TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metricas de SW

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

  1. Introdução

Com as empresas dependendo mais do sistema da informação, tornasse necessário uma ferramenta de avaliação de um software, atualmente existem várias ferramentas que medem o software com pros e contras, A Análise de Pontos de Função tema a seguinte função de medir o tamanho dos softwares, seu principal objetivo e a visão do usuário, ou seja, somente são contados os requisitos funcionais (requisitos de negócio) por tanto não consideram a linguagem de programação. Foi criado por Allan Albrecht, A técnica de Análise de Pontos de Função na década 1970 com base em estudos de projetos de software, seu objetivo era elaborar uma medida que analisa-se aspectos externos (funcionalidades) do software, independente da tecnologia utilizada, aprimorando assim o nível de assertividade das estimativas.

Este estudo foi publicado em 1979 na atualidade com o padrão de APF que é mantido pelo Internacional Function Point Users Group (IFPUG), entidade sem fins lucrativos, no intuito de promover um melhor gerenciamento dos processos de desenvolvimento e manutenção de software. O principal guia da APF reconhecido pelo mercado e o IFPUG que mantém o Manual de Práticas de Contagem de Pontos de Função, com base nas regras de contagem de Pontos de Função, o trabalho tem o objetivo de apresentar através de exemplos um roteiro de métricas

  1. Sumário

1.        Introdução        2

3.        Objetivo        4

4.        Uma aplicação da análise por Ponto de Função        5

5.        Conclusão        8

  1. Objetivo

Com essas medidas e possível originar esforços que leve a produtividade de verbas para um projeto de software. É de fácil entendimento para analistas e desenvolvedores a compreensão da análise por ponto de função que se base na visão do usuário. A técnica de APF consiste em atribuir um índice numérico a cada um a das funcionalidades do software, conforme a sua complexidade, a partir d e um conjunto de critérios padronizados. Com esses índices e defenda uma medida inicial de tamanho, a qual é normalizada através da agregação de fatores relacionados ao software como um todo.com esse resultado temos a quantidade de Pontos de Função do software. Essa técnica percebe-se que todas as atividades relacionadas ao levantamento de entrega dos requisitos funcionais, passando pelas específicos dos requisitos e pela análise de modelagem até a codificação e testes, também incluindo o manual de utilização. Esse manual contém as regras de pontos das função dos projetos de desenvolvimento, melhoria e aplicações implantadas. A Figura 1 ilustra o procedimento de contagem de pontos de função.

[pic 1]

  1. Uma aplicação da análise por Ponto de Função

No exemplo abaixo é descrito um sistema hipotético: A empresa X informática deseja implantar eu em sua rotina um sistema que controle as atividades desde as mais básicas até as mais complexas, como, contratação de funcionários, controlar seu estoque, atendimento ao cliente.

A empresa X informática conterá uma serie de tabletes ligados ao seu sistema espalhado pela loja, e isso irá fazer o controle de todos os pedidos. Assim que um cliente chegar na loja ele precisa realizar um cadastro para liberar o sistema, logo após o cliente poderá realizar seus pedidos e finaliza-los.

Os pedidos finalizados devem ser validados pelo funcionário do estoque, para verificar a disponibilidade e dar baixa caso possua o produto, o funcionário da baixa dispara uma mensagem em uma tela principal com o nome do solicitante que seu pedido está disponível para retirada.

Tabela 1 – Funcionalidades do sistema

Descrição da Função

Tipo Funcional

Complexidade

Usuários

ALI

Simples

Incluir Usuários

EE

Simples

Alterar Usuários

EE

Simples

Excluir Usuários

EE

Simples

Listar Usuários

CE

Simples

Consultar Usuários

CE

Simples

Controle de acesso da aplicação

SE

Simples

Alterar senha

EE

Simples

Esqueceu senha

SE

Simples

Incluir Produtos

EE

Simples

Alterar Produtos

EE

Simples

Excluir Produtos

EE

Simples

Listar Produtos

CE

Simples

Consultar Produtos

CE

Simples

Consulta Pedidos

CE

Simples

Finalizar Pedido

SE

Simples

A Tabela 2 mostra a contribuição para a contagem de Ponto de Função não ajustados. As complexidades funcionais são atribuídas través de estimativas, quando não se possui informação suficiente do projeto. Utilizaremos a complexidade Simples para os Arquivos Lógicos Internos e Externos (ALI e AIE) e a complexidade Média para as Entradas Externas (EE), Consultas Externas (CE) e Saídas Externas (SE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (94.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com