TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquivos físicos nas instituições publicas e privadas

Por:   •  30/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 5

Tema

Arquivos físicos nas instituições publicas e privadas em Moçambique

Titulo

Gestão de ficheiros físicos em digitais com integração da estrutura de blockchain e Aprendizagem de Maquina

Introdução

Vivemos em uma era digital onde o conhecimento e troca de informação são feitas com maior eficiência e rapidez. Através do acesso a internet barreiras são desfeitas, permitindo que pessoas se reúnam em lugares virtuais. (GANDINI; SALOMÃO; JACOB, 2001).

Com toda essa informação é necessário garantir a validade na troca de informações e a assinatura digital, é utilizada para garantir a credibilidade, confiança e segurança as comunicações e negócios ligados a um ambiente virtual como a Internet, oferecendo eficiência e rapidez. A assinatura digital contribui de forma positiva para que empresas que armazenam milhares de documentos físicos possam digitalizar os mesmos, garantindo a sua validade e credibilidade através de assinaturas digitais (MENKE, 2003).

A assinatura digital é baseada na criptografia assimétrica ou criptografia de chaves públicas que consiste no uso do par de chaves, pública e privada, uma utilizada pelo remetente e outra pelo receptor da mensagem, e é sobre este conceito que se baseia uma assinatura digital. Este par de chaves é gerado por programas de computador ou hardware e as chaves atuam em conjunto. Tudo que é cifrado pela chave pública, só pode ser decifrado pela chave privada correspondente e vice versa. Uma assinatura digital é feita através do uso da chave privada e a verificação é com o uso da chave pública. Somente a chave pública correspondente aquela chave privada poderá interpretar corretamente a assinatura (STALLINGS, 2008).

Para agregar mais segurança ao processo de assinatura, é necessário garantir que a chave privada utilizada para assinar pertence ao assinante. Um certificado digital é o elemento que garante esta autenticidade, porque um certificado é assinado por uma terceira parte confiável, a qual comprova o vínculo entre o assinante e sua chave pública. Na prática, o certificado digital, que contém a chave pública do assinante, é enviado juntamente com a assinatura, desta forma é possível verificar a assinatura e atestar a autenticidade bem como a validade desta informação.(NAKAMURA; GEUS, 2007)

O mundo da praticidade e da agilidade tem cada vez mais substituído o uso do papel como forma de registrar, armazenar e transmitir informações ou dados. (Gandini, Salomão e Jacob; 2001)

Hash é uma sequência de bits geradas a partir de uma função, em geral representada em base Hexadecimal. Tem o objetivo de assegurar que determinado documento é único, pois é diferente para cada documento electrónico. E difundido em diversos softwares onde se deseja garantir a unicidade de um documento e sua não adulteração. (PFLEEGER, 1997).

Carimbo do Tempo é um documento electrónico emitido por uma entidade confiável, que serve como evidência de que um documento assinado existia em determinada data e hora no passado, associando-se data de fonte confiável ao hash desse documento assinado. (SILVA; RAMOS; CUSTÓDIO, 2011).

Blockchain é uma estrutura de banco de dados distribuído. Ele foi primariamente desenvolvido para um sistema de criptomoeda chamado de BitCoin, porém é a estrutura de dados por trás do sistema conhecido. Além de distribuído, é descentralizado, não existe uma entidade central para gerir os dados.(LUCENA; HENRIQUES, 2016)

O Blockchain funciona como uma cadeia de blocos, onde estão ligados o bloco anterior ao próximo bloco, formando uma cadeia. Cada bloco contém as transações que serão efetuadas. Estas transações são Peer-to-peer, emissor ligado diretamente ao receptor, ou como no caso do Bitcoin uma wallet envia dados para outra wallet.(RODRIGUES, 2016)

Os blocos após serem gerados são distribuídos para toda a rede que compõem a Blockchain, assim todas as partes contém a informação das transações feitas, a segurança está em que se houver um ataque tentando modificar alguma transação e consequentemente um bloco, o ataque terá que modificar mais da metade da rede. (RODRIGUES, 2016)

O Blockchain funciona da seguinte forma, primeiro seleciona as transações já realizadas, gera o hash de todas essas transações, estrutura em ordem, armazena em um bloco, e valida o bloco, para validação existe um processo de prova o que é chamado proof of work ou prova de trabalho, onde há mineração de hashes para encontrar um que seja válido para a rede e possa efetivar o bloco.(LUCENA; HENRIQUES, 2016)

Um dos problemas encontrados na prova de trabalho (proof of work) é o custo energético, a produção de vários hashes até encontrar um válido, há um alto consumo de energia para os processadores ASIC’s (hardware específico para mineração) conseguirem encontrar o próximo hash válido para o bloco. Por conta disto, está se discutindo uma nova forma de mineração, chamada de proof of stake ou prova de participação. Dentre os pontos positivos de utilizar blockchain tem-se o baixo custo, seguro, sem intermediários, imutável, único, público e com facilidade de transações internacionais.(ALIAGA; HENRIQUES, 2017)

Aprendizado de Máquina é uma área de IA cujo objetivo é o desenvolvimento de técnicas computacionais sobre o aprendizado bem como a construção de sistemas capazes de adquirir conhecimento de forma automática.(Sistemas Inteligentes, Manole, 2003)

Problema

Em Moçambique mas de 80% das instituições tais como:

  • Hospitais
  • Notarios
  • Clinicas
  • Escolas
  • Esquadras
  • Institutos de investigação
  • Conservatórias
  • Outras Instituições que trabalham com grandes volumes de arquivos.

Onde elas trabalham constantemente com registos armazenados em arquivos físicos e a sua acessibilidade é um dos elementos vitais para o seu funcionamento, como:

  • Em hospitais e clinicas: A acessibilidade aos processos dos doentes é extremamente importante para se saber o histórico do doente e para mais diagnósticos;
  • Em Esquadras: Onde a acessibilidade a registros criminais é extremamente importante, pois da-se o caso de desinformação onde um indivíduo pode ter cometido um crime em uma província e pela falta de acessibilidade o mesmo crime não é registado em outras instituições de outras províncias;
  • Em grande parte das instituições os processos são mal organizados e armazenados em locais de difícil acesso e a sua procura é demorada pela falta de uma forma de organização adequada e o seu volume de arquivos.

As instituições que tem os seus registros em formato físico isto é papel que depois são armazenados em arquivos sem condições de preservação e acesso rápido, levantam vários problemas como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (217.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com