TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM. QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E METRICAS DO SISTEMA

Trabalho Escolar: ADM. QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E METRICAS DO SISTEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Os 5S são um tipo de ferramenta utilizado pelas organizações com a finalidade de gerenciar e sistematizar o ambiente organizacional, com o proposito de trazer mais rendimento, qualidade produtiva e qualidade no clima organizacional.

A filosofia dos 5S teve a sua origem no Japão em meados dos anos 50 após a Segunda Guerra Mundial, grandes autores dizem que essa filosofia foi criada pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, por ter sido um grande estudioso e por ter contribuído para o desenvolvimento de uma estratégia especificamente japonesa da qualidade e ser o criador do Circulo de Controle da Qualidade.

Os 5S significam cinco palavras japonesas que começam com a letra “S”, são elas: Seiri (Utilização), Seiton (Ordenação), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Higiene e saúde) e Shitsuke (Autodisciplina).

Conceito dos 5s

• Seiri (Utilização)

Consiste em uma atividade a qual se elimina o que não for mais necessário na área de trabalho a qual a pessoa ou o colaborador atua, sendo assim o local fica mais adequado para a execução do serviço. Segundo Ribeiro (1994, p. 17) “Organizar é separar as coisas necessárias das que são desnecessárias, dando outro destino para aquelas que deixaram de ser uteis para aquele ambiente”.

Esta atividade é muito importante, pois às vezes acabamos nos apegando as coisas ou não sabemos como proceder para desfazermos de algo, gerando um acumulo de objetos ou arquivos desnecessários que dá uma visão de um ambiente desorganizado e poluído visualmente.

• Seiton (Ordenação)

Para Ribeiro (1994, p. 17) ”Ordenar é agrupar as coisas necessárias, de acordo com a facilidade de acessá-las, levando em conta a frequência lógica já praticada, ou de fácil assimilação”. Esse método é adotado com a finalidade de ganharmos tempo, ou seja, se organizamos os objetos de forma rotulada e de fácil entendimento, não perdemos tempo procurando pelo mesmo e facilita a viabilidade das demais pessoas.

• Seiso (Limpeza)

Este senso esta focado na higiene do ambiente, ninguém se sente bem em um local sujo, poluído ou mau cheiroso. Além de deixar as pessoas desconfortáveis podem atrair alguns agravantes. De acordo com Ribeiro (1994, p.17) “Limpar é eliminar a sujeira, inspecionando para descobrir e atacar as fontes de problemas”.

Você já deve ter ouvido ao similar a seguinte frase “Mas tem funcionários responsáveis pela limpeza, por isso não preciso me preocupar”. O fato de haver profissionais responsáveis pela higienização do ambiente, não da carta branca para qualquer pessoa fazer o que quiser como, por exemplo, jogar sujeira no chão. Essa é uma questão de ética e respeito pelo ambiente em que nos encontramos e as pessoas que interagem conosco.

• Seiketsue (Higiene e saúde)

Após cumprir todas as três primeiras etapas, deve partir para este método, que tem como foco manter todos os anteriores em continuidade. Para Ribeiro (1994, pg. 18) - Fazer o asseio é conservar a higiene, tendo o cuidado para que os estágios de organização, ordem e limpeza, já alcançados, não retrocedam. Para isso, a empresa deverá organizar atividades como campanhas de saúde na área odontológica e médica com objetivo de orientar e alertar os funcionários para os cuidados que são necessários para seu bem estar e vida saudável. Devem ser elaboradas palestras com profissionais da área da Medicina do Trabalho, também com psicólogos que podem trabalhar o equilíbrio físico de mental dos funcionários, este senso visa demonstrar a importância dele para a empresa e melhorar sua auto-estima.

• Shistsuke (Autodisciplina)

A ultima etapa e a mais importante é ela que definira o sucesso dessa sistêmica. Ao decorrer de um planejamento de implantação dos 5s e quais são os métodos e atividades que serão desenvolvidas, não temos totalmente a certeza de que funcionará, pois no andamento do processo pode haver barreiras, mau planejamento e principalmente a falta da disciplina. Segundo Ribeiro (1994, p. 18) “ser disciplinado é cumprir rigorosamente as normas e tudo e que for estabelecido pelo grupo”. Chegar há um ótimo resultado é fácil, porém mantê-lo é uma tarefa que requer muita disciplina, referindo à filosofia dos 5s é o senso Shistsuke que determinará o progresso e a continuidade desse sistema.

Por que os 5S, que conceitualmente é simples, apresenta um índice tão elevado de fracasso?

Durante o planejamento de integração dessa metodologia podem ocorrer alguns fatores que não são previstos ou analisados como, por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com