TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre Java

Por:   •  1/5/2015  •  Artigo  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

ATPS: Programação orientada a objetos

Campo Grande

2015


CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

Diego Barbosa Coelho Rocha RA 6248223556[pic 12][pic 13]

Emerson Simões Albres RA 6655378769

João Felipe Barros Neto RA 6248212050        

ATPS: Programação orientada a objetos

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Anhanguera do Curso de Ciência da Computação. Solicitado pelo Prof. Antônio Felicio.

Campo Grande

2015


TITULO

DIEGO BARBOSA COELHO ROCHA

EMERSON SIMÕES ALBRES

JOÃO FELIPE BARROS NETO

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA

RESUMO: O que é JAVA? Para que preciso dela? IDE? Qual sua utilidade? Design Patters? Conceitos importantes dentro do universo da programação, o qual não para de crescer e se expandir a cada dia. Diante da avalanche de informações e novas ferramentas que recebemos no cotidiano, nem sempre conseguimos esclarecer por completo a utilidade e eficiência de cada uma, por isso procuraremos levantar um pouco o véu que cobre as perguntas enunciadas no começo, e desvendar sucintamente o que são e para que servem cada uma dessas tecnologias: JAVA, IDE, Design Patters.

JAVA

Desenvolvida no início dos anos 90 por James Gosling, entre outros colaboradores, a linguagem Java é a mais importante da Plataforma Java. Ela é uma linguagem de programação orientada a objetos e compilada em bytecode[1]. Sendo uma tecnologia para desenvolver aplicações que visam tornar a Web mais útil e interativa o Java permite executar jogos, viajar pela internet, fazer upload de fotos, bater papo on-line, consultar mapas interativos, bem como realizar transações bancárias.

Já no momento inicial de seu desenvolvimento, tiveram por objetivos principais para ela que fosse simples, orientada a objetos e de fácil aprendizagem, até mesmo para programadores menos experientes.

Ademais, a linguagem Java deveria possuir uma arquitetura neutra e portável, de forma que qualquer sistema operacional pudesse utilizá-la, ter alta performance e apresentar segurança e solidez.

O Java é rápido, seguro e por isso torna-se bastante confiável. Abrangendo desde telefones celulares a datacenters, consoles de jogos a supercomputadores científicos, e toda a internet.

Sua sintaxe é derivada do C+ +, porém possui um modelo mais simples, e como sua principal característica podemos ver que todo o código é escrito dentro de uma classe tudo é um objeto, com exceção dos números reais e ordinais, valores booleanos e caracteres, que não são classes por questões de funcionalidade exercida.

IDE NETBEANS

A sigla IDE vem do Inglês, Integrated Development Environment, e significa Ambiente Integrado de Desenvolvimento, ou seja basicamente é um programa de computador que agiliza o processo de criação de um software reunindo em si várias características e ferramentas para tal.  

As características e ferramentas mais comuns encontradas nos IDEs são as seguintes:

- Editor – Realiza a edição do código-fonte;

- Compilador – Compila todo o código-fonte, editado em uma linguagem especifica e a transforma em linguagem de máquina.

- Linker – liga as várias partes de código-fonte, compilados em linguagem de máquina, em um programa executável.

- Depurador – Ajuda a encontrar e corrigir defeitos no código-fonte do programa, visando aperfeiçoar a qualidade do produto final.

- Modelagem – Criação do modelo de classes, objetos, interfaces, associações e interações dos componentes envolvidos no software com objetivo de solucionar as necessidades-alvo do software final.

- Geração de código – a geração de código também é encontrada em IDEs, com um escopo mais direcionado a templates de código comumente utilizados para solucionar problemas rotineiros. Todavia, em conjunto com ferramentas de modelagem, a geração pode gerar praticamente todo o código-fonte do programa com base no modelo proposto, tornando muito mais rápido o processo de desenvolvimento e distribuição do software;

- Distribuição – auxilia no processo de criação do instalador do software.

- Testes Automatizados – realiza testes no software de forma automatizada, com base em scripts ou programas de testes previamente especificados, gerando um relatório, assim auxiliando na análise do impacto das alterações no código-fonte.

- Refatoração – consiste na melhoria constante do código-fonte do software, seja na construção de código mais otimizado, mais limpo ou com melhor compreensão pelos responsáveis no desenvolvimento do software. A refatoração, em conjunto com os testes automatizados, é uma poderosa ferramenta no processo de erradicação de "bugs", tendo em vista que os testes "garantem" o mesmo comportamento externo do software.

Oferecendo abrangente suporte para as tecnologias e melhorias de especificações Java mais recentes, o NetBeans IDE é o primeiro IDE gratuito a oferecer suporte a JDK 8, JDK 7, Java EE7, inclusive a seus aprimoramentos de HTML5 relacionados, e o Java FX2.

Idealizado por dois estudantes tchecos na Universidade de Charles, em Praga, o NetBeans teve início em 1996, quando a linguagem Java ainda nem era tão popular quanto é hoje. Em 1999 o projeto já havia evoluído para uma IDE proprietária, com o nome de NetBeans DeveloperX2, nome este inspirado na ideia de reutilizar os componentes que eram a base do Java.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com