TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps 2° Semestre Criptografia e Descriptografai

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.546 Palavras (15 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Ciência da computação

                             

 

 

 

APS-Atividades Práticas supervisionadas 

 

 Criptografia e Descriptografia 

 

2ªSEMESTRE 

 

 

  

ÍNDICE 

 

1.1 INTRODUÇÃO......................................................................................3

1.2 OBJETIVO DO TRABALHO.................................................................4

1.3 O QUE É CRIPTOGRAFIA ...................................................................5

1.4 CHAVES.................................................................................................7

1.5 ESTRUTURAÇÃO, FUNDAMENTOS E CONCEITOS...........................11

1.6 BENIFÍCIOS ..........................................................................................14         

1.7 PROJETO (ESTRUTURA) DO PROGRAMA.......................................16

1.8 APRESENTAÇÃO DO SITE (COMPUTADOR)....................................20

1.9 BIBLIOGRAFIA.....................................................................................25

2.1 FICHA DE ATIVIDADES PRÁTICAS....................................................26

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre criptografia, mais concretamente de como funciona um programa de criptografia e descriptografia.

Criptografia é o estudo da aplicação de técnicas para comunicação e armazenamento seguro de dados em sistemas computacionais, a palavra Criptografia vem do grego “Kryptós”, “oculto” e “Graphein”, “escrita”, portanto “escrita oculta (ou secreta)”.

É objetivo deste trabalho explicar como funciona um software de criptografia, e como você pode obter milhares de resultados diferentes, e todos eles bastantes funcionais.

1.2 OBJETIVO DO TRABALHO

O objetivo deste trabalho é mostrar como funciona o método de criptografia e como ele é eficiente e altamente seguro. Como hoje estamos cada vez mais conectados, cada vez mais precisamos de ume certa privacidade, na hora de trocar mensagens, imagens, áudios, vídeos e muito mais outras formas de trocar informações.

  1.  O QUE É CRIPTOGRAFIA?

Criptoanálise é o processo de transformação de dados cifrados (encriptados) em dados legíveis (decriptados) sem que se conheça a chave de encriptação. Portanto, trata-se de “quebrar” a encriptação dos dados para obter acesso ao conteúdo das mensagens, porém com o intuito de descobrir falhas nos algoritmos para torná-los mais seguros, validá-los ou descartá-los.

Todos têm segredos, e alguns têm mais do que outros. Quando for necessário transmitir esses segredos de um ponto para outro, é importante proteger a informação enquanto estiverem em trânsito. A criptografia apresenta vários métodos para proteger estas informações.

A criptografia, palavra originalmente formada pela junção de duas palavras gregas (Kryptós = oculto e Graphein = escrita, ou seja, escrita oculta), é uma área de estudo da Matemática que estuda princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra, que seja ilegível. Logo, o conteúdo original só pode ser lido por quem possuir a “chave secreta” ou “chave de segurança”, o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado.

Ao processo de transformar uma mensagem em outra, escondendo a informação original e tornando o texto praticamente oculto, damos o nome de cifrar. E ao texto resultante do processo de cifragem, chamamos de mensagem cifrada. Sendo o processo inverso, o de retornar a mensagem para a forma original, tornando a informação compreensível, chamado de decifragem.

A criptografia é o elemento básico da segurança de dados e é a maneira mais simples e importante de garantir que as informações de um sistema de computador não possam ser roubadas e lidas por alguém que queira usá-las para fins nefastos.

O uso de criptografia não é algo novo, estudiosos confirmam que os primeiros usos conhecidos foram encontrados em hieróglifos irregulares encontrados em monumentos do Antigo Império do Egito, ou seja, cerca de 4500 anos atrás já se usava a criptografia. Mas ela tornou-se mais popular recentemente sendo mais amplamente empregada com o aumento do uso da Internet.

Atualmente, a criptografia é empregada até mesmo nos apps mais simples. Como é muito simples hacker suas informações online, a criptografia e outros tipos de encriptação são as melhores ferramentas disponíveis para proteger suas informações.

O Secure Sockets Layer (SSL) é um protocolo de criptografia comum usado no comércio eletrônico. Quando alguém faz uma compra pela Internet, esta é a tecnologia que o comerciante usa para se certificar de que o comprador pode transmitir com segurança suas informações de cartão de crédito. Usando este protocolo, o computador e o computador do comerciante online concordam em criar um tipo de “túnel” privado através da Internet pública. Este processo é chamado de “aperto de mão”. Quando um URL em um navegador da Web começa com “https” em vez de “http”, é uma conexão segura que está usando o SSL.

1.4 CHAVES

Uma chave é um valor matemático que determina como uma mensagem em texto plano será criptografada para produzir um texto cifrado, e ela também é necessária para que possamos recuperar os dados de forma segura. Temos Texto plano, puro, simples que são dados não-encriptados (texto cifrado).

A primeira vista ela até pode parecer complicada, mas para usufruir dos benefícios que proporciona você não precisa estudá-la profundamente e nem ser nenhum matemático experiente. Atualmente, a criptografia já está integrada ou pode ser facilmente adicionada à grande maioria dos sistemas operacionais e aplicativos e para usá-la, muitas vezes, basta a realização de algumas configurações ou cliques de mouse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com