TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação e conceitos básicos a internet

Seminário: Apresentação e conceitos básicos a internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Seminário  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

Apresentação e Conceitos Básicos

Internet

A Internet é uma rede anárquica que interliga os que computadores a ela se conectam pelo no mundo. Para atingir tal objetivo foi desenvolvido um padrão de comunicação denominado Protocolo que atende pelas siglas TCP/IP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão e Internet Protocol - Protocolo de Internet).

A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria na década de 1960 com a finalidade de proteger as informações das Forças Armadas Americanas que temiam que um ataque pudesse fazer com que perdessem suas informações e os colocassem em risco de sobrevivência.

O ataque nunca ocorreu mas com a estruturação de tal idéia através da ARPANET foi criada provavelmente uma das maiores invenções de todos os tempos que até o presente momento não conseguimos mensurar detalhadamente seus benefícios.

Internet no Brasil

Até recentemente, no Brasil, o acesso à Internet era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não-comerciais.

A partir de 1995, surgiu a oportunidade para que usuários fora das instituições acadêmicas também obtivessem acesso à Internet e que a iniciativa privada viesse a fornecer esse serviço. Isto significa que haverá cada vez mais computadores brasileiros, fora das instituições de ensino, ligados à Internet, e que um vasto leque de aplicações surgirá a curto prazo.

Com o passar do tempo surgiram outros conceitos de estruturação de redes de forma semelhante a Internet como a Intranet onde uma empresa disponibiliza informações para seus funcionários ou clientes mas de forma restrita como uma rede própria dela. Tivemos a evolução deste conceito para as redes Extranet onde através de uma conexão de Internet o usuário poderá acessar a Intranet da empresa de qualquer parte do planeta isto tudo de forma planejada e o mais segura possível.

Navegador

Um navegador, também conhecido pelos termo browser ou web browser, é um programa de computador que permite a seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet notadamente pelo protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de HiperTexto).

Site

No mundo virtual, é um lugar cuja porta de entrada é sempre sua Home Page. Um conjunto de páginas da Web que façam parte de um mesmo endereço de internet. A idéia de site está relacionada à idéia de local, o que na verdade é um tópico complexo em se tratando de um espaço virtual criado por uma rede distribuída que lida com hiperdocumentos. A maneira mais simples de entender o conceito de site é pensar que um site corresponde a um hiperdocumento, com todas suas imagens, vínculos e referências, mesmo que esse hiperdocumento possa ter, potencialmente, o tamanho e a complexidade de uma grande enciclopédia.

Home Page

Trata-se da página inicial de qualquer endereço eletrônico quer seja uma empresa, uma entidade de governo ou um particular. Quando se fala em entrar em um Web site estamos querendo dizer que deve-se acessar a página principal de uma determinada organização ou pessoa. Resumindo muitas pessoas usam o termo para indicar qualquer página da Web.

HTTP

É o protocolo de comunicação entre um cliente e um servidor www. A sigla HTTP é encontrada nos endereços de páginas Web (os URLs) seguida de ://. Ela informa ao servidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com