TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre software e hardware

Por:   •  22/4/2016  •  Artigo  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 4

Considera-se necessário abordar alguns aspectos em relação aos conceitos de hardware e software. Em relação ao hardware, que este se refere à parte física do equipamento, ou seja, a um conjunto de unidades que constituem um sistema de processamento de dados (KEEN, 1996). O software corresponde ao conjunto de instruções eletrônicas que dizem ao computador o que fazer (MARAN, 1999). Além desses elementos, o sistema de computador, como um todo, é composto por diversas partes eletrônicas e mecânicas, dentre as quais pode-se destacar: a Unidade Central de Processamento, conhecida como (CPU). A capacidade do hardware é importante para definir quanto de memória se necessita para o armazenamento de dados necessários, se for um arquivo de texto é bem menor do que se for um arquivo de vídeo. O computador manipula e processa as informações, sendo suas operações controladas pelos programas que são instalados na sua memória (softwares). Então, o computador é compreendido como um sistema que lê, registra e processa informações, guardando os resultados desse processamento numa memória, acessível por meio de dispositivos de entrada e saída. Este processo é realizado por meio da interação hardware e software. Assim, uma vez, explorados esses aspectos relativos ao hardware, passa-se a abordar aspectos relativos ao software, uma vez que é este, segundo Castells (1999), que complementa o anterior, formando assim, um sistema capaz de resolver problemas específicos de processamento de dados, como por exemplo: editar textos, organizar um banco de dados, calcular uma folha de pagamento ou gerar estatísticas, entre outras aplicações. O software refere-se a um conjunto de instruções e dados que são transmitidos para que o hardware execute a atividade solicitada (KEEN, 1996). Deste modo, o software na visão de Brasil (1998) deve atingir determinados fins, sendo um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada contida em uma máquina. Infere-se que, apenas o hardware não é capaz de realizar algum tipo de tarefa, a menos que esta lhe seja informada pelo ser humano por meio de informações agrupadas e ordenadas em programas, ou seja, o software.

Sobre os componentes de um formam um computador são muitos, e podem ser classificados de varias formas como os de entrada e saída (Teclado, Drive, Disco Rígido, Mouse, Impressoras, Scanner, etc.) também existem os equipamentos de processamento (Placa Mãe, Monitores e Vídeos). Os que acabam se destacando nesse meio são as Memórias juntamente com a Unidade central de processamento (UCP ou CPU).

A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando. Ela compreende duas grandes subunidades, conhecidas como unidade de controle (UC) e unidade lógica e aritmética (ULA).

Unidade de Controle: Essa unidade supervisiona todas as operações do computador, sob a direção de um programa armazenado. Primeiro ela determina que instrução será executada pelo computador, e depois procura essa instrução na memória interna e a interpreta. A instrução é então executada por outras unidades do computador, sob a sua direção.

Unidade Lógica e Aritmética: Essa é unidade que executa as operações aritméticas e lógicas dirigidas pela Unidade de Controle. Operações lógicas são de forma simples, a habilidade de comparar coisas para tomada de decisão. Esta habilidade para testar (ou comparar) dois números e ramificar para um dos muitos caminhos alternativos possíveis, dependendo do resultado da comparação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com