TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem de Lógica e Algoritmos: Experiência com Alunos do Fundamental nível I.

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.411 Palavras (10 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 10

Aprendizagem de Lógica e Algoritmos: Experiência com Alunos do Fundamental nível I.

Alexsandro Goes Ribeiro¹, Raimunda Michelli do Nascimento¹, Deciola F. Sousa¹.

Icibe - Instituto Ciber Espacial – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Caixa Postal 917 – 66.077-530 – Belém – PA – Brasil

{michelli.85, alexsandro.goes}@hotmail.com, deciola.sousa@ufra.edu.br

Abstract.The presented work is to describe a lived experience through a workshop conducted with elementary school students at a school level I network publishes Bethlehem through PIBID (Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship), with the goal of putting students into logic and Algorithms for use in understanding and disciplines. We started the presentation logic, making use also of interdisciplinary work where the Portuguese and Mathematics disciplines seeking to develop logical thinking of students, as well as stimulate learning Portuguese and mathematics. Exercises at printed paper and own school computers were worked.

Resumo. O trabalho artigo descrever uma experiência vivida através de um curso realizada realizado com alunos do 5º ano do ensino fundamental nível I de uma escola da rede publica pública de Belém, através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), com objetivo de inserção dos alunos em Lógica e Algoritmos para a compreensão e uso em disciplinas. Demos inicioO curso a apresentação deapresentou a lógica , fazendo uso da interdisciplinaridade, onde também trabalhamos se trabalhouas disciplinas Português e Matemática buscando o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos , assim como também estimular o aprendizado de português e matemática. Foram trabalhados exercícios em papel impresso e em computadores próprios da escola.

Introdução

As tecnologias surgiram ora para auxiliar o homem em muitas tarefas diárias. Hoje, muitas delas são quase que indispensáveis no dia a dia. Recentemente vemos um grande avanço no uso das tecnologias ou as famosas Tic’s(Tecnologiasfamosas Tecnologias da Informação e comunicação)(Tic’scomunicação(Tic’s) contribuindo com o processo de aprendizagem, principalmente o uso da informática fazendo de forma que as aulas sejam mais interativas e participativas. Claro que devemos ter certos cuidados quando fazemos uso dessas tecnologias, pois devemos fazer o uso de forma correta e principalmente manter o foco e objetivo .

Mas e a maior duvidadúvida: é Ccomo podemos trabalhar com o auxilio auxílio das Tic’s de forma que o aluno não perca a atenção e conseguir números expressivos de resultados. Primeiramente devem-se usar os aplicativos corretos conforme disciplina e também conforme a idade dos alunos e um ponto considerado importante para os especialistas: não deixar que as tecnologias tomem conta, pois o professor tem papel fundamental sempre tendo que fazer intermédios quando se fizer necessário. Lembremos que as Tic’s vieram para auxiliar e não substituir o professor em sala de aula. Mas é importante que os próprios professores tenham uma formação de como e quando usar esse material de auxilio.

A experiência vivida com alunos do 5º ano de uma escola da rede publica pública de Belém, as Tic’s usadas foram a informática. A escola parceira tem laboratório próprio com sistemas operacional livre o que facilitou o uso de nosso aplicativo de programação considerado para nós da área de computação um editor de algoritmo: O Portugol .

O objetivo do artigo é apresentar o projeto “Lógica e Algoritmo” como uma proposta pedagógica que contribuirá para o desenvolvimento dos alunos de forma interdisciplinar, visando à prática de mudanças no sistema de ensino.

O artigo está estruturado da seguinte maneira na seção 2 é apresentada conceitos relacionados a aprender através do raciocínio lógico, na seção 3 o método aplicado, os resultados e as discussões são apresentados na seção 4 e a seção 5 apresenta as considerações finais e os agradecimentos.

Desenvolvimento do Raciocínio Lógico.

Dentre as teorias que contribuíram para o uso do Raciocínio Lógico se tornar uma proposta metodológica - com base científica - para a educação matemática, destaca as contribuições de Piaget e Vygostsky. Mesmo com algumas divergências teóricas, estes autores defendem a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. A principal questão é a que separa os enfoques cognitivos atuais entre o desenvolvimento e a concepção de aprendizagem. Segundo Piaget, a atividade direta do aluno sobre os objetos do conhecimento é o que ocasiona aprendizagem - ação do sujeito mediante o equilíbrio das estruturas cognitivas, o que sustenta a aprendizagem é o desenvolvimento cognitivo .

O raciocínio lógico-matemático é uma das pesquisas e reflexões de Piaget e trata-se da relação lógica da criança com o meio. Na construção das estruturas da inteligência, o meio desempenha um importante papel pelas condições que oferece a partir do nascimento, e que são essenciais não só no que diz respeito ao ritmo, como também ao acabamento das construções intelectuais que prolongam as construções orgânicas .

Piaget fala sobre a noção de número que compõem três conceitos básicos: O de conservação, ou seja, a compreensão de que a quantidade permanece a mesma, ainda quando sua aparência é modificada (invariância do número); o de seriação, isto é, a compreensão de uma ordem implícita nas relações entre os elementos; o de classificação, ou seja, a inclusão de um elemento num outro mais amplo que o contenha .

Como vimos a criança trás para a escola uma série de experiências vividas no meio ao qual vive e se socializa e a partir delas, elabora seu saber lógico-matemático que está presente sem que a criança se dê conta disso.Cabe ao professor desenvolvê-los, criando situações que envolvam conceitos lógico-matemáticos adquiridos ou não. As atividades propostas deverão propiciar a criança situações para que ela pense, crie, e descubra como os conceitos lógico-matemáticos são utilizados na vida prática.

A educação infantil torna-se lugar onde os interesses e as necessidades, assim como, o tempo próprio de cada criança para a construção dos seus conceitos, são percebidos, valorizados e instigados. A Matemática, mais do que uma simples área do conhecimento, geralmente é um modo de pensar, e quanto mais cedo for trabalhada com crianças, mais cedo elas adquirirão bases

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com