TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Eng. Software

Por:   •  8/5/2015  •  Artigo  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

Implementação de um projeto de desenvolvimento de um software

para gerenciamento de assistência técnica

1Ana Paula Fermino Bittencourt, 2Diovana da Silva Santana, 3Paracelso de Oliveira Caldas

1,2 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação – Curso de Ciência da Computação - Universidade do

Extremo Sul Catarinense (UNESC) – Criciúma / SC

3 Professor do Curso de Ciência da Computação - Curso de Ciência da Computação - Universidade do

Extremo Sul Catarinense (UNESC) – Criciúma / SC

anafermino@hotmail.com, diovana_ssantana@hotmail.com, poc@unesc.net

Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a implementação de um projeto de desenvolvimento na aula de engenharia de software do curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul catarinense.

Simultaneamente será desenvolvido um sistema de gerenciamento para uma empresa que possui um setor que presta serviços de assistência técnica, visando facilitar a integralização entre os setores, tornando-os mais produtivos e a facilidade em um melhor controle dos serviços prestados.

1. Introdução

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, pois além de controlar todos os setores, é necessário que os dados sejam seguros. Tendo em vista a segurança e confiabilidade das informações dentro de uma empresa que presta serviços de assistência. O objetivo do projeto é programar um software capaz de controlar forma segura e eficaz do sistema para assistência técnica, com a necessidade de uma interface amigável e personalizada para a empresa com solicitações de serviços. Tendo em vistas estas razões o projeto é viável economicamente por ter baixo custo e técnica. A seguir, temos os processos práticos do sistema e desenvolvimento, durante a aula de Engenharia de Software II realizada no curso de Ciência da Computação na Universidade do Extremo Sul catarinense.

2. Levantamento de dados

Atualmente, diversas empresas prestam o serviço de assistência técnica principalmente área da informática. Os projetistas tem observado a importância de se representar e explorar o conhecimento obtido durante a construção de sistemas. Uma das formas consiste no reconhecimento e utilização de boas práticas, ideias e soluções já aplicadas em situações de sucesso e fracasso em projetos de software.

Para um melhor planejamento do sistema de Assistência Técnica tem como finalidade cadastrar as informações necessárias para ter um melhor controle dos serviços prestados, e pendentes. Ocorre também à necessidade do gerenciamento de dados, fica claro a extrema importância de saber lidar com estes dados, por quais meios eles serão registrados no sistema, como serão armazenados e quais setores/usuários terão acesso a eles. O sistema fundamenta-se na necessidade de manter um banco de dados onde se possa:

•        Cadastrar os técnicos responsáveis que efetuam os serviços na empresa.

•        Registrar os serviços solicitados

•        Encaminhar a solicitação de manutenção.

•        Cadastrar setores, Técnicos e funcionários e departamentos. Com as informações necessárias para identificação do mesmo.

•        Consultar os setores, Técnicos e funcionários e departamentos.

3. Modelagem do banco de dados

O banco de dados foi modelado de acordo com os requisitos do setor de assistência técnica. Um Banco de Dados (SGBD) é principalmente utilizado para prover o controle tanto de dados quanto de programas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com