TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura de Redes de Computadores

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

Centro Universitário Carioca – Unicarioca

Arquitetura de Redes de Computadores

Atividade Supervisionada 2016.1

LEIA COM ATENÇÃO!

  1. INTRODUÇÃO

Caro aluno,

A Atividade Supervisionada é um instrumento de avaliação que permite ao aluno ter a possibilidade de desenvolver um trabalho multidisciplinar, visando o desenvolvimento de competências diversas relacionando a teoria à prática.

Alguns dos objetivos são fazer com que o aluno observe e entenda que a elaboração de um trabalho acadêmico não é “mais uma avaliação para ganhar pontos”, e nem acreditar que uma simples busca de textos na internet na base do “copia e cola” irá “resolver seu problema”.

Todo indivíduo precisa buscar desenvolver competências multidisciplinares, partindo dessa consciência, os objetivos e os critérios da Atividade Supervisionada visam fazer com que o aluno relacione o assunto em pauta da sua formação, com outros elementos que incluam as competências e as habilidades da educação básica e da profissionalizante.

  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo geral dessa Atividade Supervisionada (AS) é:

Elaborar um trabalho escrito estruturado em formato acadêmico, que será fruto de pesquisa e adequação ao tema e critérios propostos.

  1. TEMAS PROPOSTOS

Os temas propostos são os seguintes:

Tema 1: Protocolo TCP

Tema 2: Protocolo IP

Tema 3: Gerenciamento de Redes e Sistemas

  1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  1. Quanto ao conteúdo (VALOR: ATÉ 2,4 PTS)

Para melhor compreensão do conteúdo a ser abordado, os critérios a seguir estão representados na forma de perguntas. NOTE QUE AS PERGUNTAS NÃO DEVEM SER RESPONDIDAS DIRETAMENTE (não é um questionário), mas sim DENTRO DO DESENVOLVIMENTO DO TEMA, que ficará a critério do autor, incluindo transformar cada questão em tópico se seção, criar tópicos de seção que abordem as perguntas, etc.

Tema 1: Protocolo TCP

  1. Quais as origens e quais as funções do TCP?
  2. Qual é o princípio de funcionamento e a estrutura do segmento TCP?
  3. Operação: quais os estados de uma conexão? O que é Three-Way Handshake? O que é reserva de recursos? Como é realizado o ordenamento de pacotes no receptor? Dentre as existentes, qual é o tipo de estratégia de retransmissão de pacotes         (ARQ) usada pelo TCP?
  4. O que é controle de congestionamento? O que são: Janela deslizante, Máximo Comprimento De Segmento (MSS), Round-trip Time (RTT), Timeout, Detecção de Erros, Slow Start, Incremento Aditivo/Decremento Multiplicativo (AIMD)? O que são algoritmos de anulação de congestionamento e alguns exemplos de algoritmos?
  5. O que são portas TCP? Quais categorias e exemplos de aplicações? Qual denominação da interface entre a camada de aplicação e a camada de transporte?
  6. Qual o conclusão do tema com relação ao assunto abordado e com relação ao ponto de vista dos criadores/inventores e dos consumidores?

Tema 2: Protocolo IP

  1. O que é a suíte de protocolos para internet? Quais suas origens e aplicabilidades?
  2. O que são IPv4 e IPv6? Quais os princípios básicos de funcionamento?
  3. O que são as funções de construção de datagramas e endereçamento IP?
  4. O que são protocolos de roteamento? O que são algoritmos de vetor de distância, estado de enlace e estado de enlace otimizado?
  5. O que são que quais as funções do IPSec, ICMP, IGMP?
  6. Qual o conclusão do tema com relação ao assunto abordado e com relação ao ponto de vista dos criadores/inventores e dos consumidores?

Tema 3: Gerenciamento de Redes e Sistemas

  1. Qual é a definição a aplicabilidades da gerência de redes?
  2. Quais as funções e definições de cada uma das funções da gerência de redes (gerência de configuração, gerência de falhas, gerência de desempenho, gerência de segurança, gerência de contabilização)?
  3. O que é e como é o funcionamento do SNMP? Quais outros tipos de protocolos e especificações para gerência de redes?
  4. Quais sistemas e funcionalidades da infraestrutura de redes podem ser gerenciados (servidor, roteador, serviços, desempenho, configurações, falhas, máquinas virtuais, portas de switches, wireless, impressora, VoIP, banco de dados, aplicações java, mapeamento da rede, banda disponível, endereços IP, etc)?
  5. Quais exemplos de aplicativos podem ser usados no gerenciamento de redes?
  6. Qual o conclusão do tema com relação ao assunto abordado e com relação ao ponto de vista dos criadores/inventores e dos consumidores?

ATENÇÃO: ESSE TRABALHO NÃO É UM TUTORIAL DA INTENET, ARTIGO DE REVISTA OU CTRL+C/CTRL+V SOBRE OS TEMAS!!!!!

  1. Quanto à organização/formatação (VALOR: ATÉ 0,8 PTS)

Este relatório deve ser formatado considerando os PADRÕES DE ORGANIZAÇÃO E FORMATAÇÃO ACADÊMICOS. A biblioteca da Unicarioca possui instruções sobre a formatação para monografias, disponíveis em:

http://ava.unicarioca.edu.br/graduacao/mod/forum/view.php?id=39

Nesse trabalho, serão considerados OBRIGATORIAMENTE os seguintes elementos de formatação e organização:

- Organização:

Capa, contracapa, índice, lista de figuras, itens e sub-itens (no mínimo introdução, desenvolvimento, conclusão), referências bibliográficas.

- Formatação:

Largura das margens, tipo e tamanho da fonte, etc.

4.2.1 Particularidades quanto à organização

- Introdução

Contém uma breve descrição do objetivo do trabalho e como ele está organizado.

- Parte principal do assunto

Dividida em itens e subitens, se necessário; conforme o tema abordado, é comum iniciar-se por um breve histórico (p.ex., se o tema for sobre HDs, um breve histórico desde o surgimento do primeiro dispositivo, etc); em seguida os tópicos vão se sucedendo da parte básica até o final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com