as quais são grandes incentivadoras deste método de estudo, aconselhando a estudar cada vez mais, porém, aprendendo menos.

Muitos estudantes em busca de uma boa nota, porém com pouca qualidade em seu estudo, acaba deixando para estudar para as suas avaliações em cima da hora, pois desta forma não dará tempo de esquecer. Este método é bastante utilizado, porém, as informações obtidas desta forma serão armazenadas temporariamente e logo após a avaliação o seu cérebro não armazena as informações.

Piazzi (2008), afirma que o nosso cérebro funciona como um computador no qual o sistema límbico atua como a memória RAM (Memória de Acesso Não Sequencial), e nosso Córtex seria o HD, responsável pela memória de longo prazo. As memórias que armazenamos durante o dia, geralmente são “salvas” primeiramente na memória RAM, e após isto as mesmas deveriam ser transportadas para o nosso HD.

Geralmente as memórias de curto prazo são deletadas após o sono. Para que isso não aconteça, Piazzi (2008) aconselha que, “as aulas do dia devem ser estudadas no mesmo dia, antes que se passe de uma noite de sono” (p.43). Utilizando este método ele está avisando ao seu cérebro que ele deve armazenas aquelas informações, pois as mesmas são importantes.

Durante as aulas que são ministradas, muitos alunos se atém somente em entender o assunto, porém, o que realmente é importante é aprender. Certo, durante a aula você vai entender o assunto, mas para aprender é necessário que se pratique no momento em que estiver sozinho e que não haja distrações, e que sempre esteja escrevendo o que for de importante, para que assim os pontos chaves sejam fixados, inclusive durante uma noite de sono. Desta forma você irá estudar pouco, mas com qualidade e sem dúvida o que aprendeu ficará guardado para sempre. PIAZZI (2008).

Ao praticar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com