TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura de Redes

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS[pic 1]

ARQUITETURA DE REDE

Fernando César

Layze Costa Ribeiro

TEIXEIRA DE FREITAS – BA

ABRIL/2013


FERNANDO CESAR

LAYZE COSTA[pic 2]

ARQUITETURA DE REDES

Trabalho apresentado ao professor Gean Gava, da disciplina Arquitetura de Redes, da turma de Ciência da Computação, 7º período.

TEIXEIRA DE FREITAS – BA

ABRIL/2013


SUMARIO

INTRODUÇÃO        04[pic 3]

DESENVOLVIMENTO        05

CONCLUSÃO         08

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS        09


INTRODUÇÃO

Cabeamento estruturado trata da padronização das e interfaces e meios de transmissão.

O projeto de cabeamento estruturado tem que visar a ampliação do mesmo como a sua futura modernização com o menor gasto de investimento como também de tempo, permitindo assim uma ampliação com a menor paralisação da rede ou nenhuma.

Para tal eficiência são criado vários padrões distâncias, topologias, pinagens, interconectividade e transmissão, permitindo.

O projeto permite que a estrutura montada transmita os mais diferentes tipo de dados pela sua rede, de vídeos dados telefônicos, etc.


DESENVOLVIMENTO

Subsistemas

O cabeamento estruturado é baseado em seis subsistemas:

Entrada do prédio: ponto do prédio onde há a conexão com o mundo externo.

Salas de equipamentos: sal contendo equipamentos que serão usados pelos usuários, tais como servidores. Apesar de o termo ser "sala" em muitos casos é implementado na forma de um rack ou armário.

Salas de telecomunicações: sala contendo equipamentos que farão a conexão entre o cabeamento de backbone e o cabeamento horizontal, tais como os hub e switches, além de dispositivos organizadores de cabos chamados de patch panels. Apesar de o termo ser "sala" em muitos casos  é implementado na forma de um rack ou armário e por isso alguns autores preferem chamar estes subsistemas de "armários de telecomunicação" em vez de "salas". É também possível termos a sala de telecomunicação e a sala de equipamentos implementadas em um mesmo  rack ou armário.

Cabeamento de Backbone: cabeamento usado na conexão entre a entrada do predio e as salas de equipamentos e de telecomunicações. Tradicionalmente o cabeamento do backbone utiliza um sistema com maior velocidade do que o cabeamento horizontal.

Cabeamento horizontal: cabeamento usado na conexão entre as salas as salas de telecomunicação e as tomadas de rede. Por padrão esse cabeamento, quando usado par trançado, tem um limite de 90 metros de comprimento. Como o cabo par trançado pode ter um máximo de 100 metros  de comprimento, é dado uma folga de 10 metros para ser usado pelo cabo que ligará o computador à tomada de rede e pelo menos cabos presentes na sala de telecomunicações.

Componentes da área de trabalho: componentes que ligam a máquina do usuário à rede, o que tipicamente inclui uma tomada de rede um cabo. O tamanho máximo sugerido para este cabo é de três metros.

Componentes

Racks e Armários

Racks e Armários possuem uma largura padrão e são usados para a instalação de periféricos tais como hubs, swithes, roteadores bem como servidores. Em redes caseiras ou de pequenos escritórios tais periféricos usam um tamanho reduzido, diferente do padrão usado em redes maiores, visto que com eles você não irá utilizar o cabeamento estruturado.

O rack é "aberto", enquanto que o armário é "fechado". O armário pode ter ou não uma porta, e esta pode ser inteira solida, pode ser graneada para melhor ventilação ou pode ter janela de vidro.

Além dos switches, roteadores, pach panels e gabinetes para servidores, existem vários outros equipamentos voltados a  racks e armários, tais como:

Tomadas de força para alimentação de todos os equipamentos instalados no rackou armário;

No-breaks e filtros de linha profissionais;

Monitor e video LCD e gaveta contendo teclado para quando é necessário o acesso local ao(s) servidor (es) localizado(s) no rack ou armário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com